5 ideias para se livrar dos seus medos e concluir que vale a pena apostar no trabalho remoto

Mudar de escritório, dar um passo à frente e, além disso, implementar o trabalho remoto, não são decisões fáceis pois envolvem investimento pessoal e, na maioria das vezes, um plano mais a longo prazo. Mas apostar no trabalho remoto traz muito mais vantagens do que você imagina.

Existe uma crescente no Brasil sobre as possibilidades de se apostar trabalho remoto. Quem não conhece alguém que está trabalhando remotamente hoje e que comemora isso como uma conquista profissional? O trabalho remoto está, mais do que nunca, associado ao sucesso de empresas e profissionais do futuro.

Até mesmo em mercados considerados mais formais, como as instituições financeiras, já adotaram trabalhos remotos, muitas vezes solicitando que o funcionário fique, pelo menos, duas vezes por semana de forma remota. 

Um estudo mostra que 63,5% das empresas no país ainda não possuem política de trabalho remoto, mas, por outro lado, o número de empresas que já adotaram esse modelo de trabalho cresce vertiginosamente. Segundo dados da consultoria inglesa Hays, um em cada três profissionais aponta que já atua dessa maneira na empresa. Mundialmente, o número cresceu de 35% para 51% entre 2017 e 2018.

Muita coisa vem evoluindo e não se pode mais falar somente de trabalho home office, forte tendência atual, pois uma nova realidade vem surgindo: trabalhar de qualquer lugar do mundo. Para tanto, basta achar um local onde você se sinta confortável e que tenha uma boa e confiável conexão de internet.

Veja algumas dicas que te farão repensar, principalmente, para quem já deseja mudar de escritório e, ao mesmo tempo, deseja implementar o trabalho remoto, mas tem muito receio de que isso vire bagunça na empresa.

Dicas para você perder o medo de trabalhar remotamente

apostar no trabalho remoto

Tudo é questão de se organizar, de mudar hábitos e de criar a cultura. Quando você conseguir dar o primeiro passo, vai descobrir que faltava muito pouco para ser mais feliz no trabalho. Pois o restante se ajeita, até porque existem diversos aliados no processo do tão sonhado trabalho remoto, como a tecnologia, a qualidade de vida e, principalmente, a gestão do seu próprio tempo.

Não poderíamos deixar de citar o próprio Woba como exemplo de empresa 100% remota e de rápido crescimento. Em uma única plataforma, centenas de espaços de coworking disponíveis, próximos a locais de fácil acesso e grande circulação de pessoas.

1. MINDSET — MUDANÇA DE PENSAMENTO

Tudo começa com a mudança de pensamento e a quebra de paradigmas: é preciso eliminar as crenças limitantes. Perder o medo, analisar as finanças, estudar o funcionamento de trabalho com a equipe e planejar os próximos passos são as primeiras etapas antes de encarar definitivamente a mudança.

Quando tudo estiver funcionando bem no novo formato (colaboradores mais produtivos e felizes, menos gastos operacionais e administrativos) você vai se questionar o porquê de não ter tomado a decisão de apostar no trabalho remoto antes.

2. QUALIDADE DE VIDA

apostar no trabalho remoto
Foto: Fernanda Lage

O trabalho remoto, mesmo que em dias alternados, pode causar sensações imediatas de prazer, conforto, qualidade de vida e até aumentar a criatividade e produtividade. Trabalhar com roupas mais confortáveis, abandonar a gravata e descer do salto são ações relativamente pequenas, mas que geram um bem-estar instantâneo. 

Ter mais tempo para realizar tarefas pessoais também é um outro benefício, já que não é necessário se deslocar. Você pode optar por home office ou por locais próximos à sua casa e contar com o suporte da tecnologia, que agiliza a comunicação e possibilita fazer entregas simultâneas e salas de reuniões virtuais, etc. 

3. REDUÇÃO DE CUSTOS INDIRETOS

Se fizer as contas e colocar tudo na ponta do papel ou na planilha (ainda mais indicado), verá que os custos são bem menores. Não ter que pagar por espaços próprios independentemente da quantidade de colaboradores, ao contrário, você irá arcar somente com quem faz parte da equipe no momento. 

Água, copa, energia elétrica, plano de dados de internet, faxineira, materiais de escritório, salas de reuniões, manutenção de equipamentos e do espaço, enfim, quanto custa essa estrutura completa e fixa mensalmente? Em coworkings, normalmente tudo está incluso em um pacote de serviços, sem surpresas mensais. 

4. ACERTE A COMUNICAÇÃO

Acerte o jeito novo de trabalhar a comunicação online, como serão as rotinas, os horários, as apresentações de briefing, entregas, resultados e demais alinhamentos. Há inúmeras ferramentas de planejamento e gestão de equipes. Todos armazenam dados que podem ser acompanhados e editados por várias pessoas da equipe remotamente. 

Algumas das versões gratuitas de organizações de tarefas mais utilizadas são: Trello, Asana, Planoly, Unfold, entre outros, todas com formatos gratuitos e disponível para Android, iOS e versão Web. 

5. USE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

Essa dica serve como complementos das outras já citadas acima, porém são mais específicas para a comunicação virtual mesmo, porque atualmente existem diversos formatos de salas de reuniões virtuais para videoconferências, como: Hagouts do Google, Skype, Appear.in, Zoom Cloud Meeting e o GoToMetting, entre outras, todas com formatos todas gratuitas e também disponível para Android, iOS e versão Web. 

Bem, apresentamos uma série de argumentos, portanto gostaríamos que ao final dessa leitura, você nos contasse se vale a pena ou não apostar no trabalho remoto. E aí, você está preparado? 

Não deixe que o medo do novo te faça desistir, alinhe a comunicação, organize o trabalho. Em muito pouco tempo você irá notar a diferença de posicionamento da equipe. Estarão menos dependentes, mais felizes e produtivos. E você com mais tempo para pensar no seu próprio crescimento e negócio.

Por fim, veja mais dicas de trabalho remoto na prática e fique à vontade para nos chamar em caso de qualquer dúvida. E quem sabe não tomamos uma beer ou um coffee juntos? 

Texto de Fernanda Lage, jornalista e co-fundadora da Inbox Conteúdo, criadora de conteúdo e especialista em comunicação digital

Similar Posts