12 vantagens do trabalho remoto e como se adaptar a ele

vantagens do trabalho remoto

Já se pegou pensando sobre a possibilidade de poder escolher seu ambiente de trabalho, ao invés de permanecer dentro de um escritório tradicional durante sua jornada diária? A verdade é que esse modelo de trabalho não apenas existe, como está cada vez mais comum. Estamos falando do trabalho remoto

Mas afinal, quais são as principais vantagens do trabalho remoto? Vamos mostrar para você agora os 12 principais motivos que têm tornado essa uma realidade de crescimento palpável nos últimos anos. Confira!

1. Menos tempo gasto com deslocamento 

Imagine a sua rotina diária: se você tem que estar no trabalho às 9h da manhã, dependendo de onde você mora e seu meio de transporte, muito provavelmente você tem que acordar bem antes desse horário para conseguir se arrumar, tomar café da manhã e chegar a tempo (isso tudo sem contar com as possíveis adversidades do trânsito). Além disso, também existe o tempo de deslocamento da volta para casa que, muitas vezes, pode dificultar a prática de atividades fora do horário de trabalho, por prolongar o seu tempo de chegada em casa. 

Todo esse cenário nos leva à primeira das vantagens do trabalho remoto: a diminuição do tempo gasto com deslocamento. Se você decidir pelo home office, por exemplo, seu espaço de trabalho pode estar a poucos passos da sua cama. Preferindo trabalhar em uma biblioteca, café ou espaço coworking, você muito provavelmente vai usar como critério de escolha um espaço próximo de onde você mora. 

Com o Woba, por exemplo, você tem acesso a uma rede com mais de 1.000 escritórios compartilhados em todo o Brasil. São espaços com cozinhas, área de refeições, varandas, wi-fi e ar-condicionados. Em uma das soluções da empresa, o OfficePass, por exemplo, você e sua equipe pode ir em todos os escritórios que quiser e pagar somente as diárias que utilizar.

Ou seja, com a diminuição do período de deslocamento, é como se você ganhasse um tempo extra nos seus dias! E esse tempo pode ser utilizado para relaxar ou fazer o que precisa como cursos, passeios, compras e muito mais!

vantagens do trabalho remoto

2. Flexibilidade de horário

Outra das vantagens do trabalho remoto é a flexibilidade de horário. Fazendo seu próprio horário, você passa a ter mais facilidade em conseguir organizar seus dias a partir de suas tarefas e atividades. 

Isso significa que, além de poder pensar sua jornada de trabalho a partir do que que funciona melhor para você (alguma pessoas preferem trabalhar a noite e outras têm uma produtividade melhor pela manhã, por exemplo), fica mais fácil encaixar outras atividades em sua rotina e se dedicar a outros interesse, como esportes, aulas de línguas e cursos. 

3. Possibilidade de explorar e conhecer novos espaços

Nem só de home office vive o trabalho remoto: você também pode optar por ocupar espaços públicos para fazer o seu trabalho — afinal, uma das maiores vantagens do trabalho remoto é a possibilidade de trabalhar onde você quiser! Inclusive essa vantagem tem nome, anywhere office, ou seja, trabalhe onde você desejar e conseguir produzir melhor!

Por isso, mesmo que você prefira passar a maior parte do tempo realmente em home office, nossa dica é que você explore cantinhos da sua cidade como cafés, bibliotecas e coworkings vez ou outra. Esse hábito pode ser interessante para tornar sua rotina mais dinâmica — além de te ajudar a conhecer lugares novos da sua cidade enquanto trabalha.

Outra vantagem é conhecer novas pessoas nesses espaços de trabalho. Em algumas redes de escritórios compartilhados, com um OfficePass, como dissemos, você consegue acesso a mais de 1000 escritórios em todo o Brasil. Além disso, ainda conta com outros benefícios, como cozinhas compartilhadas, salas de lazer, varandas e o melhor, ambientes de descompressão. Nesses espaços, você tem acesso a bibliotecas, jogos como sinuca e pebolim e muito mais!

//youtube.com/watch?v=IfIyd-FdhhE&t

4. Possibilidade de viajar enquanto trabalha

Uma das nossas vantagens do trabalho remoto favorita é que, como você pode trabalhar de qualquer lugar, pode cumprir suas tarefas mesmo viajando. Mas calma, não estamos incentivando que você trabalhe durante suas férias – muito pelo contrário! O que queremos dizer é que o trabalho remoto te dá a chance de aproveitar outros lugares mesmo durante dias comuns de atividades. 

Tem um amigo que mora na praiae quer passar uma semana lá? Precisa estar em um casamento longe de casa? Quer fazer um curso que acontece em outra cidade? Pensa e começar uma pós graduação no exterior? As possibilidades de viagem são as mais diversas e, como você não está preso ao espaço físico de uma empresa, consegue realizar todas elas! 

Ah! E sem o trabalho impedir suas viagens, a próxima ótima notícia é que você consegue sair conhecendo o mundo com muita economia! Aqui a gente te conta todas as dicas sobre isso 😉 

vantagens do trabalho remoto

5. Economia com escritórios compartilhados

Muitas vezes, os custos com aluguel, água e luz em um escritório não compensam.  Por isso, o uso de escritórios compartilhados é uma ótima ideia para empresas que adotam o trabalho remoto. 

Os coworkings são escritórios compartilhados com internet, cozinha, ar-condicionado e todo o conforto para o colaborador produzir onde ele desejar. E no Anywhere Office é o funcionário quem escolhe onde vai trabalhar a cada dia, podendo escolher entre várias opções. Em algumas empresas de coworking, as opções de escolhas podem passar de mil escritórios em todo lugar.

6. Cursos e treinamentos online

Outra opção que pode ser entregue junto à transição para o trabalho remoto são os cursos e treinamentos, para que os colaboradores otimizem a comunicação via aplicativos e internet. Dessa forma, as reuniões e eventos que exijam o comparecimento de toda a equipe podem ser feitos de forma remota, sem complicações.

Muitas organizações investem em chamadas de vídeo em grupo não só para reuniões ou pautas de trabalho. Happy hours e festas da empresa também podem ser feitas de maneira remota, com cada pessoa comendo e bebendo o que preferir e interagindo pela internet.

7. Diminuição do estresse e depressão

Trabalhar de forma remota também diminui o cansaço e a desmotivação. Com os escritórios compartilhados, por exemplo, o colaborador encontra novas pessoas, faz novas amizades e, é claro, aumenta o número de contatos profissionais e, por que não, pessoais.

Mesmo para os que trabalham em casa, o contato com os filhos e a família auxilia o aumento da produtividade. Bichinhos de estimação e, é claro, a praticidade de não ter que pegar transporte público e nem almoçar fora diminui muito o estresse e a depressão dos colaboradores.

8. Respeito à escolha do colaborador

O modelo híbrido de anywhere office permite ao trabalhador escolher onde ele prefere produzir, o que pode ser em casa, em coworkings ou na sede da empresa.

Dessa forma, ele pode variar de ambiente sem que, para isso, ele deixe de trabalhar. Quando a empresa opta pelo trabalho remoto, ela respeita uma filosofia de que não importa onde o trabalhador esteja, o que importa é o que ele entrega. Uma cultura de respeito à escolha do local de trabalho pelo funcionário é uma tendência para o futuro, que já está sendo adotada por muitas organizações devido à pandemia.

9. Comunicação ágil e eficiente

Para facilitar a comunicação no trabalho remoto, existem muitos aplicativos gratuitos e fáceis de utilizar, para você adotar na sua empresa. Trello e Slack, por exemplo, são ideais para organizar e gerenciar tarefas, de acordo com as funções e os responsáveis por cada uma delas. Isso também facilita a pessoa que administra as tarefas para a empresa.

Já os aplicativos de vídeos, como Zoom e Hangouts, são ideais para as confraternizações e reuniões por vídeo chamadas. Docs, Apresentações e Planilhas do Google, por sua vez, auxiliam bastante na rotina administrativa e também são gratuitos, basta ter cadastro no Google.

10. Economia em mobiliário

Para fazer um trabalho remoto não é preciso muito, basta um notebook de qualidade, uma mesa e uma cadeira. No entanto, a cadeira e a mesa devem seguir os padrões de ergonomia, para evitar problemas na coluna e em outras áreas do corpo.

Por isso, coworkings costumam ter um mobiliário próprio, que segue todas as recomendações de saúde. Por isso, você economiza nos móveis e só precisa ter um computador de boa qualidade para enviar a sua equipe para trabalhar remotamente.

11. Equilíbrio entre lazer e trabalho

Um dos maiores problemas do trabalho remoto é o colaborador ficar muito focado na tarefa a ser realizada e não dar atenção suficiente ao descanso. Por isso, essa é uma necessidade para a empresa ter atenção. Afinal, manter os funcionários produtivos o tempo todo pode ser interessante no curto prazo, mas, a longo prazo, pode ser prejudicial para a saúde dos seus trabalhadores.

Por isso, é essencial a organização estabelecer horários de trabalho e descanso durante a semana. Os finais de semana também devem ser separados para lazer e relaxamento. Algumas empresas, inclusive, também investem em serviços de psicologia a distância, pensando na saúde mental de seus colaboradores.

12. Preparação para os imprevistos

Quando a empresa escolhe o trabalho remoto, também é preciso se preparar para os imprevistos. Mesmo que não tenha atrasos por causa do transporte público, a internet pode cair durante uma reunião importante, por exemplo.

Por isso, sempre se previna aos imprevistos e, caso eles aconteçam, leve isso tranquilamente. Afinal, mesmo com o trabalho a distância, até a transição estar completa, muita coisa pode acontecer.

Portanto, para ter profissionais mais leais, invista em anywhere office — com a flexibilidade do espaço de trabalho, você pode contornar os imprevisto de uma forma mais efetiva. Além disso, isso é uma prova de confiança em sua equipe que pode trazer ótimos resultados, pois confiança gera confiança. 

Agora que você viu algumas das principais vantagens do trabalho remoto, confira abaixo algumas dicas para você se adaptar ao modelo. 

Dicas para se adaptar ao trabalho remoto 

Apesar de todas as vantagens do trabalho remoto, sabemos que pode ser difícil se adaptar a ele, exatamente por ser algo que demanda bastante disciplina. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a se se organizar dentro desse modelo de trabalho.

  1. Separe um espaço para trabalhar: se você prefere ficar em casa, é importante que separe um cantinho especial para o seu trabalho. Isso vai ajudar a se concentrar melhor e ter tudo o que precisa ao alcance da mão;
  2. Converse com quem mora com você: se você não mora sozinho, é necessário que você converse com quem divide o espaço da casa com você. Isso é importante porque é muito fácil se distrair ou ou ter suas atividades interrompidas quando se trabalha de casa. Explicando sobre sua rotina para quem mora com você ajuda a diminuir esses ocorridos; 
  3. Monte uma rotina: não é porque você não tem um horário fixo que não precisa criar uma rotina – muito pelo contrário! Exatamente por ter toda essa autonomia e flexibilidade de horários nas mãos, é preciso que você organize seus dias para que consiga completar todas as suas tarefas;
  4. Vista-se para trabalhar: trabalhar de casa não é sinônimo de ficar de pijama deitado na cama o dia todo. Por mais bobo que possa soar, trocar de roupas, escovar os dentes e pentear os cabelos antes de começar a trabalhar pode fazer toda a diferença na sua produtividade durante o dia!
  5. Saiba quando parar: de novo, é importante agir com sabedoria a respeito do seu horário flexível. Entenda seus limites e saiba quando parar de trabalhar.

O trabalho remoto vem ganhando uma força cada vez maior e se tornando uma possibilidade que abrange cada vez mais nichos profissionais. Agora que você já sabe suas principais vantagens, pode começar a entender como tornar essa a sua realidade diária!

Converse em sua empresa, mostre como está o trabalho atualmente e que até grandes empresas, como o Google e o Facebook, já adotaram esse modelo de trabalho. Para saber mais sobre o assunto, se aprofunde sobre o trabalho de qualquer lugar e viva o anywhere office na prática


Artigo escrito pela equipe da MaxMilhas. 

Quer viajar com economia? Não importa o destino, a gente te ajuda a achar as melhores passagens do mercado

 

Similar Posts