Por que happy hours nas empresas são essenciais para integrar as equipes

A competitividade pode ser saudável, desde que uma empresa enxergue essa prática em relação aos seus concorrentes no mercado e não internamente. Quanto mais integradas as equipes dentro de uma companhia, mais competitiva e mais forte ela se tornará. Isso porque ganhará em produtividade e capacidade de inovação.

Manter uma verba destinada a um cronograma de eventos, como os happy hours, é uma forma de manter um ambiente mais saudável dentro da organização. Os eventos tornam os colaboradores mais engajados e até mesmo mais felizes. Quer entender melhor como isso funciona? Se sim, continue a leitura do texto abaixo!

Por que é necessário integrar as equipes?

Você pode estar se questionando sobre qual é a real importância da integração entre equipes, funcionários e líderes. A resposta para essa pergunta engloba uma série de motivos que influenciam diretamente na comunicação interna e no engajamento dos seus colaboradores.

Uma equipe integrada se comunica melhor, potencializando sua capacidade de trabalho, de criatividade e de inovação. O resultado disso aparece na melhoria de processos, no aumento da resolução de problemas e até mesmo na criação de novos produtos e serviços.

integrar as equipes

Como o happy hour ajuda a integrar as equipes?

Um happy hour na empresa não se resume à oportunidade de ver o líder do time “meio alto” e contando piadas. Muito, mas muito mesmo, além disso, ele aproxima seus colaboradores, melhora as relações interpessoais, aumenta o espírito de equipe e permite a troca de ideias em um ambiente mais descontraído, o que pode gerar muitos bons insights.

Quando esses eventos acontecem em um espaço de coworking, há ainda a possibilidade de networking com profissionais de outras empresas. E você acaba criando parcerias e novas oportunidades de negócio, assim como já acontece no dia a dia desses locais, nas conversas descontraídas nas cozinhas compartilhadas, por exemplo.

Quais os benefícios de oferecer esse tipo de evento?

Integrar as equipes não é o único benefícios de se investir em happy hours corporativos. Conheça mais detalhes nos tópicos a seguir alguns outros benefícios da iniciativa.

Mantém o otimismo dentro do escritório

Equipes integradas e com o pensamento colaborativo fazem como que seus membros busquem motivar uns aos outros, o que traz uma energia mais positiva e otimista para o ambiente de trabalho. Isso, vale dizer, é muito importante em escritórios compartilhados.

integrar as equipes

Auxilia na construção da cultura corporativa

Quando os eventos começam a acontecer com uma certa frequência, eles se tornam parte da cultura da empresa. Certamente, também são capazes de gerar diversas histórias importantes para a construção de uma personalidade mais sólida para a marca.

Melhora a comunicação interna

Sem o happy hour é muito comum existirem colaboradores de uma mesma empresa que sequer se conhecem e, consequentemente, não se falam. Uma vez que se encontram no ambiente do evento, as chances de socialização são bem maiores. Com isso, passarão a se comunicar diretamente, o que traz diversas oportunidades para a empresa.

Aumenta o engajamento e o comprometimento

Quando a empresa pensa fora da caixa e promove eventos como esses, já com a atenção voltada ao futuro do trabalho, seus colaboradores reconhecem que estão recebendo um tratamento diferenciado e se esforçam para retribuir. Por isso, eles se tornam mais engajados e comprometidos com as suas entregas.

Estimula a criatividade e gera boas ideias

“Duas cabeças pensam melhor do que uma”. Quem nunca ouviu esse ditado? É exatamente o que acontece quando os membros de uma equipe passam a socializar mais. Eles compartilham ideias e, mesmo em um ambiente mais descontraído, falarão sobre o trabalho. Isso faz com que seus insights cresçam com a ajuda do colega.

Incentiva um ambiente colaborativo

Na era da economia compartilhada, criar um ambiente colaborativo dentro da empresa só trará ganhos. A partir do momento que seus colaboradores começam a criar laços de amizade, a ajuda mútua e o compartilhamento de recursos acontecerão naturalmente.

Elimina a competitividade destrutiva

Já está mais do que comprovado que a rivalidade entre equipes e seus membros não agrega valor para o clima organizacional. Se seus colaboradores estão disputando entre si, esconderão ideias e informações, não ajudarão uns aos outros e tampouco dividirão seus recursos de trabalho. Quando se estimula a socialização entre eles, essa competitividade vai diminuindo, até perder completamente a sua força e razão de existir.

Constrói um relacionamento saudável entre lideres e equipes

Nem sempre uma equipe consegue estabelecer uma comunicação mais horizontal com seus líderes, principalmente quando a hierarquia é muito valorizada na empresa. No entanto, quando começam a conviver como iguais, em um ambiente social, essa barreira hierárquica é quebrada. E isso torna possível estabelecer um relacionamento de colaboração entre eles.

integrar as equipes

O que não pode faltar em um happy hour corporativo?

Organizar um happy hour corporativo é tão simples quanto qualquer outro. Deve ter comida e bebida, música agradável e em volume não muito alto para que as pessoas consigam conversar. Além disso, é importante ter alguns itens de decoração e, claro, muita organização para que tudo saia como planejado.

A realização de dinâmicas de entrosamento durante o evento, com tom de brincadeiras, também é uma excelente ideia para integração. Por fim, é preciso que haja um espaço destinado ao evento. E este pode ser até mesmo dentro do próprio local de trabalho.

Cabe mencionar que os escritórios compartilhados têm em sua essência a promoção de encontros. Eles, ao mesmo tempo que divertem, ajudam a integrar as equipes. Por isso, é importante entender o que é coworking e como esses espaços podem ajudar a melhorar o clima organizacional. Eles possibilitam, inclusive, a realização de happy hours que envolvam times de outras corporações e aumentem o seu networking.

Agora que você entende a importância de integrar as equipes com a ajuda de happy hours, descubra como funcionam os espaços de coworking e aproveite isso para aumentar, ainda mais, o sucesso da sua empresa.


Silvia Seco é publicitária, especializada em gestão de marketing digital e produção de conteúdo. Uma verdadeira apaixonada por criação, design, inovação, tecnologia e histórias bem contadas.

Facebook Comments
Por que happy hours nas empresas são essenciais para integrar as equipes

Escritórios no Itaim Bibi em São Paulo: encontre a melhor opção para sua empresa

Por que happy hours nas empresas são essenciais para integrar as equipes

4 tendências sobre o futuro dos espaços de trabalho que toda empresa precisa saber

Newer post