Como escalar sua equipe de trabalho de forma rápida

No cenário atual do “mundo dos negócios” as empresas, muitas vezes, crescem da noite para o dia. Claro que isso não acontece sem esforço e investimento. Muito pelo contrário, são muitas horas e energia dedicadas para o crescimento de um projeto. Contudo, nos últimos anos esse crescimento tem acontecido de forma mais rápida do que estávamos acostumados. E escalar sua equipe de trabalho de forma rápida se torna, cada vez mais, uma necessidade.

No século XXI tudo acontece mais rapidamente. Dessa forma, empresários e gestores devem estar preparados para um possível crescimento repentino de seu negócio. Para tanto, contar com uma boa equipe e traçar um plano de aquisição de novos funcionários é essencial. Se você quer saber como escalar sua equipe de trabalho de forma rápida, veja agora as nossas principais dicas!

escalar sua equipe de trabalho

Planejando o crescimento da equipe

O crescimento repentino da empresa é muito comum em startups, mas pode acontecer com empresas em qualquer ramo de atuação. Um belo dia dois amigos resolvem colocar em prática uma ideia inovadora. Aos poucos, vão aprimorando o modelo de negócios e atraem outros profissionais interessados. Um escritório que antes abrigava quatro jovens empreendedores de repente é composto por uma equipe de 10, 100, 1000 pessoas. 

Então, é interessante começar a planejar esse crescimento desde o início. Comece a pensar nos possíveis cenários e necessidades do mercado em que você está inserido. Pense nas tarefas e trabalhos específicos que serão necessários. Anote os trabalhos (e descrições) que você acha que precisará agora. Decida em que ordem você precisará desses empregos para se tornar realidade.

Obviamente podem ser feitas alterações no planejamento no decorrer do caminho. Mas você deve definir um plano que tenha referências que indiquem quando uma nova posição é necessária. Assim, não será pego de surpresa e poderá realizar um processo seletivo com calma, recrutando sempre os melhores colaboradores para o seu time e assim escalar sua equipe de trabalho.

Mantendo a cultura empresarial sempre alinhada

Na hora de contratar novas pessoas é importante ter em mente que o perfil do colaborador deve estar alinhado com a cultura da sua empresa. Pode ser que você encontre o profissional tecnicamente perfeito, mas que não se daria tão bem dentro da sua equipe. Isso acontece quando há divergência de valores e prioridades entre uma pessoa e os objetivos da empresa.

E está tudo bem! Não é todo mundo que precisa ter uma cultura alinhada com a sua. Mas, para estar dentro do seu quadro de funcionários essa deve, sim, ser uma característica essencial. Portanto, no momento do recrutamento é importante que os responsáveis por essa tarefa tenham isso bem claro (e também estejam alinhados com a cultura empresarial da organização).

escalar sua equipe de trabalho

Caso contrário, pode ser que você tenha trabalho redobrado. Isso porque terá que tentar treinar a pessoa para se adaptar à cultura da empresa — o que nem sempre dá certo, e dificultará que você possa escalar sua equipe de trabalho.

E se não der certo, terá que encontrar outro colaborador para preencher a vaga de forma realmente eficiente. E ninguém quer isso, não é mesmo? Diminuir o turnover e acertar cada vez mais na contratação é um dos grandes objetivos das organizações.

Oferecendo um bom ambiente de trabalho

O seu time pode ser o principal canal de recrutamento da sua empresa. Se as pessoas que trabalham com você estiverem satisfeitas, elas só terão coisas positivas a dizer. Assim, sempre que houver uma vaga na equipe, esses profissionais a divulgarão para seus amigos, colegas e conhecidos. Dessa forma, muitas pessoas ficarão interessadas em trabalhar com você e sempre haverá candidatos qualificados.

Além disso, quem melhor do que as pessoas que já trabalham com você para saber qual o melhor perfil de profissional para ser indicado? Então, confiar nas indicações dos seus funcionários é sempre uma boa ideia, já que eles podem trazer insights sobre quais habilidades podem ser úteis em determinados momentos e quais pessoas poderiam se dar bem para fazer parte de uma equipe específica. 

Para isso, você deve fornecer um bom ambiente de trabalho. Esteja aberto para receber sugestões, estimule a integração da sua equipe e promova uma relação de confiança e transparência entre todos. Isso deve acontecer em todos os níveis, desde analistas juniores até o CEO. O ambiente físico também deve ser pensado com cuidado, já que as pessoas estarão ali diariamente e quanto mais confortáveis se sentirem, mais satisfeitas ficarão.

Investindo em conexões interpessoais

As indicações “boca a boca” ainda são extremamente eficientes. Por isso, quanto mais pessoas você e sua equipe conhecerem, mais chances têm de encontrar novos talentos. Esse é o famoso networking sobre o qual tanto se fala: construir uma rede de contatos para que você tenha a quem recorrer quando precisar. Não de uma forma “interesseira”, mas sim algo que gera benefícios para ambas as partes.

Existem diversas formas de construir essas relações. Você pode participar de eventos relacionados à sua área de atuação, frequentar palestras, promover workshops e até optar por migrar para espaços de escritórios compartilhados. Esses ambientes, também chamados de coworkings, são o lugar perfeito para conhecer novos profissionais e até gerar parcerias com outras empresas.

Isso acontece porque nos espaços de escritórios colaborativos há diversos ambientes em que há oportunidades de interação. Há profissionais que optam por se estabelecer nas mesas compartilhadas, assim podendo sempre interagir com os colegas ao lado.

Já outras equipes preferem alocar escritórios privativos, o que não as impede de fazer networking, já que há as cozinhas compartilhadas, lounges e áreas de descanso, dentre outros ambientes para a socialização. Além disso, os próprios coworkings costumam promover eventos de todos os tipos.

escalar sua equipe de trabalho

Experimentando ferramentas tecnológicas

As mídias sociais chegaram para ficar. Por isso, avalie a compatibilidade do perfil da sua empresa com as diversas ferramentas tecnológicas presentes no mercado. Há negócios que se darão melhor com o Instagram, outros com o Facebook.

Contudo, para o recrutamento e construção de uma comunidade qualificada, o LinkedIn ainda é a melhor opção. Invista no perfil da sua empresa, faça divulgações de materiais interessantes e construa a sua imagem. Quando precisar fazer uma contratação, divulgue a vaga no seu perfil, assim aqueles que já conhecem o seu negócio poderão se candidatar.

Construir um negócio não é uma tarefa fácil. Mas com o planejamento correto e a utilização de ferramentas que podem auxiliar bastante esse processo, a caminhada se torna bem menos complicada.

Por isso, invista em recursos que poderão gerar bons resultados para a sua empresa, como os coworkings. Se você quer levar a sua equipe para conhecer um ambiente de escritório compartilhado, clique aqui e aproveite para fazer um teste grátis.

Facebook Comments
Como escalar sua equipe de trabalho de forma rápida

O que é BeerOrCoffee e como ele pode ajudar sua empresa

Como escalar sua equipe de trabalho de forma rápida

Por que o escritório compartilhado é ideal para pais que trabalham

Newer post