Como os gestores podem aproveitar o coworking para crescer e se destacar em 2020

Imagine a seguinte situação: você está em busca de um escritório moderno e acessível, que esteja alinhado com o propósito e as metas do seu negócio. No entanto, não encontrou um espaço de acordo com aquilo que esperava.

Os empecilhos poderiam estar em um valor alto, uma localização inadequada, a falta de privacidade ou em outras particularidades.

A partir daí, a decisão é de se afastar dessas opções desatualizadas, que não atendiam as suas mínimas expectativas.

Essa foi a situação de número um, que nenhum gestor deseja passar. Agora, imagine outra circunstância.

Dessa vez, você encontra uma ótima oportunidade: um espaço de trabalho criativo, inovador e com um forte senso de comunidade, que pode te ajudar a avançar em sua estratégia.

Ambas as situações são possíveis de acontecer em relação a qualquer empresa, certo? O caminho em busca do escritório ideal nem sempre é fácil, mas ele pode ganhar contornos que superam as expectativas.

O caminho em busca do escritório ideal nem sempre é fácil, mas ele pode ganhar contornos que superam as expectativas.

Neste texto, a gente mostra como os gestores podem aproveitar o coworking para crescer e se destacar em 2020. Confira!

coworking

Como fazer o negócio crescer e se destacar em 2020

À medida que 2020 avança, muitos empresários e gestores estão pensando em como pisar fundo no acelerador para que as suas estratégias tenham sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

Se você se identificou com algumas das situações do início do texto, ou então está em alguma posição intermediárias de tais hipóteses, a gente trouxe aqui algumas ideias e sugestões práticas para fazer com que um espaço de coworking funcione para você e sua empresa.

Em um primeiro momento, destacamos as principais diferenças entre os escritórios tradicionais e os espaços de coworking.

Escritório Tradicional x Espaço de Coworking

Aqui no blog já mostramos as principais diferenças entre escritórios tradicionais e coworkings. Entre as distinções de ambos, o custo é uma das questões que costumam ter um grande peso na decisão final.

Afinal de contas, o aluguel representa uma considerável parte dos gastos fixos de uma organização. Por conta disso, encontrar um escritório moderno e em uma localização privilegiada, por exemplo, é apenas o primeiro passo para você concretizar a necessidade de ter um espaço ideal.

No caso do escritório tradicional, esse custo pode vir junto a outros dispêndios que costumam ser bem salgados, como impostos, internet, energia, móveis, telefone, eletrodomésticos, contratação de um profissional de serviços gerais, entre outros.

Para fugir disso, a solução pode estar em um espaço de trabalho que reduz os custos com aluguel e as suas despesas afins.

A solução pode estar em um espaço de trabalho que reduz os custos com aluguel e as despesas afins.

Menos burocracia

Além disso, não podemos deixar de falar de uma outra importante questão: a maior parte dos escritórios tradicionais conta com modelos de contrato burocráticos e prazos longos — alguns exigem concessões de cinco a dez anos.

Por isso, o coworking surge como uma ótima oportunidade, pois permite que você se comprometa com contratos mais flexíveis e totalmente personalizados.

Dessa forma, é possível negociar uma concessão de curto prazo, como de 30 dias a um ano. Assim, você evita a aposta de recursos preciosos em um contrato de alto risco.

(…) o coworking permite que você se comprometa com contratos mais flexíveis e totalmente personalizados.

No caso de um escritório flexível, a dinâmica funciona de uma maneira muito mais inteligente. Nesse caso, você entende o custo do aluguel e todas as vantagens que são oferecidas no contrato de locação.

Um coworking cuida das mais diversas particularidades que, somadas, diminuem os seus custos de maneira bastante considerável. Considere que necessidades e comodidades como cozinha, máquinas de café, impressoras, itens de banheiro, móveis e outros estão incluídos no pacote.

Afinal, todas essas coisas e seus serviços são custeados por um conjunto maior de pessoas, o que reduz seus custos e ajuda a aumentar seu ROI, certo?

Um coworking cuida das mais diversas particularidades, o que reduz os custos e ajuda a aumentar o ROI da sua empresa.

Nessa situação, você pode pensar: mas será que eu terei a privacidade que teria em um escritório tradicional? É exatamente disso que falamos a seguir.

Privacidade dos Escritórios Convencionais x Coworkings

O escritório convencional conta, de fato, com um grande potencial de privacidade. Já os coworkings, por terem uma operação que permite que os membros se conectem direta e naturalmente, podem ser interpretados como espaços sem nenhuma privacidade.

Isso não é verdade e explicamos o porquê. Os escritórios compartilhados realmente têm uma área comum aos membros. No entanto, eles geralmente também oferecem salas privativas, que são totalmente reservadas e oferecem todas particularidades que uma empresa precisa para crescer.

Os coworkings oferecem salas privativas, que são reservadas e oferecem todas particularidades que uma empresa precisa para crescer.

Além da privacidade, é preciso entender a proximidade de outras empresas e profissionais como um movimento estratégico.

Quando há a possibilidade de os seus funcionários interagir e colaborar com outros profissionais, você se abre para um universo infinito de novas ideias, conhecimentos e oportunidades de negócios.

Como isso funciona?

Pense, por exemplo, que você pode encontrar mentores, clientes, fornecedores e outros stakeholders valiosos para a sua organização no escritório ao lado. Dessa forma, aproveita de maneira consistente uma rede que pode ser essencial para o sucesso da sua empresa.

Você pode encontrar mentores, clientes, fornecedores e outros stakeholders valiosos para a sua organização no escritório ao lado.

A partir desse contexto, você pode pensar em um novo possível desafio: e se meu negócio crescer (ou diminuir) e eu precisar de um novo espaço? Bem, vamos ver como são os desdobramentos dessa questão a seguir.

Expansão da empresa em um escritório

Pode ocorrer de a empresa precisar de um novo espaço, pois ela pode passar por um processo de enxugar ou aumentar o time. Nessa situação, o coworking permite uma grande flexibilidade em relação às necessidades do seu negócio.

Em um primeiro momento, é importante saber sobre o tamanho ideal que atenderá as necessidades da sua companhia.

Considerar o número de colaboradores e entender como eles ficarão bem alocados é essencial para que todos processos funcionem de acordo com os resultados esperados.

coworking

Na hora de decidir pelo espaço de trabalho, é preciso levar em conta fatores como:

  • O número de pessoas que trabalham ao mesmo tempo no espaço;
  • O orçamento a empresa dispõe para os custos com escritório;
  • A possibilidade de os funcionários executarem suas atividades de maneira remota, etc.

Em um escritório tradicional, as opções são limitadas, pois é um determinado espaço e ponto final.

No coworking, além do escritório privativo, a empresa pode compreender que sala de reuniões, espaço para palestras e treinamentos, cozinhas, banheiros e outros são extensões naturais da companhia.

A empresa pode compreender que sala de reuniões, espaço para treinamentos e banheiros são extensões naturais da companhia.

Vamos supor que a partir desse entendimento, ainda que com vários argumentos, você ainda não decidiu aquilo que é melhor para a sua empresa.

Pode pensar, por exemplo, onde os melhores talentos ficarão mais à vontade. Vamos imaginar essa situação?

Leia também
- Futuro do mercado: como será o trabalho em 2030?
- Anywhere office: é possível viajar e trabalhar ao mesmo tempo?
- Estresse no trabalho: o papel da descompressão nos escritórios

Atração de talentos em ambientes de trabalho

É bem provável que um talento não fica à vontade trabalhando em um espaço sem inspiração.

Por isso, a aparência do local é algo que importa. As pessoas querem executar suas atividades em lugares modernos e que respiram inovação e criatividade, não é mesmo?

As pessoas querem executar suas atividades em lugares modernos e que respiram inovação e criatividade.

Nesse caso, os coworkings surgem como uma opção atrativa. Claro que há escritórios de todos perfis — dos mais corporativos e formais aos mais descolados.

No entanto, a essência do escritório compartilhado está totalmente em consonância com uma dinâmica atraente e inspiradora.

Além disso, independentemente de você estar à frente de uma empresa pequena, média ou grande, no coworking você tem a possibilidade de contar com um ambiente com uma estética agradável, onde você estará livre com as obrigações de manutenção e reformas.

Assim, poderá estar totalmente focado no crescimento do seu negócio.

Por fim, você há de concordar que, melhor do que ler, é viver uma experiência e constatar tudo que foi dito ao longo do texto, certo?

Por isso, aproveite para garantir uma diária gratuita com seu time em um escritório elegante, moderno e inspirador. Clique aqui e faça sua reserva.

Facebook Comments
Como os gestores podem aproveitar o coworking para crescer e se destacar em 2020

Confira 9 dos espaços de coworking mais remotos e elegantes do mundo

Como os gestores podem aproveitar o coworking para crescer e se destacar em 2020

Aprenda a melhorar suas reuniões para tomar melhores decisões

Newer post