Built to Suit: por que você deve considerar um escritório sob medida para o seu negócio

A personalização de produtos está cada vez mais em alta no mercado e o ramo imobiliário não foge dessa tendência. Empresas e profissionais estão procurando sempre imprimir a sua identidade e a sua filosofia no local de trabalho. Por isso, ter um escritório sob medida é uma estratégia procurada por muitos negócios e pessoas.

Além da possibilidade de personalização estética, a busca pela atenção às necessidades específicas de cada organização e equipe também é grande. É a partir desse contexto que entra em cena o termo Built to Suit. Neste texto, mostramos o que é, como funciona e listamos as suas principais vantagens. Acompanhe!

O que é Built to Suit

De acordo com o Commercial Real State Dictionary, “Built to Suit é um tipo de transação imobiliária em que um proprietário ou construtora arquiteta um edifício para venda ou arrendamento que será construído de acordo com as especificações do inquilino ou do comprador”.

No universo dos coworkings isso significa que uma empresa pode recorrer às redes de escritórios compartilhados para a construção de um prédio, salas ou andares sob medida. Contudo, os donos e gestores do espaço continuam sendo os próprios coworkings, e a empresa e sua equipe usarão os ambientes planejados apenas pelo tempo necessário.

Ou seja, se o seu negócio está em expansão, e você precisar mudar de escritórios dentro de um ano, por exemplo, isso não é um problema. A construção ficará disponível para que outra empresa alugue o espaço e você pode migrar para um local que se adapte às suas novas necessidades.

escritório sob medida

Vantagens de um escritório sob medida

Construir um espaço de trabalho personalizado traz diversas vantagens, principalmente se a sua empresa não precisar se comprometer com o local a longo prazo. Por isso, listamos 5 benefícios que você ganha ao projetar um escritório sob medida em parceria com coworkings. Acompanhe!

1. As necessidades específicas são atendidas

Organizações com grandes equipes precisam de ambientes diferentes para cada setor. Isso porque cada área possui necessidades distintas. O time de tecnologia, por exemplo, pode demandar uma estrutura física específica, que inclui computadores e até mesmo uma temperatura ambiente própria. Já os profissionais criativos podem querer salas mais descontraídas e estimulantes.

Além disso, cada empresa tem um perfil de atuação particular, com processos internos estabelecidos. A forma como uma fintech lida com o ambiente de trabalho pode não ser a mesma que um escritório de advocacia, por exemplo, não é mesmo? Pensando nisso, é possível projetar o seu escritório de acordo com a estrutura necessária para cada área específica da empresa.

2. Identidade e cultura da empresa são traduzidas na decoração

A cultura empresarial é um aspecto importante na construção de branding e solidificação de uma organização. Ela deve ser transmitida de forma clara e eficaz internamente e para clientes, parceiros e fornecedores. Uma forma de fazer isso é investindo em uma decoração que transmita a identidade do negócio e também das pessoas que participam dele.

Podemos citar como exemplo as lojas do McDonald’s, que são inconfundíveis em qualquer lugar do mundo. Uma pessoa que já teve contato com a marca poderá identificá-la facilmente, independentemente se está no Brasil ou no Japão. Essa construção de identidade vai desde a utilização de cores e mobiliário até os cheiros presentes no local.

Ao projetar um escritório sob medida, você pode trazer elementos como esses para imprimir a identidade da sua empresa e da sua equipe no local de trabalho. Até mesmo pequenos detalhes, como desenhos nas paredes e as cores das cadeiras, podem fazer uma grande diferença.

3. Economia de recursos financeiros e força de trabalho

A construção de escritórios próprios demanda tempo e (muito) dinheiro. Imagine ter que arcar com os custos de manter sua empresa funcionando enquanto desembolsa milhares ou até milhões para fazer um novo prédio? Além disso, todo um departamento tem que ficar responsável por supervisionar o projeto e as obras.

Quando uma empresa opta por contratar planos de Built to Suit em parceria com escritórios compartilhados, por outro lado, todo processo é de responsabilidade dos coworkings. E eles são experts no assunto, já que espaços de trabalho são o seu core business. Ou seja, tudo será feito da forma mais eficiente e econômica possível para você. Enquanto isso, sua equipe não precisa parar de trabalhar ou se preocupar com edificações.

A Revista Exame destaca que a experiência de quem constrói esses prédios também surge como uma grande vantagem: “na prática, uma empresa especialista no mercado imobiliário emprega conhecimento e capital próprios para a seleção, aquisição, desenvolvimento e construção do imóvel de acordo com a demanda e as especificações do cliente que posteriormente vai ocupá-lo”, diz um trecho da publicação.

4. Maior liberdade para mudanças

Com a rapidez em que as tecnologias se transformam e a sociedade evolui, as empresas também podem mudar de um dia para o outro. A fim de possibilitar o crescimento, é necessário ter espaço para tais mudanças. E construir um escritório sob medida te dá essa liberdade.

Isso acontece porque, caso você precise expandir, é possível adquirir mais salas, andares ou até um novo prédio com o mesmo parceiro. Ou então, se você decidir mudar de local, os contratos são bem mais flexíveis do que aqueles de aluguel tradicional.

5. Localização privilegiada

As parcerias com os escritórios compartilhados permitem a construção e o desenvolvimento do espaço da sua empresa nos melhores bairros de capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. Estar nesses locais traz a visibilidade, a praticidade e o networking que você sempre quis. E tudo isso, como já dissemos ao longo do texto, sem o ônus que um edifício próprio pode trazer.

Veja também em nosso blog:
Escritórios na Asa Sul, em Brasília
Escritórios no Centro de Curitiba
Futuro do Trabalho na Prática: o maior evento do BeerOrCoffee até hoje
Escritórios sob medida em São Paulo

A modalidade Built to Suit une o melhor dos dois mundos. Você tem a exclusividade de um escritório próprio aliada à flexibilidade e praticidade dos espaços compartilhados. Por isso, se você se interessou e quer um escritório sob medida para a sua empresa, baixe agora nosso e-book sobre o universo dos coworkings para entender melhor como eles funcionam.

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Built to Suit: por que você deve considerar um escritório sob medida para o seu negócio

10 vantagens comerciais de ter um escritório em São Paulo

Built to Suit: por que você deve considerar um escritório sob medida para o seu negócio

Escritório na Savassi em BH: 6 razões para escolher um ideal para sua empresa

Newer post