4 tendências sobre o futuro dos espaços de trabalho que toda empresa precisa saber

O futuro dos espaços de trabalho está mais presente do que nunca. Nos dias atuais os ambientes flexíveis se expandem à medida que mais e mais empresas globais adotam a força de trabalho moderna. Com isso, as opções para arranjos profissionais crescem e se tornam mais amigáveis para as empresas.

Isso significa dizer que ambientes flexíveis de trabalho, como os coworkings, vão muito além de locais que abrigam apenas pequenas empresas, startups, freelancers e autônomos. Nesses escritórios compartilhados, a burocracia sai de cena para dar lugar a uma atmosfera cooperativa, criativa e inovadora. 

Com o avanço da tecnologia e a transformação da forma como e onde o trabalho é feito, um dos maiores escritórios de advocacia do mundo, Baker McKenzie, criou um e-book sobre tendências e oportunidades sobre o futuro dos espaços de trabalho.  

Neste texto, destacamos as principais particularidades desse material com foco no futuro dos espaços de trabalho. Em seguida, mostramos as regiões do país com mais demandas de espaços modernos de trabalho. Confira!

Tendências e oportunidades sobre o futuro dos espaços de trabalho

1. Diversos serviços dentro do escritório

Ao chegar em um espaço de trabalho compartilhado, a gente percebe que as pessoas escolhem o local com base nos serviços que vão além das instalações básicas de um escritório. Afinal, elas se sentem mais à vontade em ambientes que oferecem muitas facilidades. É o futuro dos espaços de trabalho na prática.

Os locais modernos contam com serviços de internet de alta velocidade, áreas criativas, escritórios privativos para acomodar equipes, cozinha compartilhada, espaço de leitura, entre outros. Cada vez mais importa a aparência e a sensação de que o  lugar tem uma vibração para trabalhar de forma mais feliz e produtiva.  

futuro dos espaços de trabalho

2. Dados que mudarão os serviços

Como todos sabemos, os dados fazem uma diferença cada vez mais significativa no universo dos negócios. Não por acaso, o Big Data vem sendo essencial na construção e execução de uma vasta infinidade de produtos e serviços. Nos espaços de trabalho, não será diferente. 

Nesse caso, o escopo dos serviços mudará ao longo do tempo, conforme as pessoas forem “deixando rastros” — ou seja, gerando dados —, que por sua vez serão coletados e aproveitados. Dessa forma, o espaço será melhor aproveitado e gerará mais facilidade. Esse trabalho, é claro, precisa ser feito com respeito à privacidade de dados e os acordos que podem ser feitos entre empresas e pessoas. 

3. Demanda de crescimento rápida

Como a necessidade de espaço de trabalho tende a crescer exponencialmente, os os donos de espaços de trabalho também precisarão considerar como financiar a abertura de novos escritórios, a fim de expandir a atuação.

Isso pode ser feito, por exemplo, por meio de joint ventures ou outros métodos como as franquias. A previsão é de que cada vez mais estruturas inovadoras sejam criadas e, por consequência, impactam toda indústria de escritórios compartilhados e o mercado como um todo.

4. Diversos mercados para aderir aos espaços modernos

As pessoas que frequentam os escritórios compartilhados são costumeiramente chamados como membros. A partir desse contexto, é importante lembrar que há diversos mercados e pessoas que atuam nas mais diversas áreas para ocupar esses ambientes flexíveis. 

Naturalmente, as necessidades dos profissionais que estão nos espaços modernos variam muito. Pode ser desde um freelancer que precisa do escritório por um dia a uma organização internacional que requer um espaço fixo em um longo prazo. Ou seja, cada vez mais veremos espaços para abraçar muitas possibilidades. 

futuro dos espaços de trabalho

Agora que você conhecer algumas tendências e oportunidades sobre o futuro dos espaços de trabalho, é essencial que entenda como todas essas ideias funcionam na prática. A seguir, damos exemplos concretos de como esses ambientes funcionam. Além disso, mostramos como você e seu time pode ter acesso. 

Regiões do país com mais demandas em relação ao presente a ao futuro dos espaços de trabalho modernos

Espaços de trabalho flexíveis em São Paulo/SP

Como não poderia deixar de ser, São Paulo concentra a maior parte de espaços de trabalho flexíveis no país. O Jardim Paulista, por exemplo, é um bairro nobre da zona oeste da capital paulista. Ele forma parte da região dos Jardins e está localizado no Espigão da Paulista — uma das regiões mais altas da cidade. 

Entre os escritórios compartilhados no Jardim Paulista, podemos destacar:

  • Vip Office Paulista: é um local perfeito para fazer networking e ter novas ideias. Além de contar com ótima infraestrutura, oferece um lounge com café no térreo para reuniões informais, almoços e drinks. CONHECER;
  • Espaço Pamplona: trata-se de comunidade de coworking que é ótimo para tocar seus projetos, a fim de que seu negócio avance para o próximo nível. Além disso, é ideal para compartilhar. SABER MAIS;
  • YouW: o local conta com espaço com vista para dar uma arejada nas ideias, locker para guardar pertences com segurança e uma equipe à disposição. No YouW, você terá um ambiente descontraído, sem perder sem per o foco no desenvolvimento de negócios. VER DETALHES.

Já a região de Itaim Bibi, a exemplo do Jardim Paulista, também concentra muitas empresas e negócios importantes para a economia da cidade do país. É lá que estão os escritórios de empresas conhecidas em todo mundo, como Facebook, Google e Louis Vuitton, mas o bairro também conta com espaços flexíveis.

Entre os escritórios compartilhados no Itaim Bibi, podemos destacar:

  • Club Coworking Faria Lima: espaço que rompe com os padrões brasileiros e é sinônimo de uma evolução nos escritórios compartilhados. Tem serviços e atendimento que faz do escritório uma referência no mercado. CONHECER
  • Regus Faria Lima: esse espaço de escritórios na Faria Lima está no edifício Antônio Alves Ferreira Guedes. É um ambiente ideal para executivos que querem avançar em suas estratégias de negócios. SABER MAIS;
  • New Studio Office: conta com lindas salas com mobiliários de alto padrão, que estão prontas para locação. Entre outras facilidades, traz muito conforto e comodidade para você montar seu escritório. VER DETALHES.
futuro dos espaços de trabalho
Club Coworking Faria Lima

Espaços de trabalho flexíveis em Belo Horizonte

Belo Horizonte é mais uma cidade que concentra inúmeros escritórios compartilhados, que estão totalmente prontos para receber profissionais e empresas de todos tamanhos e dos mais diversos nichos de atuação. Entre os bairros de maior concentração de espaços de trabalho moderno, destacam-se a Savassi, o Lourdes, o Centro e o Funcionários. 

Entre os escritórios compartilhados na Savassi, podemos destacar:

  • WeWork Savassi Mall: bem mais do que apenas um coworking, a WeWork é uma rede global de empreendedores e criativos. Além disso, nesse caso em especial, oferece toda hospitalidade de um bom mineiro e com os melhores ambientes para você tocar seu negócio. CONHECER;
  • Espaço SouBH: tem localização privilegiada e oferece uma excelente estrutura para os seus membros. É bonito, inspirador e moderno, com tudo aquilo que você precisa para avançar em sua empresa. É ideal para experimentar uma “vida de coworking”. SABER MAIS;
  • Regus Amadeus Business Center: o espaço em em Belo Horizonte fica na Savassi e está localizado no moderno edifício Amadeus. Tem estrutura de ponta, com tecnologias de ponta e tudo o mais que seu negócio precisa no dia a dia para se destacar no mercado. VER DETALHES

Bem, é claro que poderíamos mostrar mais centenas de exemplos. Não só em São Paulo e em Belo Horizonte, mas em outros grandes centros como Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza e muito mais. Ao que tudo indica, os espaços flexíveis chegaram para ficar e para fazer a diferença para melhor no mercado de trabalho. Isso quer dizer que, mais do que nunca, vivemos o futuro dos espaços de trabalho.

Se você acha que é o momento de viver uma experiência em um espaço de trabalho flexível, por meio da rede BeerOrCoffee é possível fazer um teste gratuito com todo seu time. É isso mesmo: você pode ir com a sua equipe para um escritório compartilhado e experimentar como é trabalhar em ambiente moderno. Para isso, é muito simples: clique aqui e garanta sua reserva sem custos.


Renato Ribeiro é Content Owner no BeerOrCoffee e entusiasta do futuro do trabalho.

Facebook Comments
4 tendências sobre o futuro dos espaços de trabalho que toda empresa precisa saber

Por que happy hours nas empresas são essenciais para integrar as equipes

4 tendências sobre o futuro dos espaços de trabalho que toda empresa precisa saber

5 ideias que ensinam como trabalhar remotamente

Newer post