9 maneiras de renovar o espaço de trabalho e aumentar a produtividade

renovar o espaço de trabalho

Muitas vezes passamos mais tempo do nosso dia na empresa ou no escritório do que em nossas próprias casas, não é verdade? É por isso que renovar o espaço de trabalho é importante. Assim é possível ter uma identidade ali, criando um ambiente em que reflita a nossa própria personalidade.

Afinal de contas, a felicidade no trabalho vai muito além do que simplesmente ganhar um bom salário. Questões como a qualidade de vida também contam pontos para a satisfação profissional. E o ambiente de trabalho está muito relacionado a isso. Além disso, quando estamos satisfeitos, nos tornamos mais produtivos.

Quer saber como renovar o espaço de trabalho e aumentar a sua produtividade? Se sim, continue a leitura e confira as nossas dicas agora mesmo!

renovar o espaço de trabalho

1. Escolha bem as cores da sua sala

Dependendo do orçamento disponível na sua empresa e do tipo de relação que você tem com os seus superiores, pode ser que você possa escolher as cores das paredes da sua sala. E isso é uma ótima notícia que pode beneficiar toda equipe.

Existem diversos estudos sobre a psicologia das cores que revelam que o nosso cérebro reage de forma diferente a cada tonalidade que enxergamos. Logo, além de optar por uma cor que goste, você também pode escolher uma que estimule a produtividade.

Segundo uma publicação da revista Casa & Jardim, o vermelho, por exemplo, é uma cor que estimula a atividade cerebral. Portanto, é indicada para as paredes de escritórios ou empresas que funcionam até tarde — e isso bem comum nos coworkings, não é?

2. Tenha móveis confortáveis

Como não poderia deixar de ser, a escolha dos móveis também é muito relevante para renovar o espaço de trabalho. É claro que você pode escolher peças mais bonitas, mas também é preciso pensar nas questões ergonômicas.

De nada adianta ter uma cadeira bonita e estilosa se você ficar com dores nas costas quando passar um tempo sentado nela. É preciso escolher a mobília levando em consideração diversos fatores, incluindo até mesmo o tipo físico de cada pessoa.

Um indivíduo mais alto pode não se sentir confortável em uma cadeira que é perfeita para alguém mais baixo. Por conta disso, as escolhas devem ser personalizadas.

3. Decore o ambiente com plantas

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Queensland descobriu que um escritório decorado com plantas pode aumentar em até 15% a produtividade dos funcionários. No decorrer do estudo, os pesquisadores monitoraram os funcionários de alguns escritórios por dois meses e também fizeram perguntas a eles.

Alex Haslam, um dos professores que coordenou a pesquisa, disse que o retorno de uma empresa que investe em paisagismo é um time mais satisfeito, mais produtivo e com mais qualidade de vida.

Logo, percebe-se que é uma boa ideia ter uma plantinha no escritório, não é mesmo? Não precisa ser um vaso enorme e que ocupe muito espaço. Um vasinho em uma mesa de centro ou até mesmo na estação de trabalho é suficiente para aumentar a produtividade.

renovar o espaço de trabalho

4. Mantenha tudo muito bem organizado

Quando você for renovar o ambiente de trabalho, não esqueça de organizar uma grande faxina. Essa tarefa é interessante para se desfazer de toda aquela papelada inútil que guardamos e acabamos não utilizando nunca mais.

Também aproveite para organizar as gavetas e os armários. Assim como catalogar e guardar documentos em pastas e deixar tudo muito bem organizado no escritório. Isso é importante, pois perde-se muito tempo tendo que achar coisas em um local bagunçado.

Além do ambiente físico, os virtuais também devem ser organizados. A tela inicial do seu computador não pode ser um depósito de todos arquivos que você salva ou cria, por exemplo. Tenha pastas organizadas e, de preferência, armazene tudo em nuvem para poder acessar os seus arquivos em qualquer local.

7. Crie uma área de descanso

Até o menor dos escritórios pode conter uma área improvisada para o descanso. Uma cozinha onde se pode tomar um café e fazer um lanche, uma janela para respirar o ar da rua e olhar o movimento. Tudo isso ajuda a mente a descansar por alguns minutos e voltar ainda mais produtiva.

Em escritórios de empresas maiores podem ser criadas áreas grandes e/ou lounges. Espaços com jogos, videogame, livros, sofás e outros componentes, para que os colaboradores descansem em seus horários de folga.

8. Utilize ao máximo a iluminação natural

Os benefícios da luz natural são inegáveis. A exposição à luz do sol faz com que nos mantenhamos felizes, alertas e focados. Por isso, devem ser evitadas cortinas que cubram toda entrada da iluminação da rua no escritório.

Além de ser mais saudável para o corpo humano do que a luz elétrica, a luz solar ainda gera economia, uma vez que não será necessário o número de lâmpadas muito fortes, por exemplo.

Também é importante destacar que a falta de iluminação pode causar fadiga ocular e dores de cabeça. Ou seja, você não terá uma boa produtividade se não trabalhar em um local que é muito bem iluminado.

9. Frequente os coworkings

Sair da rotina e trabalhar em um escritório diferente é uma boa alternativa para quem deseja vivenciar novas experiências no trabalho. Nos coworkings existe toda infraestrutura de um escritório fixo, além de uma bela decoração e profissionais das mais diversas áreas, que você pode trocarexperiências e socializar.

renovar o espaço de trabalho
BHZ Coworking, Belo Horizonte/MG

Existemescritórios compartilhados em todas capitais e grandes cidades brasileiras, sendo essa uma cultura que cada vez mais se desenvolve e se torna popular em nosso país.

Em espaços de coworking você também pode desenvolver eventos e utilizar salas de reuniões equipadas com itens de alta tecnologia. E não é necessário trabalhar todos dias no mesmo local, o que é muito interessante para quem deseja variar a rotina de trabalho.

E aí, curtiu nossas dicas? Se você segui-las, temos a certeza de que você conseguirá renovar o espaço de trabalho e também aumentar a produtividade na empresa. Afinal, quando nos sentimos bem no emprego, a tendência é que nos tornemos mais produtivos.

Se você gostou deste artigo, também gostará de acompanhar o nosso post que fala sobre como incentivar a criatividade dentro da sua empresa. Confira e tenha ótimos insights!


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web. 

Similar Posts