Como é a rotina matinal de 5 empreendedores de sucesso

Empreendedores de sucesso não surgem da noite para o dia. É preciso um trabalho consistente para alcançar as metas estipuladas e apresentar resultados que superam a média do mercado. Isso requer muita disciplina, que tem início logo cedo com a adoção de uma rotina matinal produtiva.

Se você quer se tornar um empreendedor de sucesso sem perder a qualidade de vida, confira, neste artigo, quais são os hábitos matinais dos principais nomes do mercado e como fazer para adotá-los em sua rotina.

5 empresários de sucesso que seguem hábitos matinais

Vamos começar citando os hábitos matinais de 5 nomes muito imponentes no mundo dos negócios. Acompanhe.

1. Mark Zuckerberg

Mark Zuckerberg é um dos fundadores do Facebook e hoje é dono também do Instagram e do WhatsApp. Conhecido por não ostentar a sua fortuna, ele começa a sua manhã às 8 horas, desde que não tenha trabalhado até muito tarde no dia anterior. Seu principal hábito de sucesso é não ter roupas diferentes para não precisar decidir o que vestir.

empreendedores de sucesso

2. Jeff Bezos

Jeff Bezos é o nome por trás da Amazon, a gigante do comércio eletrônico. Para manter sua produtividade e entregar resultados excepcionais ao mercado, ele faz questão de não agendar reuniões para as primeiras horas da manhã. Assim, ele pode tomar seu café da manhã em casa, junto à família e ler as principais notícias do dia publicadas nos jornais.

3. Jeff Weiner

O CEO do LinkedIn, Jeff Weiner, também dedica uma parte da manhã para a família. Ele acorda cedo – muito cedo, às 5:30 da manhã – para meditar, fazer exercícios, tomar café da manhã, e ainda, levar os filhos para a escola e dedicar 1 hora para ler seus e-mails. Tudo isso antes ainda de começar a trabalhar.

4. Jack Dorsey

Jack Dorsey, CEO do Twitter, também prefere levantar da cama junto com o sol. Todos os dias, ele pratica alguns minutos de meditação e, em seguida, faz uma corrida de 10 km logo cedo. Isso ajuda a preparar a mente para lidar com todos os desafios que serão enfrentados no decorrer do dia e dá a energia necessária ao corpo para sustentar toda essa motivação.

5. Howard Schultz

Para Howard Schultz, CEO do Starbucks, a rotina também começa bem cedo. Ele aproveita suas manhãs para passear e alimentar seus cachorros, ir à academia e, ainda, voltar a tempo de preparar um café bem fresquinho para a sua esposa, antes de dar início ao expediente na empresa.

empreendedores de sucesso

As práticas mais adotadas na rotina matinal dos empreendedores de sucesso

Analisando os exemplos acima já podemos notar alguns hábitos que se repetem. Vamos aos que mais são citados, inclusive por outros líderes no Brasil e no mundo.

Dormir bem e acordar cedo

Parece uma unanimidade entre os empreendedores de sucesso que o dia precisa ter mais horas. A saída utilizada pela maioria é acordar mais cedo para ter mais tempo pela manhã, quando temos mais energia. Mas é importante ressaltar que é preciso garantir uma boa noite de sono. Afinal, de nada adianta madrugar todos os dias e acordar mais cansado do que foi dormir, não é mesmo?

Reduzir a quantidade de escolhas

As pessoas gastam muita energia realizando escolhas e ninguém deveria “queimar” toda essa energia logo pela manhã. É isso que leva o Zuckerberg a usar sempre as mesmas camisetas e calça jeans, para que ele não precise escolher uma roupa diferente a cada dia de trabalho. O ex-presidente Barack Obama utilizava a mesma estratégia, restringindo seus ternos a azul ou cinza.

Bom, você não precisa ser tão radical quanto eles, mas existe uma estratégia muito eficiente que ajuda a eliminar decisões dispensáveis da sua manhã: faça tudo na véspera. Deixe sua bolsa ou mochila pronta, organize suas tarefas do dia seguinte, escolha a roupa que vestirá e já deixe separada. Use suas últimas energias do dia para tornar sua manhã mais produtiva.

Meditar e praticar atividades físicas

O cuidado com a mente e o corpo são fundamentais para ter um dia mais produtivo. A grande maioria das pessoas bem-sucedidas praticam meditação ou yoga logo que acordam. Esse hábito ajuda a começar a rotina com os pensamentos organizados, sem ansiedades ou preocupações desnecessárias.

A prática de atividades físicas, como uma caminhada, bicicleta, academia ou corrida, são fundamentais para dar mais energia ao corpo. O ganho na disposição e na motivação para enfrentar os desafios do negócio se reflete ao longo de todo o dia.

Dedicar um tempo de qualidade para a família

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Não apenas pela questão alimentar, que é essencial, mas também pelo fortalecimento dos laços familiares. O cultivo desse hábito garante uma proximidade maior com o cônjuge, filhos e até mesmos com os bichinhos de estimação.

Esse grupo compõe o que uma pessoa tem de mais relevante na vida. São eles que servirão de apoio em momentos de dificuldade e celebrarão junto, as conquistas. Cuidar dessas relações faz bem para si e para os envolvidos. Inclusive, é uma prática que contribui para uma educação mais eficaz das crianças.

Atualizar-se

Outras atividades citadas em relação aos líderes apresentados foi a leitura de notícias e e-mails. Alguns reservam um horário específico, outros fazem questão de limpar toda a caixa de entrada antes de dar início ao expediente. O fato é que todos concordam em ter um momento reservado para isso e não ficar o restante do dia conferindo cada mensagem que chega.

A leitura de jornais, revistas e materiais de notícias é outra ação de atualização que merece destaque. Como CEO, as pessoas esperam que suas decisões sejam tomadas de forma embasada, considerando diferentes cenários. Ao se manter atualizado, você garante que todas as informações externas que possam interferir em seu negócio foram pesadas e que as escolhas estão sendo feitas de forma consciente.

Agora que você já conhece a rotina matinal dos nomes mais importantes do mercado atual, que tal adotar algumas dessas práticas nas suas manhãs? Comece pela meditação, com alguns minutos ao dia, e vá aumentando gradativamente. O horário de acordar também pode ser ajustado aos poucos, até que o hábito seja criado. Você vai ver como isso fará muita diferença na sua produtividade e disposição!

Aproveitando essa vibe de mudanças apresentadas por alguns empreendedores de sucesso, que tal expandir um pouco e adotar outras práticas em seu cotidiano que se adequam aos novos modelos de trabalho que são a grande tendência do mercado para os próximos anos? Conheça 6 ideias práticas para ter sucesso no futuro do trabalho.

Natália Fernandes é analista de conteúdo e co-fundadora da Começando na Web.

Facebook Comments
Como é a rotina matinal de 5 empreendedores de sucesso

6 benefícios alcançados ao adotar a diversidade na empresa

Como é a rotina matinal de 5 empreendedores de sucesso

Formas de dizer obrigado a colegas de trabalho difíceis

Newer post