Por que as grandes empresas estão optando pelos espaços compartilhados

A cultura dos coworkings tem se tornado cada vez mais comum não só entre startups e profissionais independentes. Muitas empresas de maior porte também já enxergam nos espaços compartilhados oportunidades de maior integração entre profissionais. Além das vantagens de um local de trabalho exposto a diferentes ideias, conceitos e mentalidades.

O Global Coworking Growth Study 2019 apontou um aumento mundial de 15,2% de coworkings em 2018 em comparação ao ano anterior (2017). Mesmo que para este ano a previsão de crescimento seja um pouco menor (9,5%), o esperado é que esse número dobre até 2022. O site de empregos Adzuna listou algumas das maiores razões pelas quais grandes empresas estão optando pelos espaços compartilhados. Confira neste post!

Mobilidade e acessibilidade

Muitos coworkings têm expandido sua presença em diferentes cidades e países do mundo. Eles proporcionam uma rede de conexão interna, fóruns e chats para conectar os milhares de membros e ajudá-los a encontrar novas parcerias de negócios e amizades.

Uma outra grande vantagem para as grandes empresas é a acessibilidade aos espaços da mesma rede de coworking ao redor do mundo. Isso é algo que garante uma redução no custo, uma vez que seus funcionários podem visitar clientes ou trabalhar fora do escritório durante uma viagem internacional.

espaços compartilhados

Flexibilidade e conveniência  

Em alguns casos, as grandes empresas proporcionam a seus funcionários a oportunidade de optarem por coworkings ou escritório convencional. Dessa forma, eles podem ter a flexibilidade de escolher qual local é mais conveniente para trabalharem no dia, decidindo de acordo com as atividades e reuniões.

Redução de gastos 

Espaços compartilhados são uma ótima forma de ter os custos da empresa reduzidos. Não pagar manutenções rotineiras como eletricidade, limpeza, estrutura e outras contas rotineiras como seguro, funcionários para recepção e cozinha, por exemplo, já traz uma boa redução de gastos no final do mês.

Nos coworkings, todas essas despesas já estão inclusas na conta final, e são divididas entre todas as outras empresas que dividem o espaço, tornando o aluguel bem mais barato.

espaços compartilhados

Convivência social

A convivência social que os espaços compartilhados proporcionam tem um impacto significante na performance dos profissionais, aumentando de forma positiva a produtividade e felicidade profissional e pessoal da maioria.

Segundo o site Ergonomic Trends, 83% dos profissionais se consideram menos sozinhos depois que começaram a trabalhar em coworkings, 79% disseram que aumentaram sua rede de conexões e 89% se consideram mais felizes depois que começaram a trabalhar em espaços compartilhados.

“Grandes empresas que escolhem espaços de trabalho compartilhados estão praticamente dizendo a seus funcionários o quanto os valorizam como parte do negócio. Além disso, também mostram o quanto é importante para elas saber que eles gostam de estar no trabalho e que estão aproveitando os benefícios do coworking para socializarem”, diz Grant Philipp, Office Hub CEO & Fundador.

Coworking vibes não são encontradas em qualquer lugar

Mesmo que muitas empresas estejam quebrando padrões e criando um espaço de trabalho menos “quadrado”, não há como negar que os escritórios tradicionais nunca chegarão a ter a mesma atmosfera descontraída e inovadora da maioria dos coworkings.

Cafés, grandes sofás e poltronas, biblioteca compartilhada, mesas de jogos, espaço para yoga e meditação, academias, lanchinhos da tarde saudáveis, palestras mensais estão entre as vantagens oferecidas por coworkings. Tudo isso proporciona uma interação maior entre colaboradores e profissionais de diversas empresas, o que é benéfico para todos. Se você gostou deste texto, aproveite para conferir dicas de carreira e vagas de emprego no blog da Adzuna.


Este foi um Guest Post escrito pelos nossos parceiros da Adzuna,
um site agregador de vagas de empregos.

Similar Posts