Daniel Oliveira: como proporcionar boas experiências por meio do design de serviços

Na terceira palestra do evento Futuro do Trabalho na Prática, do Woba, dentro do Welcome Tomorrow, o Product Owner do Woba, Daniel Oliveira, nos contou vários segredos sobre o Design de serviços. Acompanhe tudo no texto a seguir!

Experiência das pessoas no espaço de trabalho

No início da sua fala, Daniel lembrou que trabalhamos em três níveis: economia da experiência + economia do conhecimento + efeito em rede.
“Não conseguimos criar experiências nas pessoas, mas podemos manipular o ambiente e os elementos que compõem a experiência das pessoas com os nossos produtos e serviços”, lembrou ele.

Nesse sentido, ele destacou que a característica do espaço que a pessoa busca faz toda diferença para a conquista de bons resultados. “O profissional pode estar ligado com o dia da semana, o tipo de atividade, o escopo da atividade, além de falar das oportunidades de compartilhar conteúdo sobre o espaço. Isso ajuda em questões como produtividade e em AMP (atitude mental positiva)”, disse.

A partir disso, Daniel ainda afirmou que, para boas experiências, é essencial explorar os diferentes canais que temos à disposição, como e-mail, celular, site e outros, que podem produzir conteúdos em diversos formatos, incluindo vídeo, podcast, fotos, texto e muito mais.

design de serviços

Como entregar boas impressões para as pessoas

Em um espaço de trabalho, o primeiro ponto de contato real onde podemos entregar uma primeira impressão é a recepção. É a partir daí é interessante focar nos micro-momentos.

“Pensar em espaços é pensar nos micro-momentos em que as pessoas podem ter: ‘quero focar’, ‘quero falar’, ‘quero descontrair’, ‘preciso de um break’, ‘preciso trabalhar em grupo’”, disse Daniel.

Além disso, ele destacou que reconhecer os micro-momentos traz várias oportunidades de interações e, assim, podemos potencializar a experiência em cada momento, o que ajuda na produtividade e nos resultados das pessoas. No entanto, Daniel lembrou que é preciso respeitar o tempo de aprendizagem de cada membro no espaço.

“A forma como o espaço é composto vai impactar diretamente no dia das pessoas e em seus resultados. Por fim, ele deu um recado: “Como podemos fazer com que as pessoas voltem a utilizar os serviços de uma empresa? Identifique o tipo de relacionamento que cada pessoas gostaria de ter com o seu espaço e crie evidências e pontos de contato com conteúdo relevante nos canais mais adequados”, finalizou.

Interessante saber como o Design de serviços pode impactar no seu negócio, não é mesmo?

Similar Posts