Por que o escritório compartilhado é ideal para pais que trabalham

pais que trabalham

Compartilhar a maternidade ou a paternidade com a vida profissional nem sempre é uma das tarefas mais fáceis para os pais que trabalham. As obrigações são muitas, tanto na empresa quanto com os pequenos.

Muito por conta dessa dificuldade de conciliar dois papéis importantes e de extrema responsabilidade, alguns pais preferem trocar as rotinas em escritórios tradicionais por coworkings. Esse hábito faz parte dofuturo do trabalho, que já começou!

Se você agora está aí se perguntando: “afinal, por que oescritório compartilhado é ideal para os pais que trabalham?”, não se preocupe! Nós explicaremos essas razões, na sequência. Vamos lá?

pais que trabalham

Escolha do local de trabalho

Ao trabalhar emescritórios compartilhados, é você quem escolhe a localização do seu local de trabalho. São diversos coworkins espalhados pelas capitais e grandes cidades do Brasil.

Com tantas opções de escritórios, os pais que trabalham podem escolher um que seja próximo à escola ou à creche que o filho frequenta, por exemplo. Assim, fica mais fácil de levar e buscar o pequeno, bem como se locomover até lá, caso aconteça alguma situação de urgência.

Outro ponto interessante é que os coworkings geralmente são bem localizados, próximos a linhas de transporte público e com fácil acesso. Isso se evita perder horas no trânsito, o que é inviável para a rotina dos pais que trabalham.

Flexibilidade no horário de trabalho

Os trabalhadores remotos geralmente têm a opção de escolherem o seu horário de trabalho. Isso é muito importante, pois, nem sempre as rotinas das atividades dos filhos é paralela à de trabalho.

Se para você for importante acompanhar os primeiros dias de aula do seu filho na escola durante alguns dias, por exemplo, há a possibilidade de trabalhar à noite, uma vez que diversos escritórios compartilhados funcionam também no horário noturno.

Além disso, é possível programar a sua rotina de acordo com a do seu filho. Se todas as quartas-feiras a tarde ele tem aula de inglês ou pratica algum esporte, por exemplo, você pode tirar umas horinhas de folga para levá-lo e buscá-lo, compensando o tempo mais tarde ou no dia seguinte.

Troca de ideias com outros pais

Na sua vida profissional você deve saber sobre a importância do networking, não é mesmo? É sempre bom conversar com outras pessoas para trocar ideias sobre trabalhos, serviços e outras coisas do mundo empresarial.

Mas por que não formar uma rede de networking de pais? Essa é uma excelente oportunidade para conhecer técnicas pedagógicas, conversar sobre a educação dos pequenos, sobre como ajudá-los nas tarefas escolares etc.

Sabemos que ser pai ou mãe nem sempre é uma tarefa muito fácil para muitas pessoas, principalmente para os marinheiros de primeira viagem, que nunca tiveram nenhum contato com crianças.

Logo, estabelecer uma rede de contatos para trocar dicas de cuidados é uma boa ideia. Você pode até mesmo combinar passeios para que as crianças também façam amizades entre elas.

Pode parecer bobagem, mas às vezes o simples ato de conversar com outro adulto, sobre assuntos de adulto é gratificante. Muitos pais dão tanta atenção para os filhos e vivem tanto as rotinas deles, que acabam mergulhando de forma profunda em um universo infantil.

Falar sobre política, esporte, previsão do tempo ou qualquer outra banalidade dessas conversas de corredor pode fazer você se sentir um adulto de novo.

pais que trabalham

Separação das rotinas

Trabalhar no regime home office pode até parecer atrativo para quem tem filhos. Porém, se as distrações do lar já são muitas quando estamos sozinhos, elas ganham ainda mais intensidade quando há crianças na casa.

Os pequenos não entendem que você está trabalhando e é bem comum que peçam atenção ou exijam que você brinque com eles, enquanto as suas tarefas não param de acumular e a sua caixa de e-mail de encher.

Pode até ser dolorido se separar dos filhos no horário de trabalho, mas é algo necessário, até mesmo para o bem deles. Afinal, se você não trabalhar e ganhar dinheiro, pode comprometer todos os cuidados que eles merecem, concorda?

Pausas silenciosas

Só quem vive em uma casa com crianças sabe quanto vale o silêncio. Elas não fazem por mal, mas é choro, é barulho de brincadeiras, é a televisão ligada com volume alto para assistir desenhos animados…

O silêncio passa a ser valorizado e isso você pode encontrar em coworkings. Muitos deles dispõem de áreas para repouso e lazer. De tal maneira, quando precisar dar um tempo no trabalho para relaxar, tomar um café na cozinhae colocar a cabeça em ordem, isso poderá ser feito.

Claro, que com a certeza de que os seus filhos estão bem cuidados, em casa com uma babá, na escola, na creche ou até mesmo no próprio coworking, como veremos na razão a seguir.

Escritórios compartilhados com espaços kids

Cientes da realidade de muitos pais que trabalham, alguns escritórios compartilhados já combinam as instalações de coworking com espaços kids, em que os filhos dos coworkers podem permanecer enquanto os pais trabalham.

Os espaços kids contém brinquedos, livros, jogos e outros itens pedagógicos para que os pequenos possam aproveitar muito enquanto os pais trabalham. Muitos desses espaços contam também com o serviço de cuidadoras, que ficam tomando conta das crianças. Caso qualquer coisa acontecer, o papai ou a mamãe estarão ali, pertinho.

É o caso do Moma Coworking + Kids, em Porto Alegre, que já atende a esse tipo de demanda. O local proporciona escritórios compartilhados, para que os pais possam desenvolver as suas atividades em um ambiente profissional e conta com espaço lúdico, seguro, monitorado por câmeras e com o acompanhamento de cuidadoras.

pais que trabalham
Moma Coworking + Kids

Isso tudo garante que as crianças brinquem, se divirtam e aprendam coisas novas, além de desenvolver habilidades sociais desde cedo. Com certeza eles farão muitas novas amizades!

E então, percebeu o porquê de os escritórios compartilhados serem ideais para os pais que trabalham? Simples, porque eles são a melhor opção para quem deseja se dedicar à família, mas sem abrir mão da carreira profissional.

Ainda está com dúvidas? Não sabe se os escritórios compartilhados são realmente a melhor opção para você? Então o convidamos para baixar agora o nosso e-book que traz um guia prático com tudo o que você precisa saber sobre coworkings.


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web. 

Similar Posts