Estresse no trabalho: o papel da descompressão nos escritórios

A saúde mental e esgotamento emocional têm sido temas altamente discutidos nos últimos anos. Afinal, a pressão por resultados e cargas horárias extensas podem ser extremamente cansativas. Chegamos a ver até casos de burnout — definido como um um estado de exaustão emocional, física e mental causado por um estresse no trabalho de forma excessiva e prolongada.

Felizmente, com as evoluções nos modelos de trabalho é possível mudar essa situação. As pessoas já estão buscando empregos que estimulem sua satisfação e permitam um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. As empresas passaram a valorizar e se preocupar mais com o bem-estar de seus funcionários. E, como consequência, os ambientes estão sendo adaptados a essas demandas.

De alguns anos para cá, os escritórios mudaram bastante. Locais que antes eram compostos apenas por salas cinzas e cubículos sem graça hoje são estimulantes e bem pensados para todas as necessidades. E assim surgiram novos ambientes. No texto de hoje falaremos sobre os espaços de descompressão, o porquê de eles terem importância nos escritórios e como aproveitá-los da melhor maneira para evitar o estresse no trabalho. Confira!

Por que devemos evitar o estresse no trabalho

Essa pode parecer uma pergunta óbvia, já que a maioria de nós já sabe o quão prejudicial o estresse excessivo pode ser para a saúde de uma pessoa. Mas, além disso, ele também pode causar danos à saúde da empresa. Afinal, colaboradores esgotados produzem menos e com qualidade inferior. Eles também apresentam dificuldades em se relacionar com os colegas e até seus gestores. Ou seja, todos saem perdendo nessa história.

Já o bem-estar é altamente benéfico para todos os envolvidos. Um estudo recente realizado por economistas da Universidade de Warwick descobriu que a felicidade levou a um aumento de 12% na produtividade, enquanto trabalhadores infelizes se mostraram 10% menos produtivos. Como a equipe de pesquisa colocou: “Achamos que a felicidade humana tem efeitos causais grandes e positivos na produtividade. As emoções positivas parecem revigorar os seres humanos.”

estresse no trabalho

Lidando com o esgotamento

Diferentes problemas de saúde mental afetam as pessoas de maneiras distintas e é essencial entender a experiência de cada indivíduo. Podemos parecer ou nos sentir muito cansados ​​ou esgotados. Podemos descobrir que nos isolamos, evitamos colegas ou parecemos distraídos. Podemos procrastinar mais — ou parar completamente. Ou podemos acelerar ou nos tornar caóticos, invadindo as conversas e o trabalho de outras pessoas e assumindo mais tarefas do que conseguimos.

O primeiro passo é identificar o problema e ter consciência do que está acontecendo. Depois é possível contar com uma rede de apoio que auxilie a lidar com o esgotamento. Mesmo dentro das empresas existem programas do RH com profissionais capacitados e pessoas à disposição para ajudar. Além disso, amigos e familiares também podem ser de grande importância nesse caminho, bem como médicos e psicólogos de confiança.

Evitando o estresse no trabalho

A fim de evitar que casos de esgotamento aconteçam, as empresas e seus colaboradores estão se unindo para encontrar formas de minimizar ao máximo o estresse no trabalho. Percebeu-se que as relações interpessoais têm um papel importante na satisfação das pessoas dentro do escritório. E que momentos de descontração são extremamente benéficos para a saúde mental e produtividade.

Sabendo disso, gestores começaram a proporcionar ambientes de descompressão e momentos de socialização dentro da empresa. Veja, abaixo, algumas ideias.

  • Salas de jogos: você pode oferecer uma mesa de sinuca, videogames, tênis de mesa e até jogos de tabuleiro. Eles promovem o relaxamento ao mesmo tempo que estimulam o pensamento lógico e criativo, podendo contribuir inclusive na resolução de problemas dentro do negócio
  • Biblioteca: entre uma tarefa e outra, ler um livro pode ser uma boa maneira de se distrair e relaxar. Preferencialmente devem ser assuntos que não estejam relacionados diretamente ao trabalho, já que a ideia é justamente fugir do assunto;
  • Happy hours: a socialização entre colegas é um fator importante para a satisfação dos colaboradores. Somos seres sociais e quando nos isolamos a tendência à depressão aumenta. Por isso, oferecer oportunidades de encontros é uma ótima ideia;
  • Aulas de ioga e meditação: ter momentos de relaxamento ao longo do dia é essencial. Tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. E isso também é importante para manter a produtividade no trabalho. Sabendo disso, diversas empresas e escritórios compartilhados passaram a incluir rotinas de ioga e meditação para seus colaboradores.
estresse no trabalho

O trabalho flexível e a redução do esgotamento

Outra forma de evitar o estresse no trabalho é proporcionando formas mais flexíveis de trabalhar. Diversas pesquisas já demonstraram que o trabalho remoto traz inúmeros benefícios para os profissionais dentro de uma empresa. Isso acontece porque quando um funcionário não precisa se deslocar longas distâncias para ir ao escritório, por exemplo, os níveis de insatisfação e cansaço diminuem consideravelmente.

Proporcionar horários flexíveis também é muito positivo. Cada pessoa tem uma rotina diferente, e quando o colaborador pode organizar seu horário de forma proveitosa, ele fica muito mais feliz e satisfeito. Assim pode levar o filho na escola, almoçar com a família e realizar as tarefas pessoais sem se estressar com o que precisa fazer no trabalho apenas em horário comercial e dentro do escritório.

Outra maneira de flexibilizar a rotina de trabalho é recorrendo aos espaços de coworking. Eles por si só já apresentam um ambiente colaborativo e descontraído. Mas também são positivos porque quando um colaborador precisar de um escritório próximo de onde estiver, pode facilmente encontrar um espaço compartilhado para trabalhar, com toda a infraestrutura necessária. Coworkings também são ricos em salas de descompressão, terraços, cozinhas compartilhadas e muito mais.

Procurar formas de descontrair e melhorar a saúde física e mental é essencial tanto para as pessoas quanto para as próprias empresas. Por isso, recorrer a ambientes de descompressão e eventos sociais é uma boa prática em qualquer negócio. Se você quer diversificar os eventos que realiza em sua empresa, leia este post em que demos algumas dicas e ideias além do tradicional happy hour.

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Estresse no trabalho: o papel da descompressão nos escritórios

Profissionais do futuro: o que fazer para se qualificar e não ficar para trás

Estresse no trabalho: o papel da descompressão nos escritórios

Como manter uma rotina saudável trabalhando fora de casa

Newer post
[instagram-feed showheader=true widthunit=273 heightunit=273 imagepadding=0 showfollow=true showbutton=false]