Por que um espaço de trabalho criativo é essencial para o crescimento das empresas

Ter um espaço de trabalho criativo, a fim de aumentar a produtividade e incentivar a satisfação dos funcionários, é importante para empresas de todas as formas e tamanhos. Como diversas pesquisas já mostraram, esses fatores andam lado a lado e é por isso que você deve considerá-los quando for escolher um escritório para seu negócio.

Às vezes, pode ser difícil encontrar motivação e criatividade no local de trabalho, independentemente do cargo que você ocupa. No entanto, espaços de trabalho criativos podem ter um grande impacto no bem-estar e nos níveis de produtividade dos funcionários. Isso acontece porque são locais que visam atender às pessoas, e não aos escritórios corporativos, tradicionalmente focados apenas nos negócios.

Quando as pessoas pensam em espaços criativos, o primeiro lugar que geralmente vem à mente é o Google, com seus escritórios coloridos e divertidos. Eles são famosos pelo uso criativo do espaço para inspirar sua equipe, colocando a saúde e o bem-estar à frente em suas idéias de design. Mas existem diversas maneiras de atingir esses objetivos — e não apenas instalando um escorregador no meio do escritório.

O que queremos dizer é que não apenas as startups ultramodernas se beneficiam dos ambientes criativos. Até as organizações mais tradicionais estão pensando fora da caixa para alcançar maiores níveis de satisfação e produtividade. Elas já perceberam quais ações podem ser tomadas e passaram a adotar políticas de flexibilidade e colaboração. Se você quer saber quais são essas atitudes e por que elas são essenciais para o crescimento das empresas, continue lendo!

espaço de trabalho criativo

O que é um espaço de trabalho criativo

Como podemos definir um espaço de trabalho criativo? Muitas pessoas podem pensar que ele está relacionado às cores usadas na decoração, áreas de jogos e descontração, pufes espalhados pelas salas e ambientes em conceito de open office. Elas não estão erradas. Os escritórios criativos podem ser desse jeito, sim. Mas não é só isso que os define, e essa caracterização vai muito além da estética.

A criatividade não é constante. Ela envolve trabalhar sozinho, em grandes e pequenos grupos, em pares, com as idéias evoluindo à medida que as equipes interagem organicamente. Em um estudo da Steelcase, 44% das pessoas acharam que poderiam ser mais criativas no trabalho se tivessem um lugar para trabalhar sem distrações. 

Portanto, quando se fala da necessidade de um espaço de trabalho criativo, essa ideia envolve toda a configuração do ambiente. Isso inclui desde a disposição dos cômodos (salas coletivas e individuais, salas de reunião, espaços de descompressão e até banheiros e cozinha) até o arranjo dos móveis e itens decorativos. Tudo isso influencia no dia a dia da equipe e na experiência do funcionário durante seu trabalho.

Veja também: 8 principais comodidades de escritório que aumentam a produtividade dos funcionários

Relação entre satisfação, criatividade e produtividade

Um estudo recente realizado por economistas da Universidade de Warwick descobriu que a felicidade levou a um aumento de 12% na produtividade, enquanto trabalhadores infelizes se mostraram 10% menos produtivos. Como a equipe de pesquisa colocou: “Achamos que a felicidade humana tem efeitos causais grandes e positivos na produtividade. As emoções positivas parecem revigorar os seres humanos”.

Da mesma forma, ambientes e empresas que incentivam a criatividade transformam o trabalho em um lugar sem fronteiras. As metodologias e processos do passado podem ser esquecidas e ideias inovadoras ganham espaço. Quando seus funcionários estão livres para questionar, oferecer soluções e expressarem seus pontos de vista, eles se sentem valorizados e não ficam presos em ciclos improdutivos.

Incentivar o pensamento criativo também leva os funcionários a enxergarem o cenário mais amplo e trazerem soluções para diferentes áreas da empresa. O intercâmbio de ideias, tentativas e erros são altamente produtivos. Inclusive, o fracasso que surge na busca de novas ideias é visto como algo que deve ser comemorado. Ele incentiva o pensamento inovador, e é através da inovação que novos níveis de produtividade são alcançados.

Como incentivar um ambiente criativo

Uma das chaves para nutrir um ambiente de trabalho criativo é dar a todos os trabalhadores uma maneira de expressar suas ideias. E divulgando essas ideias com toda a organização você simultaneamente faz com que os funcionários se sintam valorizados. Dessa forma, os colaboradores também se tornam mais leais e contribuem naturalmente para o crescimento da empresa.

Outro fator essencial é entender as necessidades de cada equipe, tanto de forma coletiva quanto individual. Os funcionários modernos esperam uma certa flexibilidade — seja a liberdade de trabalhar longe da mesa, em áreas descontraídas ou até mesmo em um modelo de trabalho remoto. E como todos os dias apresentam uma infinidade de situações de trabalho, desde reuniões de estratégia até sessões de brainstorming, você precisa de um espaço flexível e acolhedor.

Você quer que as pessoas possam entrar em um espaço que lhes permita ter o melhor desempenho em qualquer cenário. Os melhores espaços de trabalho elevam ou acalmam o clima com a iluminação certa, cor, exposição ao ar livre e até som. Criar o equilíbrio certo de energia e paz contribui para uma experiência de trabalho agradável, contribuindo para maior produtividade e felicidade.

Escritórios flexíveis como alternativa criativa

Estudos mostram que quando os funcionários trabalham em um espaço de trabalho aberto ou “criativo”, eles também se tornam mais criativos em seu trabalho. A colaboração aumenta e a felicidade geral entre os funcionários também aumenta. E é aí que os escritórios de coworking ganham um grande destaque. Afinal, desde a sua concepção eles são espaços colaborativos que incentivam a ressignificação dos ambientes.

Nesses locais é possível encontrar um grupo diversificado de pessoas diariamente. Sua equipe pode trabalhar ao lado de alguém que está em um setor completamente diferente e conversar com um profissional que faça negócios em outras cidades ou países. Isso pode ajudá-los a diversificar suas ideias e trazer novas soluções.

espaço de trabalho criativo

Além disso, o networking que acontece nos escritórios flexíveis também é uma oportunidade para você ter acesso a um conjunto diversificado de talentos e, possivelmente, atrair talentos para se juntarem à sua equipe.

Gostou de saber um pouco mais sobre como o espaço de trabalho criativo influencia na produtividade e, consequentemente, no crescimento da empresa? Outro fator que também deve ser considerado nesse cenário é a saúde mental dos funcionários. Por isso, separamos um post com 5 cases de sucesso de empresas que adotaram políticas internas de cuidado com o bem-estar dos colaboradores. Confira aqui!

Facebook Comments
Por que um espaço de trabalho criativo é essencial para o crescimento das empresas

Para se destacar no mercado: entenda a gestão da força de trabalho do futuro

Por que um espaço de trabalho criativo é essencial para o crescimento das empresas

De quanto espaço de escritório sua empresa precisa?

Newer post