Como se manter produtivo ao aceitar uma oferta para trabalhar remotamente

Uma oferta para trabalhar remotamente é tão tentadora quanto desafiadora. É preciso ter disciplina, gestão de tempo e muita responsabilidade para manter a produtividade e não perder o foco.

O mercado de trabalho está em constante evolução e isso tem refletido nos novos formatos de carreira e de profissões. As barreiras físicas já não têm tanta força e cada vez mais profissionais têm recebido uma oferta para trabalhar remotamente.

A tecnologia permite que as tarefas sejam executadas à distância, novos aplicativos e sistemas em nuvem contribuem para a gestão de times remotos e tudo isso culmina em mais oportunidades de emprego e de crescimento.

Contudo, nem tudo são flores no trabalho remoto, é importante ter muita atenção a alguns detalhes para que a produtividade não seja perdida. Confira quais são eles nos tópicos a seguir!

Organize seu espaço de trabalho

trabalhar remotamente

Um espaço de trabalho inadequado afeta, e muito, a produtividade. O primeiro ponto a ser observado, nesse sentido, diz respeito à ergonomia. Vale lembrar que você pode passar várias horas na mesma posição e, para evitar problemas de saúde, é preciso garantir um mínimo de conforto.

Outra questão fundamental é manter o local organizado. Isso ajuda a ter todos os materiais que precisa à mão, otimiza o tempo e ainda mantém o ambiente mais propício para o trabalho. Um local bagunçado traz desorganização para a mente e atrapalha a fluidez das atividades.

Faça um planejamento mensal, semanal e diário

O planejamento é a principal ferramenta para quem precisa se manter produtivo. Inclusive, ele deve contar com diferentes níveis de prazo e detalhamento, para ser mais eficiente.

Uma boa tática é começar do macro para o micro. Pegue as entregas maiores e mais importantes e divida-as em ações menores. 

Por exemplo, se você é desenvolvedor e precisa entregar um site em um mês, liste todas as tarefas que precisam ser realizadas e atribua prazos para cada uma delas. Ao final de cada dia, repasse a lista de pendências, veja o que está agendado para o dia seguinte e programe-se para ter tudo o que precisa disponível. Dar um passo de cada vez mantém a motivação em alta e evita atrasos.

Defina um horário de trabalho

Quem trabalha remotamente também tem um horário a ser cumprido, por mais flexível que seja a jornada acordada com a empresa. Cada pessoa tem um momento do dia no qual se sente com mais energia. Tem a turma que prefere acordar mais cedo para prolongar a manhã, tem aqueles que produzem melhor na parte da noite ou mesmo na madrugada. O ponto é descobrir qual desses horários funciona melhor para você.

Partindo disso, defina seus horários de início e fim do expediente, considerando intervalos para se alimentar e ter um descanso. Cuidado com a inclusão de atividades extras em meio ao trabalho para que elas não consumam um tempo muito grande, como levar os filhos na escolha ou frequentar a academia na hora do almoço.

Explique para amigos e familiares que você está em horário de trabalho

Essa dica vai especialmente para quem pretende trabalhar remotamente de casa. Quem define sua rotina de trabalho é você, e a atenção a isso deve ser redobrada. O fato de estar em casa não significa que esteja de folga, ou disponível para resolver problemas pessoais.

Por isso, explique para amigos e familiares que você está ocupado, fazendo algo importante e que não pode ser interrompido. Eles precisam entender e respeitar o seu espaço e sua privacidade, ou o desafio de fazer home office será muito maior.

Elimine as distrações da sua rotina

A falta de um ambiente voltado para o trabalho é um gatilho perfeito para as distrações. Se está em casa, tudo pode virar motivo para se levantar e ir fazer algo que não estava programado. Desde levantar para ir à cozinha pegar uma água, até “aproveitar a viagem” para fazer um lanche e ainda lavar algumas louças.

Para manter o foco na direção certa, tenha tudo próximo para reduzir a necessidade das paradas. A opção por um escritório compartilhado também ajuda bastante, já que você saíra de casa para ir trabalhar, o que surte um efeito muito importante no cérebro. O convívio nesse tipo de ambiente contribui para que a concentração seja mais eficiente e reduz as principais distrações que estão presentes em casa.

Desligue-se do trabalho ao final do expediente

O modelo de trabalho tradicional, no qual saímos de nossas casas, vamos até a empresa, permanecemos durante o expediente e, em seguida, voltamos para casa, estabelece um padrão bastante evidente de onde começa e termina o horário a ser cumprido. Quando o local de trabalho está dentro de casa, a história é um pouco diferente.

O ponto mais importante aqui, ao trabalhar remotamente, é ter a certeza de que existe um horário de trabalho bem definido e que ele seja rigorosamente seguido. A mente precisa descansar das atividades profissionais para se regenerar e voltar a ser produtiva no dia seguinte. Sem essa pausa, o acúmulo de informações pode gerar um aumento no nível de estresse e diversas consequências relacionadas.

Cuidado para não acabar em uma bolha

Por fim, nossa última recomendação é sobre a interatividade com o mundo. Por mais que a tecnologia nos permita nos conectar com qualquer pessoa por meio da internet, esses contatos são restritos àquelas que você escolhe ter em sua rede de amigos e colegas de profissão. 

É fundamental acompanhar as novidades do momento e, acima de tudo, conversar com profissionais de diferentes empresas e setores. Para isso, uma boa dica é frequentar um coworking. Você pode se tornar um residente em algum de sua preferência ou mesmo visitar locais diferentes a cada dia. 

Outra forma de interagir com o mundo é frequentando eventos da área, principalmente os menores, onde os participantes conseguem conversar mais diretamente uns com os outros.

Como vimos, quem recebe uma oferta para trabalhar remotamente tem alguns desafios a serem enfrentados, mas nenhum deles é tão assustador. Seguindo as dicas deste artigo e se organizando, é possível manter a produtividade alta e entregar excelentes resultados para a empresa. Se você gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre como ter uma rotina mais produtiva, confira, neste outro artigo, estas ideias criativas para aplicar em seu trabalho.

Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

Facebook Comments
Como se manter produtivo ao aceitar uma oferta para trabalhar remotamente

13 truques utilizados por profissionais que atuam remotamente

Como se manter produtivo ao aceitar uma oferta para trabalhar remotamente

Como fazer reuniões mais produtivas: se inspire nos gigantes Google, Amazon, Apple e Facebook

Newer post