7 maneiras fáceis de melhorar a cultura na empresa

cultura na empresa

Construir e melhorar a cultura na empresa é muito mais do que contratar pessoas que tenham sinergia com os processos da companhia.

A cultura está relacionada aos valores, crenças e comportamentos de todos funcionários e é um reflexo dos objetivos de negócios. Ela ajudará a contratar as melhores pessoas e mostrará um local atraente para trabalhar.

Neste texto, mostramos 10 maneiras simples de melhorar a cultura da sua organização. Acompanhe!

1- Alinhe a cultura na empresa com os objetivos de negócios

Antes de poder identificar pontos de melhorias existentes na cultura da sua empresa, uma boa ideia é identificar qual ambiente você deseja que seja incentivado no trabalho. 

Você permite que seus funcionários trabalhem vestidos casualmente ou precisa que suas equipes usem terno e gravata durante a semana?

Os horários para executar as atividades costumam ser mais flexíveis ou é preciso que os colaboradores tenham de bater cartão e prestar contas das horas trabalhadas?

Para que tudo saia de acordo com um ambiente de trabalho esperado, verifique se a sua cultura empresarial está beneficiando de forma ativa os objetivos gerais da organização.

Seja transparente com seu time em relação às ideias que a empresa está buscando realizar. A transparência, inclusive, é o próximo ponto que deve ser observado. 

2- Seja transparente com todos envolvidos

A cultura é feita de coisas que não são palpáveis, ou seja, são difíceis de se ver. No entanto, isso não quer dizer que a forma como os funcionários se sentem no espaço de trabalho deve ser invisível para as lideranças. 

Fornecer um espaço ideal para os colaboradores terem a liberdade de compartilhar suas personalidades, ideias e histórias é essencial para que um time se desenvolva de maneira saudável, unida e comunicativa. 

Ao mesmo tempo, os funcionários também precisam de autonomia para interagir com seus líderes e com quaisquer adversidades que possam acontecer. Geralmente, os colaboradores acabam vivendo experiências diferentes em relação aos seus gestores.

Por essa questão, eles oferecem perspectivas perspicazes e únicas que nem sempre são percebidas pelas lideranças.

Assim, promover uma cultura no escritório que valoriza o compartilhamento de ideias e incentiva a solução de problemas é essencial para a produtividade e criar confiança e equilíbrio entre os times.

3- Ouça e capacite seus funcionários

Já imaginou que uma simples ideia pode gerar uma grande economia ou então contribuir diretamente para que a meta do ano seja batida? 

Por isso, é essencial ouvir aquilo que os colaboradores têm a dizer. Reuniões de brainstorming, por exemplo, são ótimas para isso.

Lembre-se que muitos dos seus funcionários têm pontos de contato diretos com os clientes. Isso significa que eles estão sempre por dentro de assuntos que, por exemplo, podem ser aprimoramentos para seus produtos — que, consequentemente, pode otimizar seus resultados como um todo.

Tão essencial para a melhoria da cultura da empresa, um funcionário que sente que tem voz ativa é, acima de tudo, um investimento para que a organização tenha sucesso. 

Portanto, peça opiniões de forma regular, além de feedback e ideias, e demonstra que as pessoas que trabalham com você são verdadeiramente consideradas e importantes. 

4- Ajude todo time a entrar na mesma página

Será que os objetivos do seu negócio são tão claros para os colaboradores quanto são para você, que ocupa uma posição de liderança

Caso ainda não tenha uma, crie uma lista de valores essenciais que tocam em vários pontos cruciais para a evolução do seu negócio — da missão da empresa no curto prazo até os objetivos mais elevados de longo prazo.

Aqueles colaboradores que conseguem enxergar seus próprios valores e crenças refletidos na missão da companhia se sentirão muito mais satisfeitos e motivados em suas atividades do que aqueles que não gostam do seu trabalho e/ou não acreditam na empresa para a qual trabalham. 

5- Crie um ambiente colaborativo

As vantagens de um espaço de trabalho colaborativo são bastante conhecidas, mas criar um ambiente desse tipo não é algo que acontece da noite para o dia, certo?

A colaboração requer que a confiança aconteça dos líderes junto aos liderados, mas vai além. Também é preciso que os pares colaborem entre si, a fim de que a colaboratividade aconteça em todos níveis.     

Os colaboradores do seu time devem se sentir à vontade e confiante de que seus não serão mantidos de maneira indefinida. Da mesma forma, os novos funcionários também devem ter oportunidades para criar esse tipo de confiança desde o primeiro dia na empresa.  

Apesar disso, vale destacar que criar e solidificar relações de longo prazo exige que os colaboradores não sejam tratados como meros números — ou seja, é preciso que eles sintam apreço e que tenham o sentimento de que são verdadeiramente pertencentes ao ambiente e à empresa.   

cultura na empresa

6- Ofereça oportunidades de crescimento

Quando você oferece oportunidades de crescimento para as equipes, a probabilidade é que os funcionários permaneçam cada vez mais tempo na empresa. A partir desse contexto, é preciso que as empresas superem o desafio de falta de tempo para poderem investir em seus times.

Ao possibilitar às pessoas algumas horas por semana para que elas invistam em desenvolvimento pessoal, os funcionários agregam valor e habilidades às suas atividades e, claro, se tornam mais fiéis à companhia.

7- Seja flexível

Definitivamente, o modelo de trabalho de 9h às 18h está defasado e fadado ao esquecimento em alguns anos. Afinal, os horários flexíveis são alguns dos benefícios mais procurados pelos funcionários, que entre outras coisas buscam mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. 

O horário flexível diz aos colaboradores que você os enxerga como indivíduos e não somente valoriza as atividades que eles executam a favor dos negócios, mas também indica respeito à vida pessoal deles.

Por isso, vale identificar quando é essencial que os funcionários estejam no escritório. Melhor que isso, pode ser a implementação de políticas de home office e/ou trabalho em escritórios compartilhados.

Falando nisso, clicando aqui você baixa um ebook gratuito sobre esse universo — que também é conhecido por muitos como coworking.

Por fim, como mostramos ao longo do texto, construir uma cultura na empresa não é algo fácil e não acontece da noite para o dia, mas é algo que é possível para qualquer companhia, seja ela pequena, média ou grande.

Concorda? Me diz nos comentários?

Similar Posts