Por que uma cultura de “anywhere office” pode beneficiar sua empresa

Você sabe o que é o anywhere office? Esse modelo de atuação no trabalho permite que as pessoas façam suas tarefas em qualquer lugar — na maioria dos casos, há apenas a necessidade da internet e de um dispositivo. Isso pode acontecer na mesma cidade, em que os profissionais frequentem um escritório compartilhado a cada dia, por exemplo, ou pelo mundo afora.

Mas, afinal, como isso funciona na prática? E como uma empresa pode se beneficiar da cultura do anywhere office? São essas perguntas que responderemos neste texto. Além disso, daremos dicas para que você possa adotar essa tendência que vem conquistando organizações de todos os continentes. Acompanhe!

Trabalho remoto: possibilidade de trabalhar em qualquer lugar

Tudo começou com o surgimento da internet e as demais ferramentas tecnológicas que permitem a execução das tarefas em qualquer lugar, sobretudo fora do escritório. Nesse contexto, vale dizer que o trabalho remoto surgiu como uma solução para empresas que precisavam de funcionários em diferentes cidades. Normalmente, esse trabalho era feito em casa, no hotel ou até mesmo em cafeterias.

Cientes dessa mudança de comportamento, empreendedores começaram a investir no modelo de coworking. Escritórios flexíveis foram criados para que profissionais autônomos, equipes remotas e colaboradores em trânsito pudessem trabalhar confortavelmente de onde estivessem. Mas a maioria das empresas ainda mantinha suas sedes e seus espaços convencionais.

Diversas pesquisas comprovaram os inúmeros benefícios do trabalho remoto. Gestores de pequenas, médias e grandes corporações passaram a implementar o home office em certos dias da semana para suas equipes. Mas, de acordo com o presidente da Cisco Brasil, trabalhar de casa é coisa do passado.

Em uma entrevista ao portal Yahoo, Laércio Albuquerque, presidente da empresa de tecnologia, disse que, hoje, o anywhere office ganha cada vez mais força. “Eu falo isso com toda convicção: home office é uma coisa completamente do passado. Hoje nós falamos do anywhere office — o escritório está em qualquer lugar, onde você estiver”.

Anywhere office: como funciona

Esse conceito pode parecer simples: você leva seu computador, smartphone ou tablet e trabalha de qualquer lugar com uma boa conexão de internet. É possível resolver assuntos urgentes no aeroporto e até mesmo dentro do Uber. Contudo, é importante ter atenção a alguns aspectos estruturais. Afinal, você não pode chegar em uma cidade e ficar “na mão” caso não haja locais apropriados.

Por isso, o anywhere office ganha ainda mais força e sentido quando aliado ao conceito de economia compartilhada. Nesse sentido, vale lembrar que os nômades digitais ou executivos que estão constantemente na ponte aérea passaram a abraçar esse modelo por meio da utilização de espaços de coworking. Dessa forma, é possível ter a certeza de que, independentemente de onde estiverem, terão a estrutura necessária para realizar suas atividades.

anywhere office

Benefícios da cultura anywhere office

Para as pessoas e para o negócio uma cultura flexível de trabalho traz muitos benefícios. Com o anywhere office não é diferente, uma vez que ele possibilita uma troca de experiências rica e aumenta significativamente a satisfação dos profissionais. Veja, abaixo, as principais vantagens.

1. Redução dos níveis de estresse

Trabalhar de forma flexível pode ser realmente relaxante. Primeiramente, porque é possível evitar os horários de pico e regiões de congestionamentos, o que proporciona mais tempo produtivo no trabalho e mais horas de lazer e descanso. Em segundo lugar, porque “respirar novos ares” também é uma estratégia eficaz para reduzir o estresse.

No Reino Unido, por exemplo, mais da metade dos funcionários de escritórios convencionais afirma que o deslocamento diário não lhes dá tempo para se exercitar durante a semana. Enquanto isso, apenas 12% dos trabalhadores remotos queixam-se desse problema. O resultado é que aqueles que possuem uma rotina de exercícios físicos tendem a ter mais saúde física e mental.

2. Aumento da produtividade

Colaboradores satisfeitos e com a saúde em dia trazem mais produtividade para o negócio. Isso acontece porque os funcionários tendem a agir de maneira mais dedicada e motivada quando fazem parte de uma cultura de trabalho positiva e flexível. Além disso, se estão saudáveis não precisam tirar longas licenças.

3. Troca de experiências e networking

Se o integrante de uma equipe tem a oportunidade de viajar, conhecer novas pessoas e lugares, ele com certeza terá experiências incríveis. Nersse contexto, vale dizer que toda essa bagagem cultural e profissional será trazida para dentro do negócio. Assim, uma empresa que trabalha de acordo com a premissa do anywhere office, ganha muito mais do que flexibilidade, pois conquista novos conhecimentos e experiências.

Além disso, estando em contato com diversas outras organizações e profissionais em ambientes colaborativos, os funcionários e gestores de uma equipe remota terão muitas oportunidades de networking. Isso possibilita a construção de uma rede de contatos que pode render parcerias, novos negócios e aquisição de talentos para o time.

4. Gastos menores com infraestrutura

Ter escritórios próprios espalhados em várias cidades de um país (ou até pelo mundo) é extremamente dispendioso. São custos com aluguéis, água, luz, internet, IPTU e outros — todos multiplicados pelo número de espaços. Mas quando uma empresa opta por mobilizar e desmobilizar equipes utilizando espaços compartilhados, esses gastos diminuem consideravelmente.

Foi o que aconteceu com o Banco Inter, por exemplo, que economizou R$1 milhão em menos de um ano de anywhere office. No vídeo abaixo, o Engenheiro de Facilities da instituição financeira, Pedro Quadros, explica um pouco dessa cultura de trabalho e seus benefícios.

Como adotar o anywhere office na empresa

Para que uma equipe possa trabalhar de forma remota é necessário se adaptar a alguns processos. Aspectos como a comunicação interna, a adoção de ferramentas tecnológicas que facilitam o dia a dia e a utilização de espaços apropriados devem ser observados.

Afinal, o objetivo é manter os colaboradores felizes e engajados, mas também ter um nível operacional eficiente. Dessa maneira, fica muito mais fácil de a empresa e suas equipes estabelecerem estratégias paraimplementar o trabalho remoto de forma eficaz e eficiente.

Conclusão

O anywhere office veio para ficar. Essa forma de organização do trabalho permite que as empresas e seus colaboradores cresçam juntos, se adaptando sempre às tendências do futuro do trabalho. Mas, como pudemos perceber ao longo do post, é preciso aplicá-lo de maneira planejada, para que a execução tenha o mínimo de adversidades.

Um dos fatores importantes é a estrutura de escritórios, já que os profissionais precisam de um espaço adequado para trabalhar. Essa é uma questão que pode ser resolvida com a utilização dos coworkings, locais completos e práticos para que a cultura do anyhe. Se você quer saber mais sobre esse modelo de espaços de trabalho, CLIQUE AQUI e baixe o nosso e-book que explica tudo sobre escritórios flexíveis.

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Por que uma cultura de “anywhere office” pode beneficiar sua empresa

7 maneiras de uma empresa se beneficiar de um espaço de coworking

Por que uma cultura de “anywhere office” pode beneficiar sua empresa

4 vantagens competitivas para sua empresa alugar uma sala privativa

Newer post