Como convencer seu chefe a trabalhar remotamente

O trabalho remoto tem diversos benefícios. E, por causa disso, muitas pessoas gostariam de ter a oportunidade de experimentá-lo. Afinal, é possível eliminar horas no trânsito, otimizar sua rotina e ainda ter um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Mas será que é possível convencer o seu gestor de que é uma boa ideia trabalhar remotamente em 2020?

A boa notícia é que esse modelo de trabalho traz muitas vantagens, também, para a própria empresa. Dessa forma, você pode argumentar com o seu chefe trazendo dados concretos e sugestões práticas. Com um pouco de conhecimento sobre o assunto e jogo de cintura na hora de levantar a questão será bem mais fácil convencê-lo a liberar pelo menos alguns dias de trabalho fora do escritório.

Para te ajudar, separamos algumas sugestões que podem ser bastante úteis nessa conversa. Além disso, trouxemos dados de pesquisas que mostram como o trabalho remoto é benéfico para os negócios e pode, inclusive, proporcionar melhores resultados comerciais. Então se você quer trabalhar remotamente em 2020, continue lendo e tome nota!

Deixe que os números falem por si só

Dentro das possibilidades geradas pelo trabalho remoto vários benefícios podem ser alcançados. Levando números de pesquisas e comparações de orçamentos personalizados você pode mostrar ao seu chefe tudo isso na ponta do lápis. Abaixo, listamos alguns pontos importantes para a empresa.

Maior ganho pela produtividade

De acordo com um estudo realizado pelo International Workplace Group 70% dos profissionais em todo o mundo estão trabalhando remotamente pelo menos um dia por semana. Em outros casos, os profissionais atuam de forma remota 100% do tempo, seja trabalhando em casa ou em um escritório compartilhado.

Outra pesquisa recente realizada pela Society of Human Resources Management constatou que entre aqueles que trabalham remotamente pelo menos algumas vezes por mês, 77% relataram maior produtividade e 30% disseram que realizaram mais tarefas em menos tempo. Além disso, os teletrabalhadores geralmente voltam ao trabalho mais rapidamente após uma cirurgia ou de se recuperam de problemas médicos.

trabalhar remotamente em 2020

Já de acordo com um estudo realizado pelo Owl Labs os trabalhadores remotos são mais felizes, leais e produtivos. Dos entrevistados, trabalhadores remotos em tempo integral disseram estar felizes em seu trabalho 22% mais do que as pessoas que nunca trabalham remotamente. Os motivos pelos quais eles disseram que decidiram trabalhar remotamente foram: melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal (91%), maior produtividade/melhor foco (79%), menos estresse (78%) e evitar deslocamentos (78%).

Contrariamente à crença popular de que os trabalhadores remotos não realizam nenhum trabalho, a pesquisa da Owl Labs descobriu que os trabalhadores remotos realizam mais de 40 horas por semana, 43% a mais do que os trabalhadores no local. Torna-se ainda mais interessante quando pergunta-se aos trabalhadores por que trabalham mais horas. Enquanto os funcionários tradicionais dizem que trabalham mais horas porque precisam, os trabalhadores remotos dizem que fazem isso porque gostam.

Economia com infraestrutura

Em geral, adotar opções de trabalho remoto pode ajudar os empregadores a reduzir ou eliminar custos indiretos, incluindo despesas imobiliárias e operacionais. A economia média imobiliária para empregadores com trabalhadores remotos em tempo integral é de US$ 10.000,00 por funcionário a cada ano, de acordo com estatísticas da PGI News.

Quando uma empresa opta por trabalhar com times remotos, os recursos financeiros são utilizados da melhor forma possível. Isso acontece porque, primeiramente, um escritório próprio é bem mais caro do que escritórios compartilhados, por exemplo. Além disso, há colaboradores que não utilizam o espaço físico o tempo inteiro e a sua vaga não fica ociosa nesse modelo de trabalho.

Não é difícil comprovar a redução de gastos. Quando você tem uma equipe com diversos funcionários dentro de um escritório tradicional, precisa pagar aluguel, água, energia, IPTU e uma série de outras contas fixas. Isso sem considerar os custos variáveis com manutenção da estrutura. Para empresas com times remotos essas contas simplesmente não existem. Você otimiza os gastos e as operações do dia a dia.

Apresente cases reais de empresas que adotaram o trabalho remoto

Existem muitas empresas que optaram por migrar integral ou parcialmente para espaços de coworking, por exemplo. Outras, permitem que seus colaboradores façam home office pelo menos dois dias na semana. E não estamos falando apenas de startups modernas, mas também de grandes corporações tradicionais e multinacionais (como Unilever e Roche).

Estude esses casos e mostre para o seu chefe os motivos pelos quais essas empresas adotaram o trabalho remoto. Assim você mostra que o mercado já está se movimentando nesse sentido há algum tempo e que as equipes dentro do seu negócio têm muito a ganhar se puderem trabalhar remotamente em 2020.

Dentro do Woba nós também praticamos a filosofia de anywhereoffice, pois somos um time 100% remoto. Aproveitamos para conhecer coworkings no mundo inteiro quando viajamos a trazemos ideias para o nosso dia a dia. Além disso, aqui no Brasil, utilizamos a nossa rede diariamente, claro. Temos mais de 900 opções de escritórios compartilhados em mais de 150 cidades em todo o país, portanto aproveitamos para rodar por aí.

Cada dia nos aventuramos em um ambiente diferente, conhecemos pessoas novas e fazemos networking com profissionais incríveis. Mantemos, também, um relacionamento próximo com os nossos clientes e parceiros. Agendamos sempre visitas e reuniões presenciais nos coworkings. Assim, as expectativas e objetivos se mantêm alinhados em todo o caminho do processo.

trabalhar remotamente em 2020

Sugira que vocês façam primeiramente um teste

Se o seu chefe ainda não tem certeza sobre o trabalho remoto, sugira a ele que vocês façam um teste. Comece, primeiramente, um dia por semana durante um mês, por exemplo. Depois vá aumentando gradativamente a quantidade de dias até que ele veja como funciona. Assim é possível mostrar os processos e resultados, além de auxiliar a equipe a se adaptar a uma nova forma de trabalho.

Para isso, você pode utilizar uma diária grátis em um espaço de coworking e começar sua experiência em trabalhar remotamente em 2020. Basta se cadastrar aqui e levar sua equipe para o local de sua escolha dentre as mais de 900 opções do Woba. Esperamos que essas dicas tenham te ajudado na tarefa de conversar com o seu chefe sobre o trabalho remoto. Navegue pelo nosso blog e confira centenas de outros materiais sobre o assunto!

Similar Posts