Como otimizar os investimentos da sua empresa com soluções flexíveis

otimizar os investimentos da sua empresa

 

Chegou o fim de ano e, com ele, a época de orçamentos. Com isso, as organizações começam a se preocupar com os gastos e os investimentos para os próximos 12 meses. Obviamente, cada negócio tem estratégias e objetivos diferentes, mas uma coisa é certa: todos querem otimizar os investimentos da sua empresa. A partir desse contexto, surge uma pergunta: como fazer isso com soluções flexíveis?

É sobre isso que falamos neste texto. Afinal, utilizar os recursos financeiros do seu negócio de forma eficiente é sempre uma grande prioridade. Ou existe alguém que goste de desperdiçar dinheiro? Bom, nós acreditamos que não. Então, confira a seguir alguns passos para que os seus investimentos sejam bem empregados e os custos reduzidos.

Reconheça a importância da TI

O departamento de tecnologia da informação (TI) é, inegavelmente, um dos que tem mais crescido dentro das empresas. A evolução tecnológica fez com que essa área se tornasse essencial para o funcionamento de diversas áreas dentro do negócio.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Gartner Institute, os gastos mundiais com TI em 2019 atingirão um total de US$ 3,79 trilhões, o que representa um aumento de 1,1% em relação aos resultados de 2018 (que já haviam sido 6,2% maiores do que em 2017).

Por isso, é extremamente importante que esses investimentos sejam bem pensados. Uma boa estrutura de TI pode facilitar diversos processos dentro da empresa, reduzindo até mesmo o custo de outros setores. Contudo, pode ser necessário fazer um grande investimento inicial para, depois, colher os frutos — e essa conta deve ser colocada na ponta do lápis.

Além disso, é possível implementar indicadores de performance (KPI’s) mais específicos, o que é útil para entender os investimentos detalhadamente. Ou seja, você pode mensurar o desempenho financeiro e avaliar o custo-benefício da infraestrutura empregada.

Treine sua equipe de tecnologia

Para que os sistemas utilizados sejam empregados da maneira correta é imprescindível ter uma equipe capacitada. Na maioria das vezes, é mais vantajoso investir em treinamento interno do que correr atrás de novos funcionários. Essa estratégia também ajuda a reduzir o índice de turnover — que designa a rotatividade dos profissionais em uma organização —, já que os profissionais se sentem valorizados pela empresa.

Dessa maneira, os colaboradores desenvolvem suas competências, adquirem novas habilidades e se mantêm atualizados. A partir do momento que a equipe estiver 100% preparada e alinhada, o gestor pode lhes oferecer mais autonomia operacional. Essa atitude resulta em processos mais fluidos, proporcionando redução dos custos e flexibilidade para os funcionários.

otimizar os investimentos da sua empresa

Adapte seu processo seletivo

Um bom processo de contratação, que traga sempre (ou quase sempre) os talentos certos, poupa dinheiro e energia. E contar com profissionais que tenham o encaixe perfeito na sua empresa é o sonho de praticamente qualquer gestor. Contudo, ainda existem organizações que aplicam os mesmos métodos de seleção utilizados décadas atrás.

Se o mundo e os profissionais mudaram, por que deveríamos recrutá-los da mesma maneira? As soft skills estão superando as hard skills em níveis de importância no dia a dia. E a tecnologia mudou as relações com o trabalho. Portanto, adapte o seu processo seletivo para a nova realidade do mercado e aumente suas chances de encontrar integrantes ideais para o time, assim será possível otimizar os investimentos da sua empresa em contratação.

Dê uma chance para o trabalho remoto

Funcionários mais satisfeitos são, consequentemente, mais produtivos. E o trabalho remoto é uma forma prática e eficiente de aumentar a satisfação no ambiente de trabalho. Esse modelo de atuação traz diversas vantagens tanto para a empresa quanto para o profissional, que ganha mais tempo e flexibilidade no seu dia. Ele não precisa enfrentar engarrafamentos ou deslocar-se por longas distâncias até o escritório e tem mais energia e disposição para se concentrar nas atividades.

Além disso, há uma redução de custos considerável quando você não precisa mais se preocupar com a locação de um escritório convencional. O que não quer dizer que você não possa ter um espaço estruturado para a equipe. Times remotos podem ser alocados em escritórios privativos ou compartilhados em espaços de coworking, que são muito mais baratos.

E para o escritório compartilhado

Mesmo que a sua empresa não seja remota, optar por escritórios compartilhados gera uma redução de custos significativa. É possível economizar até 70% levando sua equipe para um espaço de coworking. E você ainda tem acesso a uma estrutura de ponta, ambientes modernos e flexíveis e a serviços diversos, tudo isso na localização ideal para o seu negócio.

Peter Kawamura, Head of Facilities, Procurement & Office IT na Movile compartilhou sua experiência, destacando que a parceria com o Woba em espaços de coworking proporcionou para a empresa não só economia, mas também praticidade e agilidade. Veja:

//www.youtube.com/watch?v=I8uhqzgfSBc

Alugue salas de reunião por hora

Salas de reunião grandes e bem estruturadas são essenciais para receber clientes, realizar treinamentos e até coffee breaks ou palestras. Mas ter espaços ociosos em grande parte do tempo é um verdadeiro desperdício de dinheiro. Por isso, alugá-los de acordo com a demanda é uma saída perfeita.

Os escritórios compartilhados também possuem estrutura de salas para reuniões e eventos. Portanto, você pode alugar esses espaços on demand. Basta realizar sua reserva de acordo com a data, localização, número de pessoas, duração e tipo de evento. Simples, não é mesmo?

Conclusão

Otimizar os investimentos da sua empresa não se resume apenas a gastar menos dinheiro, mas também significa utilizá-lo de forma eficiente e inteligente. Muitas vezes é necessário fazer uma aplicação pensando nos efeitos e economia a longo prazo, considerando todos os benefícios que os recursos adquiridos podem trazer para o negócio.

Contudo, é possível, também, reduzir os custos sem perder qualidade e eficiência utilizando soluções flexíveis de trabalho, como os coworkings. E se você quer experimentar essa opção, que tal levar sua equipe para fazer um teste grátis em um de nossos espaços? Clique aqui e garanta uma diária para trabalhar em um escritório compartilhado em qualquer local parceiro da rede Woba!

 

Similar Posts