6 ideias que moldarão a década de 2020 e transformarão seu mercado

 

O mundo sempre mudou, mas nunca se transformou em uma velocidade tão grande como vemos agora. Novas tecnologias estão substituindo empregos e novas profissões surgirão nos próximos anos. Dentro desse contexto, a prestigiada Revista Fortune destacou algumas ideias que moldarão a década de 2020.

A publicação conversou com algumas das mentes mais brilhantes do mundo e pediu para que elas pensassem nas “ideias épicas, perturbadoras, emocionantes, aterrorizantes e fascinantes que moldarão a próxima década”. 

Como você deve imaginar, o futuro é agora. Portanto, quem estiver mais preparado certamente estará na frente dos concorrentes. Você não vai ficar de fora dessa, não é? Por isso, a seguir, acompanhe quais essas ideias que prometem impactar os mais diversos mercados e a sociedade de modo geral. Acompanhe!

O futuro é hoje: ideias que moldarão a década de 2020

//www.youtube.com/watch?v=dfKyGgBEjUk

Será que o dinheiro em forma de papel, como conhecemos hoje, está fadado somente aos livros de história? A medicina de fato vai avançar e transformar a forma como cuidamos das doenças? E você deixará de trabalhar em um escritório tradicional no modelo como conhecemos hoje? 

No início de qualquer década — em especial nessa, em que as tecnologias nunca estiveram tão avançadas — é desafiador uma indústria que não se transformará de forma maciça. No Woba, por exemplo, sentimos na pele o quanto isso está acontecendo em relação aos espaços de trabalho e a indústria imobiliária como um todo.

Para além do mercado de workspaces e real state, temos transformações acontecendo em diversos outros mercados. Por isso, a seguir, mostramos 25 ideias que moldarão a década de 2020, de acordo especialistas ouvidos pela Fortune.

1. Empresas e governo trabalharão juntos novamente

Essa é uma afirmação feita por Mariana Mazzucato, economista e diretora fundadora do Instituto UCL de Inovação e Propósito Público, em Londres. Para ela, já existiu uma parceria razoavelmente tranquila entre ambos os setores. Caso esses vínculos não se reconstruam, Mazzucato alerta que a “inovação secará, o crescimento e os lucros sofrerão e a desigualdade piorará”. 

A revista perguntou como empresa e governo podem trabalhar juntos. Para a economista, isso é possível a partir de um redesenho dos sistemas de governança dos setores privado e público e na maneira como eles se relacionam. 

Ainda segundo Mazzucato, contanto que todos assumam riscos e vislumbrem o longo prazo, a criatividade, a criação de riqueza e o empreendedorismo — de uma forma que realmente atraia setor público e negócios —-, acabam se tornando uma narrativa bipartidária.

2. Está nascendo a nova era da economia

Ganhador do Prêmio Nobel e professor de economia de Sterling em Yale, Robert J. Shiller indica que está nascendo a nova era da economia. Ele destaca que a economia será menos mecânica, mas muitas dúvidas ainda pairam no ar. 

“Ninguém sabe exatamente o que está por vir. É como 1929. Nada no ar sugeria fortemente que a mudança estava por vir — e de repente veio”, afirma o professor. 

ideias que moldarão a década de 2020

3. Um “padrão ouro” de moedas digitais emergirá

Segundo Klaus Schwab, que é o fundador e presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, a próxima década tem um grande potencial para vermos uma forma totalmente nova de dinheiro. 

Em entrevista à Fortune, ele comenta que essa nova moeda pode ser essencial para :”facilitar os pagamentos internacionais e incluir as pessoas e pequenas empresas que atualmente não possuem bancos no sistema financeiro”. 

4. O capitalismo salvará o planeta (seriamente)

Quem faz essa afirmação é Andrew McAfee, que atua como co-fundador e co-diretor da Iniciativa MIT sobre Economia Digital na MIT Sloan School of Management. Para ele, as economias emergiram às custas da terra (por meio da extração de recursos e, consequentemente, a acumulação de riquezas). Com isso, o capitalismo acabou se tornando um termo sujo. 

No entanto, ainda de acordo com ele, isso está mudando. Nos EUA “não estamos mais usando a terra. Estamos usando menos, mesmo que nosso crescimento continue ”, afirma McAfee. Por essas e outras, ele acha que, desde que configurado da maneira correta, o capitalismo não vai devorar o planeta — na verdade, vai ajudar a cuidar melhor dele.

5. Os negócios abraçarão sua responsabilidade de salvar o capitalismo

“Eu acredito no capitalismo ; é o único sistema em 10.000 anos que conseguiu elevar os padrões de vida”, diz Sir Paul Collier, professor de economia e políticas públicas na Escola de Governo Blavatnik, em Oxford. 

Para ele, no entanto, as coisas não funcionam em um modo automático. Portanto, é preciso que a sociedade contem com as mais diversas empresas. “Os seres humanos naturalmente se organizam em grupos, e o grupo mais importante que temos na Terra é a empresa”, destaca o professor. Por isso, ele sugere que os negócios abraçarão sua responsabilidade de salvar o capitalismo. Caso contrário, entregaremos para nossos filhos e netos um mundo que é uma verdadeira bagunça.

ideias que moldarão a década de 2020

6. O futuro do trabalho são as habilidades

De acordo com Jamie Dimon, presidente e CEO do JPMorgan Chase, o futuro do trabalho são as habilidades. Para ele, hoje em dia, um diploma universitário não é garantia de nada no mercado. É, na verdade, uma ideia ultrapassada. Atualmente, é preciso considerar meios mais inclusivo para as empresas contratarem os profissionais mais talentosos, a fim de atender as necessidades da nossa economia.

Para ser claro, Dimon diz que os diplomas ainda continuam tendo sua importância. “Mas o talento que alimenta uma empresa global como a nossa é cada vez mais diversificada e inclui pessoas que não têm formação universitária de quatro anos” diz ele. Por conta disso, é bem provável que esta nova década fique marcada pelo fato de a gente eliminar o estigma da faculdade comunitária. 

A ideia é que as mais diversas pessoas sejam contratadas, incluindo aquelas que passaram por uma situação de cometer crimes. O CEO do JPMorgan diz que o foco deve estar em desenvolver as habilidades, independentemente do passado das pessoas. 

Conclusão sobre as ideias que moldarão a década de 2020

O futuro, definitivamente, é algo que está entre a gente. Muitas dessas ideias que moldarão a década de 2020, inclusive, já fazem parte do nosso dia a dia, seja na vida pessoal ou na profissional. Por isso, se você gosta desse tema, leia em nosso blog sobre o futuro do trabalho na prática: o que é e como preparar seu negócio sem ficar para trás.

 

 

Similar Posts