Conheça as habilidades essenciais para quem quer trabalhar remotamente

trabalhar remoto

Você sabe o que é trabalhar remotamente? Trata-se de uma tendência global, que até mesmo as grandes empresas têm aderido.

Além disso, quem é que não sonha em controlar o seu próprio tempo no trabalho, realizando tarefas que gosta, com tranquilidade e na hora que deseja, não é mesmo?

Contudo, muitas pessoas ainda possuem dificuldades quanto à exata definição do termo. Mas pode ficar tranquilo pois explicaremos para você.

Trabalho remoto é qualquer atividade que possa ser realizada a distância, com o auxílio da tecnologia.

E com esses novos conceitos surgindo na vida profissional das pessoas, é necessário que elas busquem compreender novas habilidades para obter sucesso como trabalhadores remotos.

Então, nada mais justo que disponibilizarmos uma listinha com cada uma delas. Acompanhe a seguir!

trabalhar remoto

1. Ter boa comunicação

Para conseguir trabalhar remotamente de maneira efetiva, nada melhor do que uma boa comunicação. Assim, apesar de não ter um local de trabalho fixo para encontrar os colegas pessoalmente, é interessante que você saiba falar muito bem e sempre pratique as técnicas de networking.

Você ainda pode convidar seus clientes para reuniões privativas em escritórios compartilhados ou até mesmo realizar chamadas de vídeo. 

2. Possuir um bom marketing pessoal

Existe uma série de profissões que podem ser realizadas de maneira remota, sem que o profissional tenha um vínculo com a marca ou a empresa.

Fortes exemplos são as áreas de criação de sites ou até mesmo de consultoria de SEO, que estão repletas de freelancers.

Para obter sucesso nesse mercado, o ideal é que você possua um excelente marketing pessoal. Ele serve para que você sempre encontre novos clientes.

Para isso, o ideal é que você mantenha um perfil ativo e atualizado no LinkedIn, além de sempre estar alerta no Facebook.

Você também pode elaborar o seu próprio site, utilizando-o como uma espécie de portfólio e demonstrando seus talentos para os possíveis clientes. 

Outra dica é distribuir cartões de visita ao comparecer a um coworking. Dessa maneira, seu nome será bastante divulgado e visto pelas pessoas, o que acarretará no interesse de novos clientes.

3. Ter senso de prioridade

O senso de prioridade é outra competência fundamental para trabalhar remotamente. Isso porque ele precisa ser extremamente organizado, desempenhando as atividades de acordo com a ordem de urgência delas.

Para isso, você pode usufruir inúmeros aplicativos que auxiliam na elaboração de projetos. Caso você seja uma pessoa clássica, pode recorrer até mesmo a uma tradicional agenda para criar listas diárias de tarefas.

4. Gerenciar o tempo de maneira inteligente

Não pense que, por trabalhar em sua própria casa, você pode acordar tarde e ter uma rotina completamente desregrada e desorganizada.

O ideal é que você determine um período de tempo para fazer as coisas. Certamente que em ocasiões atípicas, quando você não está muito bem, é possível descansar até mais tarde.

Entretanto, elaborar um cronograma auxilia no combate à procrastinação e ao estresse, tornando o seu dia mais produtivo e dinâmico.

5. Saber dizer não

Aprender a dizer não é uma habilidade essencial para qualquer área de nossa vida. Entretanto, quando falamos sobre trabalhar remotamente, ela se torna mais importante ainda.

Você deve esquecer a ideia de querer agradar todo mundo, afinal não sabe se terá tempo para finalizar todas atividades que foram passadas.

Além disso, também é interessante saber dizer não em situações de sua vida pessoal. Imagine que você está atolado em serviços e seu amigo te convida para um passeio super divertido.

O ideal é que você resista à tentação e diga “não” — a menos que você tenha certeza que conseguirá finalizar aquele trabalho dentro do prazo.

6. Ter concentração

A concentração é outro fator notável, que pode auxiliar bastante durante a realização do trabalho remoto.

Ter liberdade é fantástico, mas você deve ter extremo cuidado para não perder o foco. Dessa forma, tome cuidado, principalmente, com redes sociais e joguinhos de celular.

A concentração é extremamente importante para que você cumpra suas obrigações. Caso contrário, o seu trabalho não renderá.

trabalhar remoto

7. Precificação correta do trabalho

Essa dica vale mais para aqueles trabalhadores que não são vinculados a nenhuma empresa. 

Portanto, se você é um trabalhador remoto vinculado a uma empresa, não precisa se preocupar tanto com esse quesito. 

Contudo, a realidade de quem é contratado por projetos é extremamente diferente. Geralmente estes precisam trabalhar muito para ganhar pouco.

Isso porque eles acabam conseguindo muitos clientes, mas que pagam um valor relativamente baixo por seus serviços.

É aí que a precificação do trabalho surge como uma questão importantíssima. Por meio dela, você pode estipular um preço pré definido, que seja justo para você e para seus clientes.

Além disso, tendo menos atividades, você pode executar seu trabalho com maior qualidade. Assim você recebe o valor que merece, não sendo reconhecido apenas por oferecer os serviços mais baratos da área.

8. Contabilidade

Um fator que anda de mãos dadas com a precificação é a contabilidade. Isso mostra como as questões relacionadas a despesas e receitas devem estar muito bem organizadas.

É necessário aprender a emitir notas fiscais, saber quais impostos precisa pagar, as documentações contábeis e fiscais necessárias, assim como abrir e manter uma empresa em funcionamento etc.

9. Motivação

Por fim e não menos importante devemos colocar a motivação. Ela é a chave para um trabalho bem feito, seja ele em casa ou no escritório.

É necessário que você esteja sempre bem consigo mesmo e estabeleça metas para alcançar seus principais objetivos na vida.

A motivação ainda interfere diretamente na concentração, uma vez que ela fará de você uma pessoa mais focada e menos propensa a se distrair.

Trabalho remoto apresenta vantagens para o meio ambiente e para a sociedade

O trabalho remoto não é uma proposta interessante apenas para aqueles que praticam a modalidade.

Ele apresenta uma série de vantagens para o meio ambiente e para a sociedade de maneira geral.

Isso porque, entre outras coisas, diminui o trânsito e, consequentemente o consumo de combustível dos carros.

trabalhar remoto

Entretanto, devemos observar que em alguns casos ocorre um gasto maior com água e energia elétrica. A justificativa é que cada funcionário trabalha em um ambiente diferente, ou seja, não existe uma estrutura física fixa e sem interrupção.

Como vimos ao longo do texto, as principais habilidades para quem quer trabalhar remotamente são essenciais para essa modalidade que é cada vez mais comum no mercado. Se você gostou do texto, aproveite 8 dicas essenciais para quem quer ter sucesso na carreira de atuação remota.


Este foi um Guest Post escrito pelos nossos parceiros do Up Sites.

Similar Posts