Como manter uma rotina saudável trabalhando fora de casa

Quando estamos muito focados no trabalho, é fácil nos esquecermos de cuidar de nós mesmos. E tudo bem, há fases em que precisamos nos dedicar com mais afinco para alcançar os resultados desejados.

Mas isso não quer dizer que não seja possível organizar uma rotina saudável trabalhando fora de casa. Afinal, se não estivermos bem, não conseguiremos realizar as tarefas profissionais com qualidade.

Neste texto, falamos sobre alguns hábitos simples que podem ser adotados para garantir mais saúde física e mental. Além disso, damos dicas para facilitar pequenas mudanças que podem fazer a diferença. Confira!

Estabeleça horários e faça uma programação

Com um dia a dia corrido, muitas vezes fica mais difícil encaixar uma modalidade de exercício físico diariamente. Mesmo para quem gosta há dias que não sobra tempo. E para quem não gosta tanto assim, qualquer empecilho já vira uma desculpa para faltar à academia.

Por isso, é importante estabelecer um planejamento e tê-lo como um compromisso como outro qualquer. Assim, fica muito mais fácil manter uma rotina saudável trabalhando fora de casa.

Se você sabe que no período da noite estará cansado e provavelmente deixará para se exercitar “amanhã” — aquele amanhã que nunca chega —, então já se comprometa a fazer isso pela manhã. Olhe a programação da sua academia, veja as aulas que mais lhe interessam e já faça sua agenda da semana. Além disso, escolha uma modalidade que te dê prazer, pois é muito mais fácil acordar mais cedo para fazer algo que gostamos do que sentir que estamos fazendo um sacrifício.

E essa dica também vale para a alimentação. Se deixarmos para preparar uma refeição quando estamos com muita fome, naturalmente procuramos aquilo que é mais rápido. E isso, geralmente, significa optar por comidas não tão saudáveis assim, como produtos industrializados que já estão prontos para comer.

Então, é interessante programar suas refeições da semana previamente e já deixar grande parte pronta e congelada. Além disso, tenha sempre lanches saudáveis para a hora do desespero, como frutas, castanhas e outros alimentos mais naturais.

Prepare e leve suas próprias refeições

Hoje já existem muitos restaurantes saudáveis com opções deliciosas. Você pode optar por montar sua salada, ir à um self-service ou pedir pratos mais leves à la carte com facilidade. Mas, quando preparamos nossas próprias refeições, sabemos exatamente o que tem ali e a qualidade dos alimentos é selecionada a dedo. Além disso, você pode usar os temperos que mais gosta e fazer a comida do seu jeito, o que deixa tudo muito mais gostoso.

Você pode montar um cardápio semanal com variações de legumes, carnes e acompanhamentos de sua preferência. Basta deixar tudo congelado em vasilhas próprias e levar seu almoço para o trabalho.

Nos espaços de coworking, por exemplo, sempre há uma cozinha compartilhada com toda estrutura necessária para esquentar a comida e almoçar no local. Há microondas, talheres, mesas e cadeiras em um ambiente próprio para isso, então você não precisará comer na sua sala.

Priorize um sono de qualidade

Dormir bem é essencial para que o corpo se recupere de todas as atividades realizadas durante o dia e se prepare para o próximo. Por isso, ter uma noite de sono de qualidade é extremamente importante para manter uma rotina saudável trabalhando fora. Para a maioria das pessoas, isso significa separar de 7 a 9 horas por noite para dormir.

Pessoas que dormem pouco e/ou mal se sentem infelizes, comem mais do que precisariam, são improdutivas, seu desejo sexual cai e seu ambiente hormonal faz com que o corpo comece a armazenar gordura e a quebrar músculos. Isso pode causar doenças e até levar à depressão.

rotina saudável trabalhando fora

Mas um bom sono não depende somente da quantidade de horas em que estamos na cama. Para garantir que você durma bem e realmente descanse, adote alguns hábitos antes de se deitar, como o de desligar os aparelhos eletrônicos 30 minutos antes, evitar alimentos com cafeína no período da noite e não realizar atividades muito estimulantes. Isso contribui para que você tenha um sono mais tranquilo e profundo.

Mude pequenos hábitos

Existem alguns hábitos que estão tão enraizados em nossas rotinas que, muitas vezes, nem sabemos o porquê de fazermos certas coisas. E pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para a nossa saúde. Abaixo, separamos algumas sugestões:

  • Corte o açúcar do café e chá: você já tomou seu café ou chá sem adoçar? No começo pode parecer estranho, mas depois de um tempo você nunca mais colocará açúcar na bebida. E aquele cafezinho no escritório que antes poderia somar altas doses de glicose ao fim do dia já se torna mais saudável;
  • Use as escadas: tudo bem, você não precisa subir 20 andares de escada, mas pode parar o elevador no 15º e subir os 5 restantes fazendo um exercício leve;
  • Dê uma volta ao ar livre: diversos prédios de escritórios já contam com varandas, rooftops e áreas arborizadas. Faça pausas ao longo do dia e desfrute desses espaços para aliviar a mente e respirar um ar puro;
  • Tenha lanches leves à mão: ao invés do biscoito açucarado ou salgadinho industrializado, tenha snacks saudáveis para você e para oferecer aos colegas, assim você muda seu hábito e ainda pode influenciar outras pessoas a serem mais saudáveis também.

Use a tecnologia a seu favor

Existem aplicativos com funções diversas para te ajudar a ter uma rotina mais saudável trabalhando fora de casa. Alguns têm como função monitorar o sono e contam com um despertador inteligente, como é o caso do SleepCycle.

Ele usa o acelerômetro do telefone para detectar quando você se move durante o sono e estimar quando você entra no modo de sono leve, assim o despertador não toca quando você está em estado de sono profundo.

rotina saudável trabalhando fora

Outro app legal é o Nike Training Club, que tem treinos variados, personalizados e adaptáveis. Com ele você também pode monitorar seus treinos de corrida e compartilhar com amigos — que podem lhe enviar áudios e mensagens de incentivo durante o treino.

Manter uma rotina saudável trabalhando fora pode parecer difícil, mas no final das contas basta se planejar e ter mais força de vontade no início. Depois que isso se torna um hábito, fica tudo bem mais fácil! Se você gostou desse post, confira a importância da descompressão nos escritórios e como ela ajuda na saúde mental, física e na produtividade dos funcionários.

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Como manter uma rotina saudável trabalhando fora de casa

Estresse no trabalho: o papel da descompressão nos escritórios

Como manter uma rotina saudável trabalhando fora de casa

Anywhere Office: é possível viajar e trabalhar ao mesmo tempo?

Newer post