Flexibilidade no trabalho é mais importante do que você imagina

Você sabia que a rotina de trabalho que a maioria de nós vive pode, muitas vezes, ser a responsável por atrapalhar a nossa performance? Se nos sentimos presos às nossas mesas de trabalho e pouco estimulados por causa dessa rotina, as chances de estarmos frustrados e insatisfeitos são grandes. E é aqui que entra a flexibilidade no trabalho!

Para evitar que isso aconteça, grandes e pequenas empresas estão trabalhando cada vez mais para otimizar seus processos e regras internas com o intuito de proporcionar uma estilo de vida com mais qualidade para seus funcionários.

Essa tendência já começa a aparecer no mercado de trabalho brasileiro. Uma pesquisa feita pelo site de empregos Adzuna mostra que quase 13% das oportunidades de emprego na área de Marketing, por exemplo, já mencionam flexibilidade de local de trabalho em seus anúncios. Outras áreas também já apresentam esse benefício, como vendas, administração e tecnologia.  

Listamos abaixo alguns benefícios que a flexibilidade no trabalho pode trazer. Confira:

flexibilidade no trabalho

Qualidade de vida 

A cultura da flexibilidade de trabalho já tem sem mostrado bastante eficiente e positiva no que diz respeito a performance de muitos profissionais. Isso porque ela traz diversos benefícios. Por exemplo, já pensou que ter horário flexível para entrar no trabalho pode te poupar aqueles minutos ou horas estressantes no trânsito ou transporte público?

Melhor gestão de tempo

Somos todos diferentes, e trabalhamos de formas diferentes. Para alguns, a produtividade é maior no período da manhã. Para outros, ela vem logo após o almoço. A liberdade no trabalho proporciona uma abertura maior para o profissional se ajustar de acordo com suas necessidades e rotina, tornando suas horas mais bem aproveitadas.

Mais flexibilidade, maior responsabilidade

Para alguns, flexibilidade no trabalho pode significar desorganização, por isso é importante que a empresa tenha seus processos muito bem estruturados e pensados para este modelo de trabalho. Proporcionar as ferramentas ideais para tornar a rotina remota mais fácil e produtiva é muito importante para garantir um bom funcionamento dessa estrutura. Aos funcionários, cabe a consciência de suas responsabilidades e entregas, além de respeito aos processos internos de trabalho. 

Melhor relacionamento entre empresa e profissionais

Com um tempo maior para si, muitos profissionais se sentem menos cansados e muito mais produtivos e estimulados pelas diferentes oportunidades que uma rotina mais flexível pode trazer. Além disso, o trabalho flexível ajuda a construir uma relação de confiança mais forte entre a empresa e seus funcionários, o que faz com que muitos deles não queiram abrir mão de seus empregos facilmente.

Revolução na análise de desempenho profissional

A flexibilidade gerou uma mudança significativa no que diz respeito ao reconhecimento de trabalho. Se antes o desempenho de um profissional era medido pela sua dedicação em fazer horas extras, chegar mais cedo, sair mais tarde ou até mesmo fazer menos horas de almoço, hoje seus resultados são medidos pela sua produtividade e entregas. 

Esse novo modelo está ajudando não só a moldar o futuro do mercado de trabalho, mas também a valorizar ainda mais os profissionais diante das empresas. O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal são cada vez mais importantes hoje em dia, por isso muitos estão em busca de empresas que estimulem uma rotina mais saudável.

Com isso, grandes e pequenas corporações estão em busca de ajustar seus modelos e processos internos para proporcionar uma vida profissional mais equilibrada. 

flexibilidade no trabalho

Para quem busca um modelo mais flexível de trabalho, ou até mesmo para os que já trabalham regularmente de casa, separamos abaixo algumas dicas que podem ajudar a tornar a rotina flexível mais produtiva e fazer do ambiente de trabalho em casa mais inspirador para realizar suas tarefas. Veja:

Remova as distrações 

Se você é do tipo que se distrai fácil e precisa de ajuda para se manter concentrado, remover as distrações ao seu redor é essencial.

Por mais tentador que seja trabalhar na cama com a TV ligada ou realizar tarefas domésticas enquanto preenche aquela planilha, esses tipos de hábitos podem prejudicar e muito seu rendimento. Por isso, é importante separar um cantinho da sua casa dedicado ao trabalho que você só use para este fim, mesmo que seja apenas uma mesa onde você possa organizar seu computador e todos os acessórios que precisa. Ou então, migre para os coworkings, que unem flexibilidade e estrutura de trabalho!

Faça listas de tarefas

Definir prioridades é importante no escritório, mas ainda mais para quando se trabalha de casa. Não ter a supervisão do seu chefe ou seus colegas compartilhando ideias, cabe a você colocar sua lista de afazeres em ordem. Ela com certeza te ajudará a ficar em dia com as tarefas e não irá te sobrecarregar. 

Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito durante o dia, e então numere cada ítem de acordo com a sua prioridade. Quando terminar o dia, você pode transferir tudo o que não fez para o dia seguinte para assegurar que nada foi perdido. 

Defina os horários de trabalho

Nem sempre é fácil separar o trabalho da vida pessoal quando seu computador só está a alguns metros de você. A melhor maneira de lidar com esse problema é programar seu horário turno de trabalho. Mesmo que talvez seja difícil não trabalhar após o horário estabelecido (principalmente se você é freelancer e precisa lidar com prazos apertados), você pode sempre estabelecer prioridades. 

Quando você planejar seu cronograma de trabalho, não se esqueça de incluir os minutos para curtos intervalos e refeições. Eles são uma parte essencial para te manter focado e descansado durante o dia.

Intervalos no período da manhã, almoço, e intervalos no período da tarde (mesmo que sejam períodos bem curtos ou aquele momento para ouvir seu podcast preferido) podem ajudar na sua concentração e evitar a distração nos momentos que você precisa estar focado. 

flexibilidade no trabalho

Socialize!

É bem fácil ficar grudado na cadeira na sua casa o dia todo, especialmente quando ela está convenientemente perto da cozinha ou da sua cama. Porém, se você trabalha de casa e não vai regularmente ao escritório da empresa, é muito importante fazer um esforço extra para sair e socializar.

Socializar pode significar encontrar os colegas do trabalho para um almoço, ir a uma palestra ou curso curto, frequentar escritórios compartilhados ou até mesmo encontrar os colegas que também trabalham de casa. Seja qual for a atividade, pode ter certeza que você pode se sentir ainda mais produtivo depois. E melhor ainda, você pode aproveitar para trocar ideias e conselhos com profissionais como você.

Empregos flexíveis trazem muitas vantagens, mas pode ser desafiador se você não está preparado. Por isso, teste as diversas maneiras de otimizar seu trabalho e analise todas elas para entender quais funcionam ou não para a sua realidade.


Este foi um Guest Post escrito pelos nossos parceiros da Adzuna,
um site agregador de vagas de empregos.

Facebook Comments
Flexibilidade no trabalho é mais importante do que você imagina

Como os escritórios compartilhados podem reduzir o desperdício?

Flexibilidade no trabalho é mais importante do que você imagina

Trabalho remoto na prática: como se organizar para ter os melhores resultados

Newer post