Satisfação e produtividade no trabalho: estratégias para ter funcionários mais engajados

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)A satisfação e produtividade no trabalho são duas das maiores preocupações em relação aos profissionais da atualidade. Por isso, as empresas buscam cada vez mais formas de manter seus funcionários mais engajados e felizes. Mas essa nem sempre é uma tarefa fácil, não é mesmo? Afinal, o estresse do dia a dia é inevitável em alguns momentos — mesmo para aqueles que são mais felizes e produtivos.

Contudo, é, sim, possível minimizar os efeitos do cansaço cotidiano adotando algumas estratégias e políticas dentro da empresa. Além disso, algumas práticas fora do ambiente de trabalho também são essenciais para manter o equilíbrio físico e mental, que por sua vez é imprescindível na realização das tarefas profissionais.

Neste texto falaremos sobre a relação da felicidade com os altos níveis de produtividade dos trabalhadores, como já foi demonstrado em diversos estudos científicos. Daremos, também, algumas dicas para que você aplique métodos eficazes dentro da sua organização (como o trabalho remoto) e aumente ainda mais a satisfação dos colaboradores do seu time. Confira!

Relação entre felicidade e produtividade no trabalho

Um estudo recente realizado por economistas da Universidade de Warwick descobriu que a felicidade levou a um aumento de 12% na produtividade, enquanto trabalhadores infelizes se mostraram 10% menos produtivos. Como a equipe de pesquisa colocou: “Achamos que a felicidade humana tem efeitos causais grandes e positivos na produtividade. As emoções positivas parecem revigorar os seres humanos.”

funcionários mais engajados

A felicidade aumenta a produtividade, também, porque leva a um maior envolvimento, de modo que funcionários felizes também estão mais presentes. Eles prestam mais atenção às necessidades dos clientes e estão mais atentos aos processos e sistemas da empresa, por exemplo. Todos esses fatores se unem para trazer às organizações maior produtividade e lucratividade.

Além disso, funcionários felizes são mais fiéis à empresa e tendem a permanecer mais tempo na organização. Eles também são, em geral, mais dispostos a entregarem além do que se espera deles — afinal, querem tanto quanto a gestão que a corporação cresça, pois sabem que crescerão junto com ela.

Formas de ter funcionários mais engajados

Existem diversas maneiras de incentivar seus colaboradores e mantê-los mais satisfeitos e felizes. Abaixo, listaremos algumas delas e daremos dicas de como você pode aplicá-las no dia a dia da sua empresa. Acompanhe!

Aderindo ao trabalho remoto

Uma empresa norteamericana chamada Owl Labs realizou uma pesquisa em que foram analisados 1.200 trabalhadores entre 22 e 65 anos. No relatório State of Remote Work de 2019 foi constatado que funcionários que trabalham regularmente de forma remota são mais felizes e ficam com suas empresas por mais tempo do que aqueles que ficam 100% do tempo na sede da empresa. Dos pesquisados, 62% trabalham remotamente pelo menos parte do tempo.

Trabalhadores remotos em tempo integral disseram estar felizes em seu trabalho 22% mais do que as pessoas que nunca trabalham remotamente. Os motivos pelos quais os entrevistados disseram que decidiram trabalhar remotamente foram: melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal (91%), maior produtividade/melhor foco (79%), menos estresse (78%) e evitar deslocamentos (78%).

Estimulando a interação entre as equipes

Como seres sociais que somos, ficamos muito mais felizes quando interagimos com pessoas de quem gostamos. Além disso, nos sentimos mais estimulados ao conviver com colegas interessantes e que tenham ideias e experiências a acrescentar. Por isso, é interessante incentivar a colaboração entre profissionais dentro da empresa, sejam eles da mesma equipe ou de setores diferentes. Isso pode ser feito por meio de encontros casuais e dinâmicas internas.

Se o seu time for majoritariamente remoto, uma saída é optar pelos espaços de coworking. Neles é possível conhecer novas pessoas e interagir com profissionais de diversas empresas, áreas de atuação, perfis e temperamentos. Ao contrário do que pode acontecer quando se adota o home office, nos escritórios compartilhados os colaboradores não se sentem solitários ou isolados.

Promovendo atividades extralaborais

Pessoas mais saudáveis podem significar funcionários mais engajados. Isso porque, como diversos estudos já comprovaram, a prática de exercícios físicos está diretamente ligada aos níveis de felicidade.

Uma pesquisa realizada na Universidade de Penn State, nos Estados Unidos, constatou que “a quantidade de atividade física com a qual uma pessoa se compromete a fazer em um determinado dia influencia diretamente no quão satisfeita ela se sente com a vida naquele momento. Ou seja, quanto mais alguém se exercita, mais feliz relata se sentir”.

Então, realizar atividades que estejam relacionadas a algum tipo de exercício físico pode ser extremamente proveitoso. Você pode, por exemplo, criar um grupo de corrida dentro da empresa. Ou contratar uma equipe de personal trainers para realizar aulas coletivas de diversas modalidades como funcional, ioga, entre outros. Ou pode, ainda, realizar campeonatos de futebol, vôlei e tênis. O céu é o limite!

Realizando eventos diversos

Como já dissemos acima, é sempre interessante estimular a interação entre seus funcionários para mantê-los engajados. E uma ótima forma de fazer isso, também, é realizando eventos dos mais variados tipos. No que diz respeito ao ambiente profissional, é possível trazer palestras, workshops, painéis de discussão e oficinas com conteúdos relacionados à área de atuação do seu negócio.

Já quando olhamos pelo lado social, podemos pensar em confraternizações que fujam do tradicional happy hour (que continua sendo, como sempre, uma ótima opção). Você pode, por exemplo, oferecer uma degustação de vinhos com harmonização de queijos para os colaboradores da empresa. Assim eles irão se divertir e ainda aprenderão algo novo. E isso é muito estimulante de uma forma geral.

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)

Valorizando seus colaboradores

Todos os profissionais gostam de ser reconhecidos e de ter a certeza de que seu trabalho está sendo valorizado dentro da empresa. Por isso, manter uma rotina de feedbacks periódicos pode ser uma boa estratégia para ter funcionários mais engajados. Mesmo que seja necessário sugerir alguns ajustes, quando isso é feito de maneira respeitosa e construtiva a pessoa sente que está sendo apreciada e que a gestão pensa em seu crescimento também.

Como vimos, a produtividade pode ser ligada à satisfação dos colaboradores. E percebe-se que este é um item muito importante. Gestores e empresas estão cada vez mais atentos à saúde física e mental de sua equipe. Claro que ninguém é feliz 100% do tempo, mas entender os funcionários como pessoas e não máquinas já faz parte da política interna de muitas organizações, o que garante um maior equilíbrio dentro dos setores.

Se você gostou deste artigo e quer ter funcionários mais engajados, que tal experimentar um coworking? Cadastre-se aqui e leve seu time para fazer um teste grátis nas centenas de espaços da rede do Woba!

Guia Definitivo do Futuro do Trabalho (1)

Similar Posts