5 dicas para trabalhar remotamente e amar o modelo na prática

O trabalho a distância é uma das principais tendências para as empresas no futuro. Veja agora 5 dicas para trabalhar remotamente e aprender a amar esse modelo

Quando falamos nas empresas do futuro, um assunto que sempre vem à tona é o trabalho a distância. Porém, muitos empresários, principalmente os mais tradicionais, ainda têm certo receio dessa modalidade. Foi pensando nisso que listamos dicas para trabalhar remotamente e amar o modelo, na prática.

Antes de entrar nas dicas, no entanto, é interessante que você entenda que existem muitas empresas que já funcionam totalmente online. É o caso da Automattic, da Buffer e da Toptal, como mostra uma reportagem da revista Época Negócios.

De acordo com a publicação, essas companhias têm centenas de funcionários e funcionam de forma completamente remota. Todas elas têm muito sucesso e faturamento, o que prova que o modelo dá certo.

Dicas para trabalhar remotamente e amar esse modelo

Compreendido que o trabalho remoto dá certo e é uma tendência da qual não se pode fugir, elaboramos uma série de dicas para você. 

Ao término desta leitura, temos a certeza de que você já estará amando a modalidade e pensará com carinho em implementá-la na sua empresa. Vamos lá?

1. Invista em tecnologias confiáveis

trabalhar remotamente e amar

Basta que os colaboradores da sua empresa tenham uma boa internet wi-fi para conseguir trabalhar em qualquer local, com mobilidade. Assim sendo, as atividades podem ser desenvolvidas em casa, em um coworking, em um hotel durante uma viagem ou em qualquer local.

No entanto, para ter sucesso ao implementar a mobilidade na sua companhia, é importante que você invista em tecnologias confiáveis. As plataformas para envio de mensagens e programas utilizados na nuvem devem ser totalmente criptografados, por exemplo.

Assim, você evita que ocorram vazamentos de dados. Esse cuidado é muito relevante, principalmente por conta da nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entra em vigor em 2020. As empresas que não protegerem as informações de seus clientes e funcionários, poderão ser multadas pelos órgãos fiscalizadores!

2. Garanta a boa comunicação

Entre as dicas para trabalhar remotamente, é imprescindível falar da comunicação. Aliás, isso vale para qualquer ambiente de trabalho, seja ele presencial ou a distância. É impossível que algo dê certo sem que a equipe se comunique bem entre si.

Gareth Morgan compara às empresas com máquinas, de modo que cada colaborador é uma peça essencial para o funcionamento como um todo. Se uma parte do mecanismo para, todos param.

A comunicação é a base para que o fluxo ocorra normalmente e a “máquina” não falhe. Por isso, é preciso definir políticas para que os membros de um time possam conversar uns com os outros, mesmo a distância.

Ferramentas de gestão como o Trello servem para que o gestor tenha uma visão do todo. Além disso, os mensageiros como Skype e WhatsApp devem ser utilizados para trocas de mensagens e chamadas em áudio e vídeo em tempo real.

3. Dê liberdade para os seus colaboradores

Você já ouviu falar em nomadismo digital? Trata-se de uma cultura cada vez mais popular, principalmente entre os jovens da geração Y. Nesse modo de vida, as pessoas não fixam residência em uma cidade, podendo viver viajando e trabalhando de onde estiverem.

É claro que nem todas as pessoas gostariam de viver dessa forma. Porém, é bem provável que a maioria dos trabalhadores gostaria de ter mais autonomia sobre o seu tempo. Poder administrar melhor quando e onde vão trabalhar.

Ao dar mais liberdade para os seus colaboradores, de modo que eles possam cumprir demandas e não horários, certamente a equipe terá mais produtividade. Afinal, eles ganharão mais qualidade de vida.

Não será mais necessário perder horas no trânsito ou pegar mais de um ônibus para chegar no trabalho, sendo que se poderá trabalhar em casa ou em um escritório compartilhado, próximo à residência.

4. Evite o isolamento social

Um dos pontos vistos como negativos para o trabalho remoto é o isolamento social, bem como os impactos que isso pode trazer para a saúde mental das pessoas. No entanto, esse é um problema que pode ser facilmente contornado.

Trabalhar remotamente não é sinônimo de que o trabalhador pode ficar apenas em casa. Pelo contrário, ele estará em liberdade para se conectar com o mundo, frequentando coworkings, cafeterias, espaços coletivos em sua cidade etc.

Além disso, se optar pelos escritórios compartilhados, provavelmente a prática do networking será constante. Nesses locais existem profissionais das mais diversas áreas trabalhando. Das conversas de corredor ou na cozinha, poderão nascer boas parcerias profissionais e até mesmo grandes amizades.

5. Crie um ambiente de trabalho em casa

Se você optar por trabalhar alguns dias em casa e dar essa liberdade aos seus colaboradores, recomenda-se instruí-los a criar um espaço home-office. Nada de ficar de pijama o dia todo ou trabalhar na mesa da cozinha, por exemplo.

É importante ter um cantinho para o trabalho, onde se sabe que aquele local é exclusivo para essa finalidade. Se isso não for feito, as tentações certamente serão maiores! Pode bater aquela vontade de passar o dia inteiro deitado na cama vendo Netflix, por exemplo. 

Não é preciso por terno e gravata para trabalhar em casa! Você pode ficar à vontade, com uma camiseta, bermuda e chinelo, por exemplo. O que não pode é ficar com a roupa de dormir, dando a entender para o seu cérebro que o dia ainda não começou.

Com essas 5 dicas para trabalhar remotamente fica difícil não amar esse modelo, não é mesmo? Se você gostou da ideia, seus colaboradores certamente adorarão! Eles só precisam ser orientados sobre a disciplina e saber que têm a sua confiança e boas ferramentas para executar as atividades. Essa é a receita para o sucesso!

Ainda está em dúvida e quer saber mais sobre o assunto? Então continue conosco e leia agora o nosso artigo que mostra como se organizar para ter os melhores resultados com o trabalho remoto na prática. Será uma leitura muito produtiva!

Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web.

Facebook Comments
5 dicas para trabalhar remotamente e amar o modelo na prática

5 ideias para se livrar dos seus medos e concluir que vale a pena apostar no trabalho remoto

5 dicas para trabalhar remotamente e amar o modelo na prática

Confraternização para empresa remota: como foi o Retreat do BeerOrCoffee

Newer post