Pesquisa do Google revela 5 segredos de equipes remotas de sucesso

Desenvolva equipes remotas de sucesso, produtivas e com bons relacionamentos em ambientes de trabalho flexível: aprenda com o Google.

Construir relacionamento com colegas a distância, trabalhar em diferentes fusos horários ou com tecnologias que nem sempre são fáceis de compreender: esses (e outros mais) são alguns dos desafios que, muitas vezes, impedem empresas de investirem em ambientes de trabalho remotos. Mas as equipes remotas de sucesso são muito mais comuns do que se imagina.

E como se explica o fato de que empresas adeptas do trabalho remoto estão em ascensão cada dia mais? Trabalhar junto, apesar de não estar no mesmo local, pode realmente dar certo? Conseguimos criar bons relacionamentos sem convívio físico diário? Afinal, qual o segredo de equipes remotas de sucesso?

Essas e outras perguntas a gigante da tecnologia, mais conhecida como Google, respondeu com muita propriedade. A organização compartilhou o que todos aprenderam durante dois anos de muitos estudos sobre o tema.  O People Innovation Lab do Google pesquisou a fundo mais de 5.000 funcionários, a fim de levantar dados de desempenho, conexão e bem-estar. Veja as conclusões no texto a seguir!

O que o estudo concluiu

A conclusão foi simples: não há diferença alguma, ao comparar nesses quesitos, equipes cujo trabalho exige colaboração com colegas de todo o mundo, com equipes que, por sua vez, passam a maior parte do dia a dia trabalhando no mesmo escritório. 

Com essa boa notícia, apontamos que sim, vale a pena investir em ambientes de trabalho remotos. Afinal, alinhamos dois grandes potenciais principais: reduzir significativamente os custos para os seus negócios e aumentar a satisfação dos funcionários — e você pode entender isso mais afundo neste texto em que falamos sobre as vantagens dos coworkings para empresas

Alcançar esse potencial com primor não é tarefa fácil, e este é o grande “x” da questão.  Mas é aí que entramos com a solução para você desvendar os segredos de equipes remotas de sucesso. Vamos superar esses desafios?

1. Conheça e relacione com a equipe

Preocupe-se com os colegas genuinamente. Conversas pessoais ajudam a criar conexões e estreitar relacionamentos. É válido criar grupos de Whatsapp para trocar ideias e informações, sejam elas triviais do cotidiano ou até mesmos insights e inspirações.

Esse contato mais próximo também inclui entender cronogramas de reunião e ser compreensivo com a agenda dos outros funcionários — flexibilidade e empatia sempre são muito bem-vindos!

Permita que cada um possa compartilhar suas perspectivas e opiniões. Lembre-se, que as diferenças culturais irão afetar a maneira como cada um age, saiba ouvir e incluir as diferenças (que podem, inclusive, agregar muito).

2. Constitua normas 

Regras existem para serem cumpridas — e descumpridas também —, portanto, é importante deixar claro as normas e alinhar as expectativas dentro da equipe.  Defina diretrizes e orçamentos claros para quando houver viagens, estabeleça e documente regras sobre comunicação, tomada de decisão e como o trabalho é realizado nas diferentes localizações, sempre levando em conta horários comerciais e fusos horários. 

Ah, e faça tudo isso em conjunto com os funcionários, dessa forma se torna um único objetivo, transformando e fortalecendo as relações. 

3. Estabeleça conexões visuais (e reais)

Gerar confiança e conexão com os colegas exige esforço e, se estes estiverem a quilômetros de distância, pode ser ainda mais desafiador.  Para as reuniões, opte por chamadas de vídeo. Isso porque o contato visual, expressando reações visivelmente, é imprescindível para tornar real a conectividade. Você pode utilizar ferramentas para melhorar o nível de produtividade e interatividade, como materiais ricos e informativos para compartilhar.

E, claro, certifique-se de que câmera, fone de ouvido e/ou microfone que estiver utilizando estejam funcionando muito bem, para evitar qualquer empecilho e desconforto durante a conversa. 

equipes remotas de sucesso

4. Rotatividade

Agendar uma reunião que funcione para todos é difícil em qualquer ambiente. Para uma equipe com localização diferente, ou até fuso horário distinto, pode ser bem desafiador. 

Uma boa solução é investir numa rotatividade para acomodar todos da equipe. A logística é essencial para que todos se sintam respeitados e incluídos. Lembre-se de estabelecer horários amigáveis — nem muito cedo, nem muito tarde, afinal, o seu horário de almoço pode ser o horário de café da manhã de alguém. E isso vale para todos os colegas, de todas as localidades!

5. Crie experiências pessoais para interação entre membros

Por último, mas não menos importante, lembre-se de que, mesmo com todas as sugestões, a interação pessoal ainda sim é muito relevante. Por isso, organize datas para reunir toda a equipe em um único local, presencialmente. Faça desses encontros ocasiões especiais, comemorando e enaltecendo a equipe e todo o trabalho realizado em conjunto. Que tal já se inspirar com a experiência do BeerOrCoffee para um próximo encontro da equipe?

equipes remotas de sucesso

Bônus: dicas do BeerOrCoffee para equipes remotas de sucesso

O BeerOrCoffee tem uma equipe 100% remota. A empresa nasceu com o princípio remote first, ou seja, o time sempre atuou assim — e por isso podem todos ser considerados autoridade no assunto. Veja algumas das principais dicas dos nossos colaboradores:

  • Utilize os espaços de escritórios compartilhados: fazer home office uma vez ou outra pode até ser prático, mas trabalhar sempre em casa se torna solitário e improdutivo. Por isso, frequentar os coworkings é uma estratégia excelente para trabalhadores remotos. Eles estimulam a criatividade e a criação de conexões interpessoais, além de possuírem a infraestrutura completa para um dia de trabalho produtivo;
  • Confie nos seus colegas de trabalho: em uma comunicação assíncrona via aplicativos de mensagem como o Slack pode ser que em algum momento um colega demore a te responder. Nessas horas é preciso ter confiança de que ele está fazendo o que é necessário e compreender que quando for possível irá responder;
  • Parta do princípio de que quem está falando com você está sempre sorrindo: também em relação às mensagens escritas, muitas vezes não sabemos qual é o “tom de voz” de quem está falando. Então, para evitar um mau entendido, parta sempre do princípio de que a pessoa está sendo tranquila e gentil. Caso haja alguma dúvida, esclareça. E se achar melhor, combine uma ligação de vídeo.

Agora que você já sabe os segredos de equipes remotas de sucesso, chegou a hora de dar uma chance para o modelo, não é mesmo? Mas se você ainda não está 100% convencido, leia este post em que te mostramos mais alguns bons motivos para dizer sim ao trabalho flexível.

Raquel Dutra é jornalista e especialista em marketing, redatora do BeerOrCoffee e ama contar e compartilhar histórias, informações e conhecimentos

Facebook Comments
Pesquisa do Google revela 5 segredos de equipes remotas de sucesso

Como se tornar um gestor mais eficaz no escritório em 6 passos

Pesquisa do Google revela 5 segredos de equipes remotas de sucesso

Como as empresas devem se comportar na era dos escritórios compartilhados?

Newer post