Principais estratégias para manter uma força de trabalho remota envolvida

O trabalho remoto já se demonstrou benéfico em diversos aspectos para os profissionais e empresas. Desde freelancers, empreendedores e autônomos até grandes organizações aderiram ao modelo para aumentar a flexibilidade e produtividade. Mas, por se tratar de algo novo, podem surgir algumas dúvidas. E uma delas é como manter uma força de trabalho remota envolvida.

Por não estarem diariamente no mesmo local, os colaboradores e gestores precisam desenvolver táticas para que haja sinergia na equipe. E isso pode parecer difícil, mas com um pouco de planejamento e prática em poucos meses todo time estará envolvido. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa aplicar o anywhere office na sua empresa de forma bem sucedida. Confira!

Tenha uma cultura empresarial bem estabelecida

Para que os funcionários se mantenham engajados, seja de forma remota ou não, ter uma cultura empresarial bem estabelecida é primordial. Afinal, uma empresa que não o faz, fica sem identidade e não consegue comunicar seus valores internamente — o que também transparece como falta de coerência para o mercado e clientes.

Por isso, ter princípios claros desde o começo é muito importante, além de comunicá-los e abraçá-los em todos os níveis da organização. O CEO, os gerentes e os analistas, todos devem conhecer bem a essência do seu negócio e ter um bom encaixe com os valores da empresa.

Uma maneira de comunicar a cultura empresarial é produzindo um playbook, que terá todas as informações necessárias. Assim, sempre que um novo integrante for contratado, poderá se inteirar. Além disso, todos sempre poderão consultá-lo para relembrar e reforçar os princípios, história e objetivos da empresa.

Utilize as ferramentas corretas para comunicação e organização

Quando cada pessoa está em um lugar diferente, é essencial utilizar os recursos disponíveis para otimizar a comunicação. Isso faz com que seja possível manter uma força de trabalho remota envolvida e os processos internos alinhados. Portanto, conheça as ferramentas on-line e escolha as que melhor atendem às necessidades da sua equipe. Veja, abaixo, alguns exemplos:

  • Slack: uma espécie de bate-papo para empresas. Mas é muito mais que isso. De acordo com o site da própria plataforma “no Slack, as equipes trabalham em canais, um local que centraliza o envio de mensagens, as ferramentas e os arquivos. Assim, todos economizam tempo e trabalham em equipe”. Podem haver diversos canais destinados a vários propósitos;
  • Zoom: ferramenta para realização de chamadas de vídeo. Permite fazer desde reuniões com apenas mais um integrante até chamadas com toda equipe reunida. Com ele é possível compartilhar a tela do computador além de ativar e desativar a câmera e o microfone quando necessário;
  • Trello: também é uma ferramenta de organização de tarefas, mas que funciona como uma “checklist”. Cada time tem o seu quadro no Trello e o mantém atualizado para saber o que deve ser feito, o que está em andamento e o que já foi concluído em cada semana, por exemplo;
  • Airtable: é a evolução das planilhas de Excel. Além de a plataforma oferecer diversas funções e interfaces, é fácil criar, editar e compartilhar tabelas com informações importantes. É possível adicionar etiquetas, estabelecer datas e incluir arquivos e links;
  • Notion: plataforma de organização de projetos que permite a criação de diversas páginas dentro de um workspace para que toda a equipe possa acompanhá-los. Por lá você pode criar listas, carregar arquivos, designar tarefas e conectar páginas à sua conta do Google Drive ou Airtable.

Não deixe seus colaboradores isolados

A solidão é altamente desestimulante. Em casos mais graves, pode até levar a quadros de ansiedade e depressão. Por isso, para manter uma equipe remota envolvida e satisfeita, invista em espaços de trabalho compartilhados. Colegas podem se encontrar para trabalhar e, ainda, conhecer pessoas de outras empresas e áreas de atuação. Esses locais possibilitam o networking e a convivência social, o que é extremamente benéfico.

Além disso, espaços de coworking oferecem uma infraestrutura completa para que os trabalhadores possam realizar suas atividades. Há mesas compartilhadas, escritórios privativos, salas de reunião e ambientes para eventos. Dessa forma, é possível não só trabalhar de forma eficiente, mas também ter uma estrutura para receber clientes, parceiros e outros profissionais da própria empresa.

força de trabalho remota envolvida

Promova encontros periodicamente e incentive o couchsurfing

Para manter uma equipe unida é interessante promover encontros com certa frequência. Quando os colaboradores estão em várias cidades isso fica mais difícil, mas não é impossível. Uma vez por ano, por exemplo, você pode realizar um encontro que envolva todas as áreas e pessoas da empresa, em um resort ou sítio.

Nesse evento podem ser feitas dinâmicas de interação e divertimento, estimulando o entrosamento entre os colaboradores e criando relações mais próximas.

Além disso, existem maneiras de incentivar que os integrantes das equipes viagem para as cidades de seus colegas. Se uma pessoa do time de Vendas mora em São Paulo, por exemplo, ela pode visitar um colega do time de Tecnologia que mora em Portugal.

Essa é uma situação que acontece no BeerOrCoffee e da qual tiramos proveito para viajar, ter experiências novas e conhecer pessoalmente nossos colegas: a empresa incentiva essas viagens oferecendo descontos em passagens. Uma ideia também é que os colaboradores recebam seus colegas em casa, fazendo uma espécie de intercâmbio profissional ou couchsurfing.

Se tiver alguma dúvida, pergunte

Muitos erros e discussões acontecem por uma falha na comunicação entre as pessoas. Na linguagem escrita, é ainda mais fácil interpretar erroneamente o que o outro está dizendo. Isso porque não ouvimos o tom de voz ou maneira como aquilo está sendo dito. Portanto, esse é um cuidado a mais que se deve ter quando uma equipe trabalha remotamente.

Incentive a transparência entre colaboradores e gestores, além da comunicação positiva entre eles. Mostre que, se restar alguma dúvida ou desentendimento, tudo deve ser esclarecido por meio de conversas. Uma ótima dica, dada por um dos integrantes do time do BeerOrCoffee, é: leia todas as mensagens como se a pessoa estivesse sorrindo para você. Isso pode evitar más interpretações e futuros conflitos.

Gostou dessas dicas para manter uma força de trabalho remota envolvida? Se sim, aproveite para colocar uma delas em prática agora mesmo. Clique aqui e garanta um teste grátis para a sua equipe em um dos coworkings parceiros da rede BeerOrCoffee!

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Principais estratégias para manter uma força de trabalho remota envolvida

4 vantagens competitivas para sua empresa alugar uma sala privativa

Principais estratégias para manter uma força de trabalho remota envolvida

Futuro do Trabalho na Prática: tudo sobre a palestra de Roberta e Pedro Vasconcellos

Newer post