Para empresas em rápido crescimento, a flexibilidade do espaço de trabalho é essencial

As últimas décadas representaram muitas mudanças para o modelo de escritórios. Principalmente à medida que a tecnologia evolui e as gerações mais jovens começam a ocupar o mercado de trabalho, o ambiente começou a se tornar mais dinâmico e adaptável. Uma tendência adotada, por exemplo, é o escritório compartilhado, o que reflete a busca por flexibilidade no espaço de trabalho.

Neste texto, falamos por que essa flexibilização é tão importante e quais benefícios ela pode trazer para o seu negócio. Além disso, citamos formas de aplicar estratégias que garantam a flexibilidade do espaço de trabalho no dia a dia. Continue a leitura e aprenda detalhes sobre o assunto!

Por que a flexibilidade no espaço de trabalho é importante

Uma pesquisa realizada pela PwC constatou que 68% dos trabalhadores esperam trabalhar, em um futuro próximo, com horários flexíveis e de forma remota em dias programados. Isso quer dizer que mais da metade dos profissionais consideram importante ter uma rotina adaptável. Contudo, os colaboradores nem sempre querem trabalhar em casa, já que o home office pode ser prejudicial para a produtividade.

Ao adotar um modelo mais flexível de trabalho, uma empresa precisa entender quais são as necessidades das equipes. Um local bem estruturado, com todos equipamentos e mobiliários propícios para a realização do trabalho, é altamente valorizado pelos profissionais, por exemplo.

Por isso, a flexibilização do espaço de trabalho vem como solução para organizações que querem estar alinhadas com as tendências do futuro do trabalho, sem perder alguns benefícios de um escritório. Nesse sentido, os espaços de coworking são a opção ideal, pois essencialmente aliam a cultura colaborativa a uma estrutura de ponta.

Benefícios de um escritório flexível

Aderir aos espaços de trabalho flexíveis traz diversos benefícios tanto para os funcionários quanto para a própria empresa. O dia a dia fica mais leve e divertido, as atividades fluem melhor e as operações diárias são otimizadas consideravelmente. Abaixo, explicamos com detalhes as principais vantagens desses escritórios.

Economia de recursos

Os escritórios tradicionais, sejam eles alugados ou de propriedade da organização, geram inúmeros custos (e muitos deles podem ser bastante altos). Entre eles, destacamos:

  • aluguel ou a parcela de compra;
  • IPTU;
  • contas de luz e água;
  • internet;
  • condomínio;
  • manutenção das instalações;
  • mobiliário, entre outros.

Quando uma empresa opta por escritórios privativos em coworkings, apenas uma conta existe: o aluguel. Toda estrutura física é proporcionada pelos parceiros, além de serviços como recepção, internet, água e café e muitos outros. Você economiza não só o dinheiro em si, mas também horas de trabalho que seriam destinadas à organização desses gastos.

Cultura colaborativa

Os funcionários que se sentam ao lado de alguém diferente todos os dias interagem mais, conversam com um número maior de departamentos e podem encontrar inspiração onde antes não era possível. Mais socialização com uma variedade maior de pessoas pode levar a uma melhor coesão da empresa e colaboração. E a flexibilidade dos espaços de trabalho proporciona essa interação constantemente.

Além disso, nos espaços de escritórios flexíveis, os colaboradores podem interagir com profissionais de outras empresas. Em qualquer um dos ambientes compartilhados é possível socializar e fazer networking com diversas pessoas. Isso traz oportunidades de negócios e de crescimento profissional e pessoal.

Liberdade para crescer

Hoje, você conta com um número X de funcionários. Mas o que se espera é que, daqui a alguns meses, o seu negócio esteja tão próspero que o número de colaboradores seja 10X, não é mesmo? Agora imagine se você tem um contrato de aluguel de dois anos ou mais. Ou pior, se acabou de comprar um andar com capacidade para apenas 3X. Essa é uma situação que gera muita dor de cabeça para o Gestor de Facilities.

As parcerias com escritórios compartilhados acabam com esse problema. Isso porque é fácil adquirir mais posições, mais salas ou até planejar a construção de um novo espaço com o modelo Built to Suit. Os contratos são simplificados e a burocracia não fica no caminho do crescimento da sua empresa.

Espaços de descanso e lounges

O ócio criativo é essencial para que os profissionais mantenham a sua produtividade. Ter momentos de descanso e descontração dentro da jornada de trabalho ajuda na saúde mental e até mesmo física. Realizar alongamentos, por exemplo, é uma ótima prática. Por isso, ter espaços para que isso seja feito é muito importante.

Os locais de trabalho também estão começando a tirar proveito de iniciativas de bem-estar para atrair e reter seus funcionários. Muitos escritórios agora incluem áreas verdes, que trazem a sensação da natureza para dentro do espaço. Essas iniciativas, combinadas a móveis e decoração mais descontraídos, estão criando mudanças na estética do escritório moderno.

Em escritórios que proporcionam a flexibilidade do espaço de trabalho, como os coworkings, é comum encontramos salas de descanso, lounges, rooftops e até mesmo ambientes para realização de ioga e meditação. As cozinhas compartilhadas também funcionam como local de relaxamento e interação entre os profissionais, sejam eles de uma mesma empresa ou de organizações diferentes.

flexibilidade no espaço de trabalho
Club Coworking Faria Lima

Salas de reunião on demand

Se você precisar fazer uma reunião com o time, receber parceiros ou clientes, os espaços de escritórios flexíveis oferecem salas de reunião completamente estruturadas para uso. E o melhor de tudo é que você só paga pelo tempo que utilizar. Dessa forma, pode fazer seus encontros de forma eficiente e ainda economizar. Além disso, não precisa se preocupar com toda a preparação do local, já que a equipe do coworking pode auxiliar em tudo que for necessário.

Conclusão

Independentemente do tamanho da sua empresa, a flexibilidade no espaço de trabalho é uma tendência que traz diversos benefícios. Como você pôde ver ao longo deste texto, os funcionários ficam mais felizes e estimulados, o negócio tem espaço para prosperar e cria-se uma rede de contatos incrível. Isso sem falar na eficiência operacional e na economia financeira.

Se você gostou desse modelo, que tal experimentá-lo? Clique aqui e veja algumas opções de escritórios flexíveis no Jardim Paulista, região nobre de São Paulo que reúne algumas das principais empresas do país.

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Para empresas em rápido crescimento, a flexibilidade do espaço de trabalho é essencial

Escritório na Savassi em BH: 6 razões para escolher um ideal para sua empresa

Para empresas em rápido crescimento, a flexibilidade do espaço de trabalho é essencial

Como criar um ambiente perfeito para uma sala de reunião

Newer post