Como o espaço de escritório temporário pode ajudar empresas a crescer e se destacar

Já pensou utilizar um espaço de escritório temporário para alavancar o seu negócio? Empresas em fase inicial enfrentam muitas incertezas e questões críticas que podem determinar seu sucesso ou seu fracasso. Frente a isso, não dá para arriscar na hora de escolher o local onde os colaboradores serão alocados. 

Para ajudar a ter uma gestão mais eficiente, principalmente no que diz respeito aos custos, este artigo apresenta uma alternativa aos escritórios tradicionais. Conheça melhor as características e vantagens de um espaço temporário e confira algumas dicas para escolher o lugar ideal para o seu negócio!

Características de um espaço de escritório temporário

Para começar, vamos entender melhor o que é um espaço de escritório temporário e quais são suas principais características.

Baixo investimento

A palavra temporário já apresenta indícios de que se trata de um lugar que não será utilizado a longo prazo. Estamos falando, aqui, de um determinado momento do negócio, no qual ele transita de sua fase mais inicial até o crescimento sustentável. 

Partindo disso, não faz sentido investir pesado na estruturação e adaptação de um espaço que não será utilizado por muitos anos. Ou mesmo escolher um local maior que a demanda atual, que suporte o crescimento, mas que gere custos com ociosidade.

espaço de escritório temporário
Blocks Coworking, Brasília

Maior demanda por adaptabilidade

Por mais detalhado que seja o planejamento estratégico elaborado, a resposta do mercado nem sempre é a esperada. Isso implica no crescimento mais rápido do que o previsto ou mesmo a não aceitação do produto no prazo estipulado. Fatores como esses influenciam no tamanho da equipe e, consequentemente, na demanda por espaço.

Ter um local definitivo pode causar problemas que vão desde a subutilização da estrutura até a limitação da expansão do negócio por falta de espaço físico para alocar os colaboradores. Tudo isso precisa ser considerado em fases de incertezas, como essa.

Atendimento das necessidades básicas da empresa

Não é porque o escritório será temporário que ele deve ser incompleto. Pelo contrário, no momento em que a empresa está se estabelecendo no mercado é importante contar com uma base sólida e eficiente de recursos para garantir um trabalho de excelência.

O espaço escolhido deve ter ambientes confortáveis para os profissionais desempenharem suas atividades, salas de reunião, espaço para calls, cozinha e espaço de convivência, entre outros detalhes que ajudem a tornar o local mais agradável e funcional. Além disso, é importante lembrar dos serviços de copa, recepção, manutenção predial e limpeza.

Vantagens de um escritório compartilhado

Diante de todas as características citadas acima, é bastante provável que se chegue a um custo levemente alto para algo que não seja definitivo. Por isso, as empresas têm buscado cada vez mais os escritórios compartilhados, que oferecem vantagens como as citadas a seguir.

Dimensionamento mais específico da demanda de espaço

Quando pensamos em um coworking, é comum imaginar um espaço cheio de baias, compartilhado por profissionais autônomos e freelancers. Contudo, ele é muito mais do que isso. Organizações de diferentes tamanhos podem se instalar em escritórios compartilhados, inclusive em salas privativas.

Existem locais que abrangem vários andares em um prédio e conseguem atender a diferentes tipos de demandas. Outra vantagem é que a oscilação do tamanho da equipe é mais facilmente absorvida, com negociações que se ajustam às mudanças no cenário.

Infraestrutura de qualidade a preços mais acessíveis

O escritório compartilhado é dotado de infraestrutura completa para o seu negócio, desde o serviço de recepção e secretariado, até a gestão de salas de reuniões e espaços para treinamentos e eventos. Tudo isso a preços mais acessíveis, já que todos os custos são divididos para entre todos os locatários.

Facilidade na migração conforme o crescimento

Mais um benefício muito relevante é a facilidade em expandir o negócio em um escritório compartilhado. Na medida em que a demanda aumenta e o time precisa crescer, novos aditivos são feitos para receber os profissionais, sem que o espaço se torne um fator de limitação.

Mesmo que seja necessário migrar para um novo local, a logística é mais simples, já que a mudança envolverá menos quesitos, como móveis e instalação de eletrônicos. 

Cuidados ao escolher um novo espaço para seu escritório

Antes de escolher o novo espaço de escritório temporário, é importante ficar atento a alguns pontos, como listado abaixo.

Localização

A localização do escritório é uma questão estratégica para o negócio. Ela deve considerar a facilidade não apenas para receber os clientes, como também para que os colaboradores se desloquem de suas residências. Regiões centrais e de maior comércio são ótimas opções nesse sentido, pois contam com boa acessibilidade, inclusive por transporte público.

Custos totais

A contabilização dos custos é um dos principais desafios na hora de definir o local escolhido. É fundamental listar todos os detalhes e colocá-los na ponta do lápis. Lembre-se de incluir fatores como preço do aluguel, salários de equipe de apoio, compra de equipamentos e vários outros pormenores.

Na hora de fazer as comparações, determine um prazo mais longo para conseguir criar um cenário mais próximo do real. Pode ser que, no curto prazo uma solução seja mais viável, mas que não atenda bem em um período mais extenso, que é justamente quando a empresa começa a crescer e se destacar no mercado.

espaço de escritório temporário
Brains Coworking, Curitiba

Capacidade de expansão

Outro ponto de atenção é referente à capacidade de expansão do endereço escolhido. Ela deve estar alinhada com o que é esperado para os próximos meses, permitindo que a empresa cresça sem entraves nessa questão. Contudo, o custo deve ser mantido o mais baixo possível, para não afetar os resultados financeiros planejados.

O espaço de escritório temporário é uma excelente alternativa para quem precisa de um local adaptável às necessidades de uma empresa em expansão. É a melhor forma de manter os custos sob controle em um momento tão delicado para o negócio. Assim, as chances de sucesso e destaque no mercado se tornam ainda maiores.

Se você gostou deste artigo e quer entender melhor como migrar a sua empresa para um local mais adequado, nós podemos te ajudar! Confira, neste e-book, tudo o que você precisa saber sobre coworkings e dê início a uma nova fase em seu negócio!


Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

Facebook Comments
Como o espaço de escritório temporário pode ajudar empresas a crescer e se destacar

Empresas que valorizam a saúde mental dos funcionários: 5 cases de sucesso

Como o espaço de escritório temporário pode ajudar empresas a crescer e se destacar

8 truques de design de escritório que aumentarão sua produtividade no trabalho

Newer post