5 vantagens do trabalho remoto e como se adaptar a ele

Já se pegou pensando sobre a possibilidade de poder escolher seu ambiente de trabalho, ao invés de permanecer dentro de uma empresa durante sua jornada diária? A verdade é que esse modelo de trabalho já existe, tem nome e uma relevância cada vez maior no contexto profissional, seja no universo autônomo ou empresarial: é o chamado trabalho remoto! 

Mas afinal, quais as vantagens do trabalho remoto? Vamos te listar agora os 5 principais motivos que têm tornado essa uma realidade de crescimento palpável nos últimos anos. 

5 vantagens do trabalho remoto

1. Menos tempo gasto com deslocamento 

Imagine a sua rotina diária: se você tem que estar no trabalho às 9h da manhã, dependendo de onde você mora e seu meio de transporte, muito provavelmente você tem que acordar bem antes desse horário para conseguir se arrumar, tomar café da manhã e chegar a tempo (isso tudo sem contar com as possíveis adversidades do trânsito). Além disso, também existe o tempo de deslocamento da volta para casa que, muitas vezes, pode dificultar a prática de atividades fora do horário de trabalho, por prolongar o seu tempo de chegada em casa. 

Todo esse cenário nos leva à primeira das vantagens do trabalho remoto: a diminuição do tempo gasto com deslocamento. Se você decidir pelo home office, por exemplo, seu espaço de trabalho pode estar a poucos passos da sua cama. Preferindo trabalhar em uma biblioteca, café ou espaço coworking, você muito provavelmente vai usar como critério de escolha um espaço próximo de onde você mora. 

Ou seja, com a diminuição do período de deslocamento, é como se você ganhasse um tempo extra nos seus dias!

vantagens do trabalho remoto

2. Flexibilidade de horário

Outra das vantagens do trabalho remoto é a flexibilidade de horário. Fazendo seu próprio horário, você passa a ter mais facilidade em conseguir organizar seus dias a partir de suas tarefas e atividades. 

Isso significa que, além de poder pensar sua jornada de trabalho a partir do que que funciona melhor para você (alguma pessoas preferem trabalhar a noite e outras têm uma produtividade melhor pela manhã, por exemplo), fica mais fácil encaixar outras atividades em sua rotina e se dedicar a outros interesse, como esportes, aulas de línguas e cursos. 

3. Cultivo de uma alimentação mais saudável 

Comer fora de casa é uma delícia, de fato. Sem a preocupação de preparar a refeição e lavar a louça depois, muitos podem sonhar com a vida de comer apenas em restaurantes – mas quando isso se torna uma obrigatoriedade do que uma escolha, as coisas podem ser um pouco diferentes. 

Além de que comer sempre nos mesmos restaurantes pode cansar o paladar, esse costume faz com que fique muito mais fácil se jogar de cabeça em uma alimentação pouco saudável – inclusive por ficar mais fácil ceder aos fast foods. Isso nos leva à próxima das vantagens do trabalho remoto: fazendo suas refeições em casa, além de conseguir economizar dinheiro, você passa a ter a possibilidade de montar seu próprio cardápio, mais diverso e saudável!

4. Possibilidade de explorar e conhecer novos espaços 

Nem só de home office vive o trabalho remoto: você também pode optar por ocupar espaços públicos para fazer o seu trabalho — afinal, uma das maiores vantagens do trabalho remoto é a possibilidade de trabalhar onde você quiser!

Por isso, mesmo que você prefira passar a maior parte do tempo realmente de home office, nossa dica é que você explore cantinhos da sua cidade como cafés, bibliotecas e coworkings vez ou outra. Esse hábito pode ser interessante para tornar sua rotina mais dinâmica – além de te ajudar a conhecer lugares novos da sua cidade enquanto trabalha.

5. Trabalhe viajando 

Uma das nossas vantagens do trabalho remoto favorita é que, como você pode trabalhar de qualquer lugar, pode cumprir suas tarefas mesmo viajando. Mas calma, não estamos incentivando que você trabalhe durante suas férias – muito pelo contrário! O que queremos dizer é que o trabalho remoto te dá a chance de aproveitar outros lugares mesmo durante dias comuns de atividades. 

Tem um amigo que mora na praiae quer passar uma semana lá? Precisa estar em um casamento longe de casa? Quer fazer um curso que acontece em outra cidade? Pensa e começar uma pós graduação no exterior? As possibilidades de viagem são as mais diversas e, como você não está preso ao espaço físico de uma empresa, consegue realizar todas elas! 

Ah! E sem o trabalho impedir suas viagens, a próxima ótima notícia é que você consegue sair conhecendo o mundo com muita economia! Aqui a gente te conta todas as dicas sobre isso 😉 

vantagens do trabalho remoto

Dicas para se adaptar ao trabalho remoto 

Apesar de todas as vantagens do trabalho remoto, sabemos que pode ser difícil se adaptar a ele, exatamente por ser algo que demanda bastante disciplina. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a se se organizar dentro desse modelo de trabalho.

  1. Separe um espaço para trabalhar: se você prefere ficar em casa, é importante que separe um cantinho especial para o seu trabalho. Isso vai ajudar a se concentrar melhor e ter tudo o que precisa ao alcance da mão;
  2. Converse com quem mora com você: se você não mora sozinho, é necessário que você converse com quem divide o espaço da casa com você. Isso é importante porque é muito fácil se distrair ou ou ter suas atividades interrompidas quando se trabalha de casa. Explicando sobre sua rotina para quem mora com você ajuda a diminuir esses ocorridos; 
  3. Monte uma rotina: não é porque você não tem um horário fixo que não precisa criar uma rotina – muito pelo contrário! Exatamente por ter toda essa autonomia e flexibilidade de horários nas mãos, é preciso que você organize seus dias para que consiga completar todas as suas tarefas;
  4. Vista-se para trabalhar: trabalhar de casa não é sinônimo de ficar de pijama deitado na cama o dia todo. Por mais bobo que possa soar, trocar de roupas, escovar os dentes e pentear os cabelos antes de começar a trabalhar pode fazer toda a diferença na sua produtividade durante o dia!
  5. Saiba quando parar: de novo, é importante agir com sabedoria a respeito do seu horário flexível. Entenda seus limites e saiba quando parar de trabalhar.

O trabalho remoto vem ganhando uma força cada vez maior e se tornando uma possibilidade que abrange cada vez mais nichos profissionais. Agora que você já sabe suas principais vantagens, pode começar a entender como tornar essa a sua realidade diária! 


Artigo escrito pela equipe da MaxMilhas. 

Quer viajar com economia? Não importa o destino, a gente te ajuda a achar as melhores passagens do mercado

Facebook Comments
5 vantagens do trabalho remoto e como se adaptar a ele

6 ideias que moldarão a década de 2020 e transformarão seu mercado

5 vantagens do trabalho remoto e como se adaptar a ele

10 etapas para uma mudança de escritório bem sucedida em 2020

Newer post