Escritório privativo: o que é, as principais vantagens e como escolher o espaço ideal para minha empresa ou projeto

escritório privativo

 

Escritório privativo é uma sala reservada dentro dos coworkings. Ele traz o melhor dos universos moderno e tradicional, com a flexibilidade e a liberdade dos escritórios compartilhados e a privacidade e a personalização de um escritório próprio.

Você com certeza conhece o modelo de escritórios tradicionais. Além disso, é provável que já ouviu falar ou frequentou os escritórios compartilhados — também conhecidos como coworkings. Mas e o escritório privativo, você sabe o que é? Esse modelo é sinônimo de um escritório próprio e está dentro de um ambiente flexível, trazendo o melhor do universo convencional junto ao que há de mais moderno no mercado.

Com as mudanças tecnológicas, o crescimento das grandes cidades, a modernização dos processos burocráticos e uma série de outros fatores relacionados ao trabalho, o ambiente em que as atividades profissionais diárias são realizadas também vem sofrendo alterações.

Agora, as empresas possuem diversas opções quando se trata de escolher onde seus colaboradores trabalharão. Se você quer saber mais sobre como funciona o modelo de escritório privativo, suas particularidades e a melhor forma de escolher o seu espaço, continue a leitura.

escritório privativo

O que significa escritório privativo

Antes de entender o que é um escritório privativo, é necessário compreender o que é coworking — que também conta com outras denominações, como escritório compartilhado, escritório colaborativo, ambiente flexível, entre outras.

Falando de forma simples, coworkings são espaços de trabalho compartilhados que oferecem diversos ambientes para que as pessoas e as empresas trabalhem com mais liberdade e flexibilidade, o que possibilita mais conexões e oportunidades de negócios.

De acordo a necessidade da sua empresa ou do seu projeto, você pode optar por uma posição rotativa em uma mesa compartilhada, por uma posição fixa em mesa compartilhada ou individual, por um período em sala de reunião ou alugar um escritório privativo dentro do coworking.

Respondendo a questão acima, escritório privativo é uma sala reservada dentro dos coworkings. Ele traz o melhor dos universos moderno e tradicional, com a flexibilidade e a liberdade dos escritórios compartilhados e a privacidade e a personalização de um escritório próprio.

Se você quer saber mais detalhes desse assunto, clique no banner abaixe e garanta gratuitamente o e-book que explica tudo sobre os coworkings.

Como funciona o escritório privativo no coworking

De acordo com o tamanho da sua equipe, necessidades da sua empresa e atividades realizadas pelo time que será alocado no escritório, é possível encontrar o ambiente perfeito para você.

Os escritórios privativos dentro dentro dos ambientes flexíveis são salas separadas, que podem ser construídas com paredes de vidro ou convencionais, dependendo do espaço escolhido.

A empresa aluga o escritório por quanto tempo precisar, sem burocracias, e desfruta de toda infraestrutura oferecida pelo local.

Os colaboradores podem, inclusive, circular pelas áreas comuns e participar das atividades realizadas nos coworkings, aproveitando para criar novas conexões, estabelecer parcerias e gerar novos negócios.

Ao mesmo tempo, ao contratar uma sala privativa, é possível contar com um espaço mais personalizado, silencioso e com total privacidade. Por isso, um escritório privativo reúne o melhor dedois mundos:

  1. A flexibilidade e a liberdade dos coworkings;
  2. A privacidade e à personalização de um escritório próprio.

Veja um compilado de leituras para se desenvolver no universo do futuro do trabalho, da mobilidade e das novas tecnologias!
• O que é coworking
• O que é escritório compartilhado
• 10 maneiras de otimizar sua produtividade no trabalho
• Um dossiê com a CEO do Woba, Roberta Vasconcellos
• 5 lugares inspiradores para fazer networking
• 5 tendências sobre o futuro do trabalho em 2019O
• Mobilidade e futuro do trabalho
• Escritório convencional x escritórios compartilhados

Escritório privativo: quem deve contratar

Você deve estar se perguntando: quais empresas, equipes ou pessoas devem optar por um escritório privativo? Bem, se esse for um desejo e/ou necessidade de uma determinada organização ou profissisonal, qualquer equipe ou pessoas pode ser alocada nesse tipo de espaço — seja uma pessoa, dezenas, centenas ou até mesmo milhares.

Se você tem um time de até 30 colaboradores, por exemplo, o Woba tem espaços prontos esperando pela sua empresa. Contudo, se sua equipe é maior ou se sua empresa quer construir algo ainda mais personalizado, também é possível recorrer ao Build to Suit. Não ficou claro? Sem problemas. Abaixo, explicamos do que se trata em detalhes.

Built to Suit: projetado para você

Por mais que as opções de escritórios já existentes sejam muitas — na rede Woba são mais de 800 espaços em todo Brasil —, há situações em que o local perfeito para a sua equipe ainda não existe. Mas para isso também existe solução. É possível conectar empreendedores em busca de um espaço de trabalho personalizado a empresários que estão construindo novos espaços de coworking. Assim, esse empreendimento pode ser feito em conjunto e as duas partes saem ganhando.

Se a sua empresa tem uma equipe de 150 pessoas e precisa de um espaço para trabalhar, por exemplo, o Built to Suit traz uma possível solução. Ele é mais prático porque você não tem que lidar com os custos e as dores de cabeça da construção ou reforma de um escritório. Mas, ao mesmo tempo, em conjunto com o dono do espaço, pode adaptar as salas para as necessidades do seu time.

Além disso, os contratos são bem menos burocráticos. Você não precisa se comprometer por um longo período de tempo, como aconteceria no caso do aluguel de um espaço próprio. Os custos com mobiliário e decoração também ficam por conta de quem está construindo o escritório compartilhado — ou seja, a sua empresa está contratando somente o serviço de um escritório privativo personalizado.

Por último, se a empresa decidir mudar de localização, seja por precisar ir para um lugar maior ou por buscar um novo endereço, não será necessário se preocupar com a logística de mudança. Toda estrutura do local permanecerá como está, e os donos do escritório compartilhado poderão oferecê-la para novas empresas. Enquanto isso, você e sua equipe poderão buscar um novo escritório Built to Suit para chamar de seu.

Quais as vantagens de um escritório privativo

Desde as vantagens operacionais até a redução de custos, as vantagens que uma empresa ganha ao migrar para um escritório privativo são muitas. Abaixo, listamos as principais delas.

Economia

Como o escritório privativo é uma sala dentro de um ambiente de escritórios compartilhados, há uma redução significativa dos custos. Cliente do Woba, o Banco Inter, por exemplo, já economizou 1 milhão de reais, de acordo com Pedro Quadros, Engenheiro de Facilities da instituição. No vídeo abaixo, ele fala dessa economia e sobre mais detalhes da parceria.

Como os custos fixos são divididos entre diversas empresas, profissionais autônomos, freelancers, entre outros coworkers, fica muito mais fácil ter uma estrutura de alta qualidade com um custo bem mais baixo. Isso possibilita, também, encontrar escritórios em localizações privilegiadas, o que talvez fosse inviável caso a empresa optasse por arcar sozinha com todos custos de um espaço tradicional de trabalho.

Em um escritório privativo dentro dos espaços compartilhados, não há a necessidade de contratar profissionais de áreas como recepção, limpeza e cozinha, o que se traduz em uma economia considerável. Isso acontece porque não será necessário ter pessoas somente para atender sua empresa. A colaboração torna o espaço organizado, limpo e conservado, com um esforço bem menor.

Menos burocracia e mais otimização nos processos

Você já parou para pensar na quantidade de tempo que um profissional de facilities perde se preocupando com contas e logísticas relacionadas ao escritório? Todo esse tempo e energia poderiam ser gastos com tarefas muito mais produtivas. Quando uma empresa opta por migrar para um escritório privativo, esse profissional só precisa se preocupar com um contrato e uma fatura.

Além da economia financeira, isso representa uma grande otimização nos processos da organização. O gerente de facilities não precisa mais se preocupar com contas de energia, água, IPTU, aluguel, manutenção, seguro, entre tantas outras particularidades que um imóvel próprio demanda. Agora, ele pode se dedicar a melhorar os processos internos e trazer mais eficiência para a empresa.

escritório privativo

Grande variedade de serviços oferecidos

Ao se tornar residente de um escritório privativo em coworking, uma empresa ganha acesso a todos os outros ambientes e serviços oferecidos pelo espaço. Então, além de ter uma sala própria mobiliada de acordo com as necessidades da sua equipe, a sua empresa pode participar da cultura colaborativa fomentada pelos escritórios compartilhados.

Confira abaixo alguns dos principais ambientes e serviços que você encontra nos espaços de trabalho colaborativos:

Sala de reunião

Precisa receber um cliente, parceiro ou realizar uma reunião com uma parte da equipe? Reserve sua sala de reunião com facilidade e desfrute apenas durante o tempo que precisar.

Cabine telefônica

Você ou alguém do time precisa de alguns minutos de privacidade para realizar uma ligação? Ou vai fazer uma reunião por meio de videoconferência com um cliente e não quer incomodar outras pessoas? Para essas situações existem as cabines telefônicas. Elas são pequenas salas com isolamento acústico para que você fale sem preocupações.

Cozinha compartilhada

Normalmente os escritórios privativos possuem um frigobar e uma cafeteira. Mas nos coworkings você também tem acesso às cozinhas compartilhadas. Elas têm uma estrutura de pia, cafeteira, microondas, geladeira e até fogão. Além disso, é uma ótima oportunidade para tomar um café com outros coworkers e fazer muito networking.

escritório privativo

Auditório

Muitos espaços de escritórios compartilhados possuem auditórios para a realização de eventos. De workshops a palestras e oficinas, ali acontece de tudo um pouco. É o ambiente ideal para gerar conhecimento e trocar experiências com empresas e profissionais de todas as áreas.

Espaços compartilhados

Ao longo do dia é recomendável fazer pequenas pausas para espairecer. Nos coworkings, existem espaços específicos para esse propósito. Você encontra lounges de descanso, sofás, bibliotecas, varandas, rooftops e até piscina de bolinhas.

Lanchonete e/ou restaurante

Em alguns espaços, além da cozinha também há uma lanchonete e/ou restaurante. Assim, você pode comprar lanches ou almoçar no próprio local. Há também a possibilidade de receber clientes e parceiros para encontros de negócios.

Eventos

Além de possibilitar a realização de diferentes tipos de eventos, os coworkings também oferecem suas próprias palestras e aulas. Além disso, fazem exibições de filmes, promovem mesas de discussão e realizam aulas de meditação e ioga, por exemplo. Há de tudo um pouco.

Amenidades

Além de café, água e chás, os espaços também podem oferecer amenidades para seus frequentadores. Em alguns, pode ser água saborizada e biscoitos. Em outros, cerveja liberada a partir de certo horário.

Recepção

Os espaços de escritórios compartilhados possuem suas próprias recepções e, portanto, recepcionistas. Assim você não precisa se preocupar com isso.

Limpeza

Manter a organização e limpeza do local é essencial. Por isso, os responsáveis pelos coworkings investem nos melhores profissionais para proporcionar um ambiente impecável para seus residentes e frequentadores.

escritório privativo

Endereço fiscal

Caso sua empresa seja digital e/ou funcione de forma remota, coworkings oferecem a possibilidade de uso do endereço do local como endereço fiscal e para o recebimento de correspondências.

Internet de alta velocidade

Para realizar as atividades diárias, fazer chamadas de vídeo e utilizar todas ferramentas online necessárias, uma boa conexão de internet é essencial. E os espaços de escritórios compartilhados oferecem conexão wi-fi ou a cabo de alta velocidade para seus clientes.

Locker

Caso você precise sair do escritório e se sinta mais confortável deixando objetos de valor guardados, há escaninhos para isso. Basta solicitar a chave ou senha na recepção do espaço.

Além disso, existem espaços de nicho. Portanto, se você procura por um serviço ou ambiente muito específico, também é possível encontrar. Já existem coworkings em hotéis, por exemplo. Ou espaços compartilhados específicos para empresas de serviços de beleza. Há, ainda, locais pet friendly ou com ambientes para que pais deixem seus filhos durante o trabalho.

Como encontrar o escritório privativo ideal

De acordo com as necessidades da sua empresa, alguns aspectos devem ser observados. Se você está procurando um novo escritório, pense na logística para realizar essa mudança. Tudo deve acontecer da melhor forma para o negócio e para a sua equipe. Fique atento aos seguintes aspectos:

  • Localização: priorize locais com fácil acesso, que estejam próximos a estações de metrô e pontos de ônibus, por exemplo;
  • Infraestrutura da região: é interessante optar por uma região que tenha restaurantes e comércio ao redor para facilitar o dia a dia da equipe;
  • Localização dos seus clientes: por outro lado, o escritório também deve estar próximo dos seus clientes, o que facilitará quando você precisar recebê-los para reuniões;
  • Estrutura do prédio: escolha um prédio que passe uma boa impressão para os seus clientes e parceiros;
  • Preço: obviamente o valor deve estar dentro do seu orçamento. Pese o custo-benefício e faça sua escolha.

Veja como a equipe da Renault encontrou um espaço perfeito para eles em São Paulo:

Exemplo de escritório privativo

Apenas na rede Woba, são +900 escritórios privativos, espalhados em mais de 150 cidades brasileiras. Cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, entre outras, oferecem inúmeras opções para empreendedores que buscam alocar suas empresas nesses locais.

Conforme destacamos ao longo do texto, os escritórios privativos oferecem vantagens como menos custos, menos burocracias e mais liberdade, mais flexibilidade e mais oportunidades. Logo abaixo, destacamos alguns exemplos desses escritórios compartilhados.

Escritório privativo em São Paulo

Os escritórios privativos em São Paulos estão por toda parte, principalmente em bairros como Jardim Paulista, Itaim Bibi, Pinheiros, Bela Vista, Consolação, Vila Mariana, Brooklin, entre outros. Abaixo, destacamos alguns escritórios privativos localizados nessas regiões. Confira:

  • Espaço Pamplona Coworking: uma comunidade de coworking localizada na região do Jardim Paulista / Jardins, em São Paulo. É bem tranquilo para trabalhar, ótimo parar criar e ideal para compartilhar. SABER MAIS
  • Club Coworking Faria Lima: está no Itaim Bibi e é um local que rompe com os padrões brasileiros, representando uma revolução nos escritórios privativos. Além disso, conta com serviços e infraestrutura de ponta. CONHECER  
  • Sampa.works Coworking: está situado em Pinheiro, a uma quadra do metrô Fradique Coutinho, bem perto da Vila Madalena, de supermercados, de coffee shops, além restaurantes e padarias. VER AGORA
  • Club Coworking Paulista: localizado na Bela Vista, o local é ideal para a geração de negócios, conta com um design sofisticado, além de acesso por digitais em todas as salas, infraestrutura de altíssima qualidade e até máquina de chopp. SABER TODOS DETALHES
  • Plug CSLC: o coworking está na Consolação e tem fácil acesso à Avenida  Paulista. O visitantes contam com um andar exclusivo em um prédio histórico, com mais de 200 estações de trabalho e toda infraestrutura necessária para o seu negócio decolar. SABER MAIS

Escritório privativo em Belo Horizonte

Os escritórios privativos em Belo Horizonte estão concentrados, principalmente, na região centro-sul, nos bairros Centro, Savassi, Funcionários e Lourdes. Abaixo, destacamos alguns dos principais nomes. Confira:

  • Espaço SouBH: esse escritório está no coração de Belo Horizonte, na Savassi, dentro do shopping Pátio Savassi. Com uma infraestrutura de alto nível — é bonito, é moderno e é inspirador —, tem tudo aquilo o que você precisa para fazer com que sua empresa avance e conquiste todos resultados esperados. CONHECER
  • Semear Innovation: o espaço está localizado bairro Funcionários e trata-se de um coworking ideal para você avançar em sua estratégia de negócios. O espaço tem estrutura privilegiada, com fácil acesso, conforto e segurança em qualquer momento, ainda que você precise trabalhar fora do horário comercial. VER AGORA
  • Dynamo Premium Coworking: esse espaço está no charmoso bairro de Lourdes e foi criado para oferecer infraestrutura de ponta e sofisticação para o profissional autônomo ou freelancer, assim como para as micro, pequenas e médias empresas. VER AGORA
  • Faz Makerspace Coworking: o espaço está localizado no centro de BH e a ideia vem ao encontro do projeto da casa, que é conectar pessoas e desenvolver projetos e empresas. Por isso, oferece o ambiente ideal. Acredita-se que todas pessoas têm o potencial de fazer acontecer e mudar o mundo. SABER DETALHES

Conclusão

Como você conferiu ao longo do texto, um escritório privativo pode ser o que faltava para sua empresa ou projeto decolar. Depois de experimentar a praticidade e a flexibilidade proporcionadas por esse ambiente, sua equipe ficará muito mais feliz e produtiva. Além disso, depois de constatar a economia gerada pelo modelo, os resultados serão muito mais evidentes.

Similar Posts