Aumento da produtividade: veja 5 ideias criativas no trabalho para adotar agora

Manter altos níveis de produtividade é, com certeza, uma preocupação para muitos profissionais no mercado de trabalho. Nesse contexto, ter uma abordagem diferente da tradicional pode ser interessante para dar um impulso na produção. Por isso, cada vez mais empresas e equipes estão adotando ideias criativas no trabalho para aumentar a produtividade.

A criatividade leva à produtividade, desde que o ambiente de trabalho seja desenvolvido e nutrido de uma maneira que permita que os dois coexistam em harmonia. Neste texto, separamos algumas dicas para que você incentive a união dessas duas forças em sua equipe e obtenha os melhores resultados. Quer saber mais? Se sim, confira o texto!

ideias criativas no trabalho

1. Utilize luzes coloridas no ambiente de trabalho

Não é novidade que as cores estão relacionadas ao nosso estado psíquico e emocional. Além disso, elas têm o poder inconsciente de provocar sentimentos (mesmo que não possamos perceber). De acordo com uma publicação da Entrepreneur, isso vem sendo utilizado nos escritórios ao redor do mundo, a fim de estimular ideias e aumentar a produtividade.

“Verdes e azuis frios, assim como tons naturais, tendem a melhorar nosso foco e eficiência enquanto incutimos uma sensação de bem-estar. Tons mais quentes, como vermelho, podem indicar algo pelo qual o espectador deve se apaixonar — ou algo digno de preocupação. Dessa forma, o vermelho é da cor dos namorados e dos avisos contra o fogo. Enquanto isso, o amarelo é enérgico e refrescante, útil para a inovação”, diz o texto.

Com base nesse contexto, as cores são utilizadas nos espaços de trabalho de forma estratégica, de acordo com as necessidades e propósitos de cada ambiente. Mas e se essas cores pudessem mudar conforme a situação? Bem, isso é facilmente possível com a utilização de lâmpadas coloridas. Assim, uma parede se transforma em uma verdadeira tela em branco. Isso pode ajudar na sensação de bem estar dos colaboradores e no estímulo a ideias criativas no trabalho.

Aliado a isso, as tecnologias de automação já permitem a integração entre a iluminação ambiente e um programa inteligente. Quer uma sensação de calmaria? Programe as luzes para tons de verde. Se precisa da atenção de todos em uma reunião importante, escolha as luzes vermelhas. A gama de possibilidades é enorme, então tudo dependerá do seu gosto e necessidades.

2. Tenha uma playlist estimulante

Diversos estudos já comprovaram o poder que a música exerce sobre o cérebro humano. De acordo com um artigo da Revista da Universidade Central da Flórida “a música afeta a função cerebral e o comportamento humano, inclusive reduzindo o estresse, a dor e os sintomas da depressão, além de melhorar as habilidades cognitivas e motoras, o aprendizado espaço-temporal e a neurogênese, que é a capacidade do cérebro de produzir neurônios”.

ideias criativas no trabalho

Contudo, cada pessoa tem uma preferência musical diferente. E, da mesma forma, o cérebro reage positivamente às músicas que batem com o gosto pessoal do indivíduo. Por isso, para estimular a produtividade e a criatividade, você deveria ter uma playlist personalizada, só com seus artistas preferidos. Mas também é importante ver o estilo que funciona melhor para você. Enquanto alguns se sentem mais estimulados por ritmos agitados (como o rock), outros preferem trabalhar ao som de melodias mais calmas e relaxantes.

3. Frequente escritórios compartilhados

Os escritórios compartilhados são os locais perfeitos para aumentar a produtividade com ideias criativas no trabalho. Isso acontece porque há uma grande diversidade de ambientes, assim como uma comunidade ampla de pessoas e empresas de diversos estilos e áreas de atuação.

Esses espaços são pensados para profissionais que não querem ficar presos ao modelo tradicional de escritório, mas não abrem mão de uma estrutura de ponta. Portanto, disponibilizam ambientes compartilhados, lounges e áreas de descanso, cozinha completa, escritórios privativos, salas de reunião e muito mais. Assim, você pode transitar pelo local e interagir
com diversas pessoas, cheias de ideias e experiências interessantes, o que ajuda muito a impulsionar a criatividade.

Além disso, nos espaços de coworking sempre há eventos de todos tipos, desde palestras e workshops até exibições de filmes e happy hours. E não há forma melhor de estimular o pensamento criativo do que realizando atividades criativas, não é mesmo? Por isso, aproveitar os momentos de aprendizado, tanto relacionados ao trabalho quanto nas horas livres, é extremamente proveitoso.

4. Incentive o trabalho remoto na sua equipe

Algumas pesquisas já demonstraram que proporcionar aos funcionários de uma empresa a possibilidade de trabalhar de forma remota gera um aumento em sua produtividade. Isso porque o trabalho remoto possibilita uma flexibilidade ao colaborador, deixando-o mais satisfeito.

Por exemplo, um funcionário que mora na Zona Leste de São Paulo e trabalha no Vila Olímpia pode gastar até 4h por dia com deslocamento. Essa perda de tempo, junto ao desgaste físico e emocional, afeta essencialmente a criatividade e a produtividade da pessoa. Ao possibilitar que este colaborador trabalhe remotamente — em um coworking perto de casa, por exemplo —, esse problema é resolvido.

ideias criativas no travalho

Além disso, com o trabalho remoto o profissional tem a oportunidade de frequentar novos locais a cada dia. Isso permite que ele conheça novas pessoas e tenha experiências diferentes constantemente, e isso é um alimento para o pensamento criativo — e, consequentemente, também gera um aumento na produtividade.

5. Faça pequenas pausas

Muitas vezes, quando chegamos a um ponto de falta de criatividade, tudo o que precisamos é de alguns minutos de distração. Saia para dar uma voltinha pela varanda, vá tomar uma xícara de café ou até mesmo desça um pouco do prédio e fique observando o movimento da rua. Da mesma forma que o pulmão precisa de ar quando nos exercitamos, o cérebro precisa de descanso quando executamos atividades mentais.

Uma estratégia muito popular de interrupção do trabalho, também, é a técnica Pomodoro. Essa estratégia sugere que os funcionários trabalhem em intervalos de 25 minutos, seguidos por intervalos de cinco minutos. Após quatro seções de 25 minutos, os funcionários fazem um intervalo maior de 15 a 20 minutos. Essa estratégia foi projetada para maximizar o tempo de atenção de cada pessoa.

Utilizar ideias criativas no trabalho para aumentar a produtividade é uma estratégia muito utilizada nas empresas nos últimos tempos. Isso porque as novas gerações têm mudado a forma como as pessoas lidam com o trabalho.

No futuro do trabalho, em que ferramentas tecnológicas e inteligência artificial serão responsáveis pela maioria das tarefas mecânicas, a criatividade se torna cada vez mais necessária. Quer saber mais sobre o assunto? Se sim, clique aqui e leia nosso post que fala tudo que você precisa saber sobre o futuro do trabalho!


Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Aumento da produtividade: veja 5 ideias criativas no trabalho para adotar agora

9 maneiras de renovar o espaço de trabalho e aumentar a produtividade

Aumento da produtividade: veja 5 ideias criativas no trabalho para adotar agora

Como os escritórios compartilhados podem reduzir o desperdício?

Newer post