5 ideias que ensinam como trabalhar remotamente

 

Após constatarem que trabalhar remotamente é vantajoso para o bem-estar emocional, aumentando a qualidade de vida, inúmeros profissionais adotaram essa rotina — ou, talvez, a falta dela.

O trabalho remoto pode trazer diversos benefícios para as empresas e seus funcionários. Apesar disso, é necessário construir determinados hábitos para que isso aconteça. Afinal, fomos acostumados com um modelo de negócios engessado durante décadas, e trabalhar remotamente requer que alguns processos sejam alterados.

Desde a alta gestão até os estagiários, todos devem se adaptar à nova rotina. E isso quer dizer que as equipes devem estar abertas ao aprendizado, sem medo de errar. Por isso, na tentativa de facilitar esse processo para você, separamos 5 ideias que ensinam como trabalhar remotamente. Mas, antes, vamos explicar o que é o trabalho remoto e como ele funciona. Confira!

O que significa trabalho remoto

O surgimento da internet (e dos aplicativos que vieram com ela) deu início a uma nova forma de trabalho. Algo que antes parecia impossível se tornou realidade. Agora, para executar suas tarefas, um profissional não precisa estar presente fisicamente no escritório. Ele pode estar viajando, em casa ou em um espaço de coworking e fazer tudo pelo seu computador.

Isso é o trabalho remoto. Ter a possibilidade de trabalhar de onde você estiver, da forma que considerar melhor. É uma liberdade que permite que profissionais expandam seus horizontes e tenham novas experiências a cada dia. Abaixo, mostramos um vídeo sobre um dos benefícios do trabalho remoto: a mobilidade.

//www.youtube.com/watch?v=oFO5_ufXMG8&t

Após constatarem que trabalhar remotamente é vantajoso para o bem-estar emocional, aumentando a qualidade de vida, inúmeros profissionais adotaram essa rotina — ou, talvez, a falta dela. Com o tempo, as empresas perceberam que isso também trazia benefícios para o negócio e começaram a implementar esse modelo no seu dia a dia. E quais são os 5 primeiros passos para que isso aconteça? Mostramos isso a seguir.

1. Confie que o trabalho será feito

Essa é uma meta difícil para algumas pessoas, principalmente aquelas que são mais experientes e centralizadoras. Mas, para que o trabalho remoto funcione, é necessário que haja confiança na equipe. E isso significa abrir mão do controle (pelo menos um pouco). Não será possível, e muito menos saudável, tentar controlar os horários e atividades de todos.

Portanto, estabeleça maneiras de comunicar os objetivos e tarefas de cada membro do time de forma clara. Utilize ferramentas que permitam que todos acompanhem o que cada um está fazendo, a fim de que a equipe esteja sempre em sintonia — no Woba, por exemplo, utilizamos diversas plataformas. Delegue as responsabilidades e confie nos seus colaboradores. E não tente controlá-los de forma rígida, pois trabalhar remotamente é sinônimo de liberdade.

2. Incentive a transparência

A confiança é uma via de mão dupla. Da mesma forma que é recomendável que os gestores confiem nos seus colaboradores, é necessário que estes sejam dignos de tal sentimento. Para tanto, a transparência é essencial. Além de realizar o trabalho com empenho e seriedade, cumprir prazos e ter uma boa relação com a equipe, o profissional deve ser sempre sincero com seu superior.

Por isso, é interessante incentivar os integrantes do time a se abrir em relação a expectativas, desejos e frustrações com relação ao trabalho. Dessa forma, cria-se laços de confiança mútua. E isso permitirá que o trabalho remoto funcione de forma eficiente, sem turbulências no caminho.

como trabalhar remotamente
É interessante incentivar os integrantes do time a se abrir em relação a expectativas, desejos e frustrações com relação ao trabalho.

3. Invista em bons equipamentos

Vamos falar sobre conforto e ergonomia? Esse é um assunto muitas vezes negligenciado quando as pessoas pensam no trabalho remoto. Mas lembre-se de que, trabalhando no computador, você passará em média 8 horas por dia sentado em frente à tela digitando.

Por isso, tenha os equipamentos e complementos corretos. Consulte um fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional para que ele te auxilie de acordo com as recomendações ergonômicas. Mouse, teclado e apoio de punho são apenas alguns dos itens necessários. Dessa forma, você evitará problemas de saúde no futuro não só para você, mas para toda equipe.

4. Ofereça a opção de escritórios

Trabalhar remotamente não significa necessariamente executar suas tarefas em casa. A opção pelo home office é uma das possibilidades do trabalho remoto, que também abrange os escritórios compartilhados. , um café, uma biblioteca e até mesmo a sede da empresa.

No caso dos coworkings em especial, vale lembrar que eles permitem que os residentes se sintam parte de uma comunidade e tenham a chance de fazer novos contatos. Dessa forma, surgem oportunidades de negócios e trocas de experiências realmente enriquecedoras. Tudo isso de forma prática, econômica e simples.

como trabalhar remotamente
Trabalhar remotamente não significa necessariamente executar suas tarefas em casa

5. Saiba estabelecer limites de horário

Quando uma equipe trabalha de maneira remota não há relógio de ponto ou quem controle seus horários. Dessa forma, cabe a cada um saber estabelecer seus limites. Não é porque você tem os aplicativos do trabalho no celular que deve checá-los durante seu momento de descanso. Ou porque faz home office que precisa trabalhar desde a hora que acorda até quando vai dormir.

Trabalhar remotamente é um meio utilizado para flexibilizar a rotina do profissional, e não escravizá-lo. Por mais que gestores pensem que devem fazer de tudo pelo negócio, exagerar não é saudável para você e, com certeza, também trará prejuízos para a própria empresa. Além disso, é seu papel dar o bom exemplo para toda a equipe.

Conclusão

Trabalhar remotamente proporciona mudanças verdadeiras nas vidas das pessoas. A flexibilidade do trabalho remoto faz com que os profissionais tenham mais tempo para cuidar de si mesmos e fiquem mais satisfeitos. Além disso, eles ganham a chance de fazer networking em vários lugares diferentes. Dessa forma, todos saem ganhando.

Agora que você já sabe as nossas dicas para trabalhar remotamente de forma bem sucedida, que tal aproveitar para conhecer um espaço de escritório compartilhado? Leve sua equipe para fazer um teste grátis e vivencie uma nova forma de trabalho.


Acesse o Guia aqui

 

Similar Posts