Por que as grandes empresas estão optando pelos espaços compartilhados

A cultura dos coworkings tem se tornado cada vez mais comum não só entre startups e profissionais independentes. Muitas empresas de maior porte também já enxergam nos espaços compartilhados oportunidades de maior integração entre profissionais. Além das vantagens de um local de trabalho exposto a diferentes ideias, conceitos e mentalidades.

O Global Coworking Growth Study 2019 apontou um aumento mundial de 15,2% de coworkings em 2018 em comparação ao ano anterior (2017). Mesmo que para este ano a previsão de crescimento seja um pouco menor (9,5%), o esperado é que esse número dobre até 2022. O site de empregos Adzuna listou algumas das maiores razões pelas quais grandes empresas estão optando pelos espaços compartilhados. Confira neste post!

Mobilidade e acessibilidade

Muitos coworkings têm expandido sua presença em diferentes cidades e países do mundo. Eles proporcionam uma rede de conexão interna, fóruns e chats para conectar os milhares de membros e ajudá-los a encontrar novas parcerias de negócios e amizades.

Uma outra grande vantagem para as grandes empresas é a acessibilidade aos espaços da mesma rede de coworking ao redor do mundo. Isso é algo que garante uma redução no custo, uma vez que seus funcionários podem visitar clientes ou trabalhar fora do escritório durante uma viagem internacional.

espaços compartilhados

Flexibilidade e conveniência  

Em alguns casos, as grandes empresas proporcionam a seus funcionários a oportunidade de optarem por coworkings ou escritório convencional. Dessa forma, eles podem ter a flexibilidade de escolher qual local é mais conveniente para trabalharem no dia, decidindo de acordo com as atividades e reuniões.

Redução de gastos 

Espaços compartilhados são uma ótima forma de ter os custos da empresa reduzidos. Não pagar manutenções rotineiras como eletricidade, limpeza, estrutura e outras contas rotineiras como seguro, funcionários para recepção e cozinha, por exemplo, já traz uma boa redução de gastos no final do mês.

Nos coworkings, todas essas despesas já estão inclusas na conta final, e são divididas entre todas as outras empresas que dividem o espaço, tornando o aluguel bem mais barato.

espaços compartilhados

Convivência social

A convivência social que os espaços compartilhados proporcionam tem um impacto significante na performance dos profissionais, aumentando de forma positiva a produtividade e felicidade profissional e pessoal da maioria.

Segundo o site Ergonomic Trends, 83% dos profissionais se consideram menos sozinhos depois que começaram a trabalhar em coworkings, 79% disseram que aumentaram sua rede de conexões e 89% se consideram mais felizes depois que começaram a trabalhar em espaços compartilhados.

“Grandes empresas que escolhem espaços de trabalho compartilhados estão praticamente dizendo a seus funcionários o quanto os valorizam como parte do negócio. Além disso, também mostram o quanto é importante para elas saber que eles gostam de estar no trabalho e que estão aproveitando os benefícios do coworking para socializarem”, diz Grant Philipp, Office Hub CEO & Fundador.

Coworking vibes não são encontradas em qualquer lugar

Mesmo que muitas empresas estejam quebrando padrões e criando um espaço de trabalho menos “quadrado”, não há como negar que os escritórios tradicionais nunca chegarão a ter a mesma atmosfera descontraída e inovadora da maioria dos coworkings.

Cafés, grandes sofás e poltronas, biblioteca compartilhada, mesas de jogos, espaço para yoga e meditação, academias, lanchinhos da tarde saudáveis, palestras mensais estão entre as vantagens oferecidas por coworkings. Tudo isso proporciona uma interação maior entre colaboradores e profissionais de diversas empresas, o que é benéfico para todos. Se você gostou deste texto, aproveite para conferir dicas de carreira e vagas de emprego no blog da Adzuna.


Este foi um Guest Post escrito pelos nossos parceiros da Adzuna,
um site agregador de vagas de empregos.

Facebook Comments
Por que as grandes empresas estão optando pelos espaços compartilhados

Futuro do escritório compartilhado é promissor

Por que as grandes empresas estão optando pelos espaços compartilhados

Design de escritório inteligente pode tornar os prédios mais seguros

Newer post