Trabalho remoto: como as empresas se beneficiam quando os funcionários trabalham dessa forma

Diversas pesquisas já demonstraram que o trabalho remoto traz inúmeros benefícios para os profissionais dentro de uma empresa. Mas o que muitas pessoas não sabem é que esse modelo também traz diversos benefícios para o próprio negócio. Isso porque colaboradores satisfeitos fazem um trabalho ainda melhor no seu dia a dia.

As empresas que permitem que seus funcionários decidam onde e quando realizar suas atividades — seja em outra cidade ou fora do horário comercial — aumentam a produtividade dos funcionários, reduzem a rotatividade e diminuem os custos organizacionais. Para saber mais sobre o assunto e descobrir outras vantagens, continue lendo este artigo.

trabalho remoto

Eficiência operacional para cada setor

O “anywhere office” possibilita que cada equipe dentro de uma empresa encontre o ambiente que mais se adapta ao seu perfil e necessidades. E o modelo pode acontecer de algumas formas diferentes, dependendo da área de atuação do negócio em questão.

Uma equipe de vendas, por exemplo, cujos colaboradores estão em constante deslocamento entre um cliente e outro, se dará muito melhor com a ausência de um escritório fixo. Assim, a empresa pode aderir a planos de posições rotativas em coworkings, para que seus vendedores tenham pontos de apoio espalhados por diversas localidades.

Já o time de tecnologia, que precisa de uma infraestrutura fixa com mesas, internet de alta velocidade, computadores pesados etc, pode ser alocado em um escritório privativo. Esses profissionais terão todo o apoio estrutural que necessitam para trabalhar, mas sem perder a flexibilidade proporcionada pelos espaços de escritórios compartilhados.

Por esses exemplos é possível perceber que equipes diferentes possuem necessidades e perfis distintos. Portanto, o trabalho remoto permite que cada uma delas encontre o melhor modelo para o seu dia a dia, alcançando uma maior eficiência operacional, o que se traduz em mais produtividade e economia de recursos. Veja o que aconteceu no caso da Renault:

Redução de custos

Quando uma empresa opta por trabalhar com times remotos, os recursos financeiros são utilizados da melhor forma possível. Isso acontece porque, primeiramente, um escritório próprio é bem mais caro do que escritórios compartilhados, por exemplo. Além disso, há colaboradores que não utilizam o espaço físico o tempo inteiro e a sua vaga não fica ociosa nesse modelo de trabalho.

Não é difícil comprovar a redução de gastos. Quando você tem uma equipe com diversos funcionários dentro de um escritório tradicional, precisa pagar aluguel, água, energia, IPTU e uma série de outras contas fixas. Isso sem considerar os custos variáveis com manutenção da estrutura. Para empresas com times remotos essas contas simplesmente não existem. Você otimiza os gastos e as operações do dia a dia.

trabalho remoto

Aumento da produtividade e receita

Um estudo publicado pela Harvard Business School demonstrou que a produtividade de funcionários que trabalham remotamente pode aumentar de acordo com o seu ramo de atuação. A pesquisa foi realizada no Instituto de Marcas e Patentes dos Estados Unidos da América e, de acordo com os autores do estudo, além do aumento da produtividade o retorno financeiro também é evidente.

Constatou-se que ao proporcionar para os funcionários a oportunidade de trabalho remoto, devido ao aumento de produtividade, a receita do setor poderia aumentar em até US$ 132 milhões. Atrelado a isso, há uma redução de 4,4% com custos de contratação e de até US$ 38,2 milhões com gastos relacionados a escritório.

“Muitos dos examinadores também se beneficiaram financeiramente, trazendo seus salários na Grande Washington, DC, para regiões menos dispendiosas, aumentando efetivamente sua renda real. Os trabalhadores no início e no meio da carreira tendiam a escolher locais com base em considerações futuras da carreira, enquanto os trabalhadores com maior tempo de permanência se reuniam em destinos ‘amigos da aposentadoria’, como a Flórida”, destaca o texto.

Isso representa um aumento na qualidade de vida dos colaboradores. Estes, por sua vez, também executam o trabalho de forma mais produtiva quando estão satisfeitos. Os profissionais economizam tempo e dinheiro com deslocamento, podem escolher morar nas regiões que mais lhe agradam e têm tudo que precisam por perto. Assim, sobra tempo para focar nas atividades que realmente importam.

Equipe qualificada em qualquer lugar do mundo

Sabe aquele vendedor sensacional com o qual você trabalha e deseja ter na sua equipe para sempre? Mas, agora que ele resolveu se mudar para outro país, você não quer perdê-lo. A boa notícia é que dando uma chance para o trabalho remoto, você não precisará abrir mão de tê-lo como integrante do time.

Ao adotar uma nova forma de trabalho, é possível reunir colaboradores de todos os perfis, em qualquer lugar do mundo. E graças às ferramentas tecnológicas a sua empresa não sairá prejudicada, pois fica fácil manter o engajamento e a comunicação entre todos. Elas auxiliam de forma descomplicada desde a própria comunicação interna até o contato com os clientes e parceiros.

Além disso, quando um de seus funcionários precisar fazer viagens mais longas, para participar de cursos ou seminários, por exemplo, ambas as partes sairão ganhando. O trabalho poderá continuar sendo feito de forma remota, pois essa já é uma cultura aplicada dentro da empresa.

Com isso, o profissional aprenderá novas habilidades, terá experiências incríveis e conhecerá novas pessoas. Em contrapartida, trará todo esse conhecimento para dentro do negócio, agregando insights e podendo sugerir e aplicar melhorias internas.

trabalho remoto

Oportunidades de networking

Quando uma empresa adota o modelo de trabalho remoto, é interessante recorrer aos coworkings. Isso porque uma das grandes vantagens dos escritórios compartilhados é a troca de experiências entre os frequentadores. Em conversas despretensiosas podem surgir oportunidades de parcerias, além de uma troca muito interessante de informações entre os profissionais. Esse contato pode acontecer nas mesas compartilhadas ou entre uma tarefa e outra, durante uma pausa para o café.

Dessa forma, um desenvolvedor pode conhecer um dono de uma startup que precisa contratar seus serviços e vice-versa. Para dar outro exemplo, se um advogado, pode achar uma empresa de TI para dar uma consultoria sobre novos softwares de automação para o direito. Dessa forma, organizações e profissionais autônomos conseguem criar laços e faturar com isso.

Conclusão

O trabalho remoto é o início de uma mudança na cultura empresarial das organizações mais tradicionais. As empresas que já nascem adotando esse modelo costumam ser mais dinâmicas e modernas. O que não quer dizer que os negócios mais antigos estejam ficando para trás, eles apenas estão se adaptando para acompanhar essas mudanças.

Essa evolução vem acompanhada de diversas vantagens, como o corte de gastos, uma maior flexibilidade para os colaboradores e novas oportunidades de negócios. Se a sua empresa ainda está passando por esse processo de transição, que tal fazer um teste grátis com a sua equipe em um espaço de coworking? Assim você poderá conhecer de perto como é viver uma nova forma de trabalho!


Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Trabalho remoto: como as empresas se beneficiam quando os funcionários trabalham dessa forma

Por que o escritório compartilhado é ideal para pais que trabalham

Trabalho remoto: como as empresas se beneficiam quando os funcionários trabalham dessa forma

Futuro do trabalho na prática: o que é e como preparar seu negócio sem ficar para trás

Newer post