O que devo considerar para escolher o espaço ideal para minha startup

Vamos imaginar que a sua grande ideia de negócio está apresentando bons resultados. A empresa, então, passa a crescer em um ritmo acelerado e a primeira pergunta que vem à mente é: qual é o tipo de espaço ideal para a minha startup se desenvolver, mantendo o controle de custos em dia?

Essa é uma dúvida que permeia os pensamentos de muitos empreendedores que, como você, precisam de um local que não limite a expansão do negócio. Pensando nisso, decidimos trazer, neste artigo, algumas informações sobre como deve ser um espaço ideal para uma startup e quais são os requisitos que não podem ficar de fora da sua avaliação. Confira!

Como deve ser o espaço ideal para minha startup?

O ponto de partida para que a escolha do local seja bem-feita é entender quais são as principais necessidades da sua startup. Veja, abaixo, quais são as características que um ambiente precisa oferecer para atender bem ao seu negócio.

Conforto e bem-estar

O conforto é um requisito básico para qualquer tipo de empresa. O escritório de uma startup precisa contar com mobiliário de qualidade, espaço de descompressão, cozinha equipada e todo tipo de cuidado ergonômico que promova o bem-estar de seus colaboradores.

Além disso, é crucial que o ambiente seja estimulante, com uma decoração diferenciada que ajude na motivação cotidiana. O uso de cores e elementos temáticos, por exemplo, são importantes aliados nesse quesito.

espaço ideal para a minha startup
Tato Coworking, São Paulo/SP

Infraestrutura completa

Quando falamos em infraestrutura, é comum pensarmos apenas em questões físicas, como mobiliário e salas de reunião espaçosas com recursos tecnológicos de ponta, mas você vai precisar de mais do que isso.

É importante lembrar da equipe de limpeza, da recepcionista, entre outros profissionais. Eles não cumprem funções diretamente relacionadas ao negócio, mas são indispensáveis no dia a dia da empresa, desde as menores até as mais complexas.

Possibilidade de expansão

Um dos pré-requisitos para que uma empresa seja considerada uma startup é que o negócio seja escalável. Isso significa que, desde a sua concepção, espera-se que haja um crescimento acelerado, tanto no volume de vendas quanto no tamanho do time.

Por mais detalhado que seja o planejamento estratégico, a previsão do quanto e quando essa expansão vai realmente acontecer não é uma ciência exata. Ela depende de vários fatores que não estão sob seu controle. O fato é que não dá para escolher um lugar que já esteja com pouco espaço de sobra.

Econômico

Partindo da característica anterior, a solução imediata seria encontrar um lugar bem grande que possa ser ocupado na medida em que o negócio cresce. Contudo, isso pode gerar um aumento nos custos com aluguéis e manutenção de espaços subutilizados e ociosos. O ideal é encontrar um ponto de equilíbrio que se encaixe da melhor forma à necessidade e orçamento.

Acessível

A acessibilidade aqui se refere ao acesso facilitado para pessoas com algum tipo de necessidade especial e à localização estratégica do ponto comercial. É fundamental que clientes, fornecedores e parceiros não encontrem dificuldades em achar a sua empresa caso precisem ir até você.

espaço ideal para a minha startup

Quais são os principais requisitos a serem avaliados?

Diante das necessidades que um espaço ideal para uma startup demanda, é preciso atentar-se aos requisitos abaixo na hora de avaliar o seu novo endereço comercial.

Localização

A localização ideal é aquela que facilita a mobilidade de colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Em geral, deve ser escolhida uma região central. Também é interessante ter acesso fácil ao transporte público vindo de diferentes localidades da cidade.

Se a disponibilidade financeira não permite pagar um aluguel tão caro, existem duas opções. A primeira é encontrar um endereço em uma região mais afastada do centro, mas que também seja de acesso fácil. A segunda é buscar por um escritório compartilhado na região pretendida inicialmente.

Tamanho do espaço e possibilidades de crescimento

O tamanho do local escolhido deve ser o suficiente para permitir que a sua empresa cresça pelos próximos 12 meses, no mínimo. Mudar de endereço é algo trabalhoso e gera custos e impactos. Logo, o melhor é evitar ao máximo que isso seja necessário.

A melhor estratégia para garantir essa premissa é ter sempre uma possibilidade de aumento do espaço no curto prazo. Isso pode ser feito ao alugar um escritório em um prédio comercial com várias salas disponíveis ou estabelecendo um contrato junto a um coworking.

Condições contratuais envolvidas

Uma questão muito importante e que acaba sendo esquecida em meio a toda a correria de encontrar um lugar perfeito, é que o contrato de locação pode ter uma cláusula de fidelidade que prejudique a mobilidade da sua empresa. Mesmo que seu negócio cresça e precise se mudar, essa condição contratual pode impedir que isso seja feito sem o pagamento de multa rescisória.

Por isso, antes de assinar os papéis, tenha certeza de que o espaço escolhido via atender às suas necessidades ao longo de todo o período mínimo do contrato. Assim, você evita surpresas desagradáveis em um momento tão bacana que é o de ver a empresa se desenvolvendo.

Relação custo-benefício

Por fim, mas não menos importante, é fundamental avaliar com muito cuidado a relação custo-benefício antes de bater o martelo. Para alguns, é melhor pagar um aluguel mais caro para estar em uma determinada localização. Para outros, esse quesito não exerce uma influência tão grande. Tudo depende do perfil da sua startup.

Faça um levantamento detalhado sobre os custos envolvidos em cada uma das opções disponíveis e avalie com cuidado os benefícios esperados. Evite migrar para uma estrutura muito além do necessário, que demande gastos extras com manutenção em ambientes subutilizados.

O espaço ideal para uma startup é aquele que atende melhor às necessidades do negócio, que estimula a inovação e a criatividade e que, acima de tudo, não limite o seu crescimento. A melhor de todas as dicas que posso dar nesse aspecto é: considere o uso de um coworking. Além de ser um local flexível e completo, ele ainda pode abrir muitas oportunidades de novos negócios e parcerias.

Então, aproveite esse momento incrível de desenvolvimento da sua empresa e conheça um dos coworkings do BeerOrCoffee. Traga o seu time para fazer um teste gratuito!

Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

Facebook Comments
O que devo considerar para escolher o espaço ideal para minha startup

Satisfação e produtividade no trabalho: estratégias para ter funcionários mais engajados

O que devo considerar para escolher o espaço ideal para minha startup

Como convencer seu chefe a trabalhar remotamente em 2020

Newer post