Principais ferramentas para trabalhadores remotos em 2020

O anywhere office já se tornou realidade para grande parte dos profissionais e empresas. Mas para que ele funcione, algumas adaptações devem ser feitas. Por isso, falaremos sobre as principais ferramentas para trabalhadores remotos.

O trabalho remoto se tornou presente na rotina de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Seja diariamente ou em momentos específicos, a maioria dos profissionais já precisou contar com o auxílio de ferramentas para trabalhadores remotos. É necessário arquivar e compartilhar documentos, fazer reuniões online e organizar o trabalho de forma compartilhada com a equipe.

Mas com as evoluções tecnológicas, muitas vezes fica difícil acompanhar o ritmo de lançamento dos aplicativos e recursos disponíveis. Às vezes já foram desenvolvidas ferramentas muito melhores do que aquelas que estamos usando e nós nem sabemos da sua existência. O que quer dizer que o trabalho poderia estar sendo feito de forma muito mais eficiente e melhor.

Por isso, preparamos um post com algumas das principais ferramentas para trabalhadores remotos em 2020. Assim, você já entra no novo ano atualizado e com a produção a todo vapor. Conheça alguns dos recursos mais modernos para colaboração, desenvolvimento e gestão de projetos, comunicação e muito mais! É só continuar lendo o texto.

Comunicação e envio de mensagens

Existem inúmeros aplicativos e programas que cumprem a função de escritório virtual. Um dos mais conhecidos é o Slack, como já mencionamos neste post. Mas novas ferramentas surgem constantemente, e você pode ver algumas das principais delas logo abaixo.

ferramentas para trabalhadores remotos

YAC: comunicação assíncrona para times remotos

O Yac é uma ferramenta de mensagens de voz que permite enviar clipes de áudio de alta qualidade e curta duração (30 segundos). O objetivo é reduzir a quantidade de tempo gasto com explicações em formato de mensagens de texto. Você pode deixar comentários sobre o trabalho com anotações em áudio e enviar mensagens assíncronas também.

Há também a opção de compartilhamento de tela assíncrono, que permite que sua equipe veja o que você está vendo sem exigir que todos estejam online em uma reunião juntos e sem a necessidade de editar ou cortar um vídeo. Você pode dividir o compartilhamento de tela para obter o máximo em feedback e colaboração. Se você acha que poderia condensar e otimizar suas comunicações, experimente o Yac.

Happeo: rede social para a equipe

O Happeo é diferente da maioria das outras ferramentas de comunicação pois oferece mais experiência em rede social. Você pode criar páginas, ter um organograma público e criar perfis de usuário detalhados. Isso faz com que ele seja ótimo para trabalhadores remotos de uma equipe grande em que nem todos podem se conhecer.

Você pode, também, verificar a disponibilidade dos integrantes da equipe no calendário e integrar todos os arquivos do Google Drive necessários. Assim como no Facebook, há uma visualização da linha do tempo que você pode ver e personalizar para obter apenas as informações relevantes necessárias.

Ryver: tudo em um

O objetivo do Ryver é concentrar várias ferramentas dentro de apenas um aplicativo. O gerenciamento de tarefas, a teleconferência e as mensagens instantâneas são oferecidos no software, juntamente com a integração de uma quantidade impressionante de outros programas como o Salesforce, Asana e Box.

É muito mais barato que outras alternativas de comunicação populares, como o Slack, e também oferece grande parte da funcionalidade que o Asana possui no gerenciamento de tarefas. O Ryver é uma ótima opção para quem quer simplificar o uso de apps no dia a dia do trabalho concentrando-se apenas em uma ferramenta, pois é muito versátil.

ferramentas para trabalhadores remotos

Organização de tarefas e arquivos

Gavetas e armários para guardar quilos de papel são coisas do passado. Quando o assunto é organização das tarefas e armazenamento de arquivos, as ferramentas para trabalhadores remotos ganham espaço, também, nos escritórios tradicionais. Mas acredite, elas vão muito além do Google Drive.

ClickHelp: edição e colaboração de documentos

O ClickHelp fornece edição e colaboração de documentos com base na nuvem. Você pode criar PDFs, documentação on-line e impressa, tudo em tempo real e com várias pessoas. Se você está escrevendo textos mais técnicos, esta é uma ferramenta bastante adequada para você.

O aplicativo também possui ótimas funcionalidades de análise do trabalho escrito, como o tópico de conteúdo, legibilidade e contagem de palavras. Se você está pensando em mudar do Microsoft Office, ou precisa de mais funcionalidades de documentos do que as oferecidas pelo Google Drive, é uma boa ideia experimentar o ClickHelp.

Notion: planejamento e compartilhamento de tarefas e arquivos

Nós já falamos do Notion algumas vezes por aqui. Mas ele ainda é uma das ferramentas mais completas e fáceis de usar quando o assunto é planejamento, desenvolvimento e compartilhamento de projetos. Ele é uma plataforma de organização de projetos que permite a criação de diversas páginas dentro de um workspace para que toda a equipe possa acompanhá-los.

Por lá você pode criar listas, carregar arquivos, designar tarefas e conectar páginas à sua conta do Google Drive ou Airtable. É uma plataforma visualmente agradável, que permite gerenciar com facilidade todos os projetos de cada equipe entre o que deve ser feito, o que está em andamento e o que já foi finalizado.

Miro: organogramas interativos

Para fazer brainstormings e manter a criatividade a todo vapor, os quadros brancos são altamente utilizados. Quando a equipe não está reunida fisicamente, fica mais difícil adotar esse processo. Por isso, aplicativos que mimetizem esse momento de forma remota são bem interessantes. E é isso que o Miro faz. Ele entra na categoria de ferramentas para trabalhadores remotos que auxiliam a manter a sensação de proximidade mesmo estando longe.

É possível criar organogramas que descrevam a jornada do cliente e funil de vendas, por exemplo. Ou então criar quadros de processos adotados dentro de uma determinada área. Todos os integrantes da equipe podem colaborar e editar de forma assíncrona. Ou seja, não é necessário que estejam online ao mesmo tempo. Mas também podem ser feitas edições simultâneas com compartilhamento de tela e vídeo.

ferramentas para trabalhadores remotos

Atualização e conhecimento

Estar no mercado de trabalho significa aprender diariamente. E esse aprendizado pode vir de diversas maneiras. Uma delas é aproveitando o que as plataformas online têm a oferecer. Separamos duas que você talvez não conheça para ampliar seus conhecimentos em 2020.

Remote-how: como trabalhar remotamente

O Remote-how oferece diferentes treinamentos online para trabalhadores remotos, sendo o mais popular para gerentes remotos. Se você está cansado de guias desatualizados e treinamentos acadêmicos para gerentes, este programa é para você.

O Certificado em Gerenciamento Distribuído  fornece conteúdo acionável criado por especialistas que gerenciam equipes remotas diariamente. Suas histórias, táticas e estratégias ajudarão você a ter sucesso na criação de equipes, definição de metas, comunicação, desempenho e muitos outros aspectos.

Almanac: experiências de quem já viveu todas as situações

O Almanac é uma plataforma que reúne relatos, conselhos, dicas e materiais oferecidos por pessoas de dentro de algumas das maiores empresas e startups do mercado. Além disso, é possível personalizar o conteúdo do seu dashboard de acordo com as suas próprias experiências e necessidades.

Você tem acesso a uma curadoria de conteúdo proporcionado por gigantes como Amazon, Starbucks, Google, Apple e muito mais! Você pode escolher a versão gratuita, que possibilita a leitura, compartilhamento e salvamento do conteúdo. Ou, então, pode optar pela versão paga. Ela oferece a personalização, importação e permite que você adicione uma documentação privada. Além disso, pode compartilhar, comentar e colaborar com sua equipe.

ferramentas para trabalhadores remotos

O trabalho remoto traz diversos benefícios para as empresas e seus colaboradores. Mas adotar processos específicos é essencial para manter uma boa rotina e trazer resultados. Por isso, se você gostou de conhecer algumas das principais ferramentas para trabalhadores remotos, veja também este post em que falamos sobre home office versus coworking e qual opção é melhor para esse modelo de atuação.

Facebook Comments
Principais ferramentas para trabalhadores remotos em 2020

Formas de dizer obrigado a colegas de trabalho difíceis

Principais ferramentas para trabalhadores remotos em 2020

Como serão os espaços de coworking em 2020?

Newer post
[instagram-feed showheader=true widthunit=273 heightunit=273 imagepadding=0 showfollow=true showbutton=false]