Principais tendências de Inteligência Artificial nos espaços de trabalho

A Inteligência Artificial (IA) é um avanço tecnológico que possibilita que sistemas reproduzam uma inteligência parecida com a dos seres humanos. Ela vai além da programação de ordens particulares, pois é projetada para tomar decisões de maneira autônoma, com base em padrões que são descobertos a partir de uma profunda análise de dados.

Essas ferramentas transformam as mais diversas indústrias, como a de software e da internet, e também representam um enorme impacto em uma ampla gama de setores, incluindo saúde, agricultura e automóveis. Nos espaços de trabalho, não é diferente. Neste texto, vamos mostrar as principais tendências de Inteligência Artificial nos ambientes profissionais. 

inteligência artificial

Profissões

Com o avanço da inteligência das máquinas, algumas profissões perderão espaço para a inteligência artificial. De acordo com a empresa de consultoria Ernest Young, ocupações como Operador de Telemarketing, Corretor de imóveis e Caixa bancário sumirão do mapa nos próximos anos. Abaixo, destacamos o porquê disso. 

  • Operador de telemarketing: os bots estão cada vez mais inteligentes. Por isso, os computadores terão a capacidade de resolver os mais diversos problemas dos consumidores. Portanto, esse trabalho não precisará mais ser realizado por um humano;
  • Corretor de imóveis: as plataformas digitais integradas não param de avançar. Dessa forma, a busca por apartamentos e casas não necessitará mais do trabalho de um corretor. Em algumas construtoras, por exemplo, já é possível que potenciais clientes visitem apartamentos de forma remota, com a ajuda de robôs;
  • Caixa bancário: com os serviços de internet banking cada vez mais desenvolvidos, não haverá mais a necessidade de ter um operador de caixa para realizar as transações.

Automação

Grande parte das empresas vem adotando estratégias para terceirizar seus processos para as máquinas e demais particularidades da Inteligência Artificial. O esforço acontece no sentido de o trabalho de Big Data ser facilitado, que, é claro, pode afetar o trabalho de milhares de profissionais. 

Ao mesmo tempo, principalmente para as organizações que pensam no longo prazo, a IA — junto ao Machine Learning ou aprendizado da máquina — pode representar a economia de milhões de reais, uma vez que o trabalho será concentrado em profissionais que garantirão mais eficiência na gestão dos sistemas automatizados. 

Colaboração

Os algoritmos que estão presentes nos processos da Inteligência Artificial contribuíram para que os fluxos de trabalho em espaços modernos se tornassem mais racionais. Por meio da IA, é cada vez mais possível aperfeiçoar uma experiência colaborativa nas comunidades de trabalho. 

A Cisco, por exemplo, é uma empresa que mostra como a IA pode melhorar a parte de áudio de uma reunião. A fim de bloquear alguns ruídos que podem atrapalhar uma videoconferência, o uso de IA da organização ajuda os participantes a detectar e silenciar sons comuns. Esse tipo de avanço nas conversas transformam a maneira como interagimos e processamos dados, aplicativos e conteúdos. 

inteligência artificial

Chatbots 

Os chatbots nada mais são do que programas que podem estabelecer conversas com as pessoas por meio de áudio ou texto. Em plataformas de mídias sociais como o Facebook, por exemplo, os chatbots são usados por empresas que buscam se envolver com os potenciais e atuais consumidores respondendo a perguntas frequentes. 

O foco da Inteligência Artificial é exatamente permitir que os sistemas de suporte se tornem cada vez mais eficientes e sejam expandidos para uma infinidade de aplicativos. Por meio da IA, é possível abraçar recursos inteligentes de colaboração que são incorporados pelas companhias para melhorar os fluxos de trabalho, oferecendo um suporte mais efetivo nas experiências de conversação.

Assistentes de voz

Por meio de assistentes de voz como Alexa ou Siri — do Google e da Apple, respectivamente —, que ajudam as pessoas a acompanhar suas tarefas ou saber sobre o clima, não existem mais limites. Com o uso do conjunto de uma análise de dados, como a identificação das habilidades dos funcionários, por exemplo, é possível que os assistentes formulem as respostas certas para atender às necessidades no dia a dia do trabalho. 

Idealmente, tal conjunto de dados é formado pela combinação das ideias fornecidas pelo funcionário, junto ao conhecimento institucional da empresa. 

Segurança

Uma das principais questões de proteção para as pessoas que usam a Inteligência Artificial é o reconhecimento facial. A IA pode ser utilizada para escanear o rosto das pessoas e extrair algumas informações estratégicas, como os dados que estão no LinkedIn. Além disso, a IA também pode ser muito explorada no monitoramento de rede.

Segundo uma pesquisa da PwC, realizada em 2017, 37% de registros de clientes identificou algum tipo de problema com segurança cibernética — um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Isso quer dizer que toda empresa, independentemente do seu tamanho, está suscetível a ataques cibernéticos. 

Alguns dos principais líderes empresariais do mundo estão começando a tomar medidas para proteger informações importantes das suas organizações. Isso vem sendo feito, principalmente, por meio de sistemas de IA capazes de monitorar o tráfego de rede com mais detalhes do que os humanos.

inteligência artificial

Google Analytics

O universo das finanças é uma área que está sendo fortemente afetada pelo aumento da Inteligência Artificial. Do diagnóstico de sistemas financeiros a análises de estratégias de negociação, o uso de IA é cada vez mais essencial para aperfeiçoar análises, contribuindo para uma melhor tomada de decisões. 

As empresas também podem usar a IA para rastrear os currículos, permitindo que os recrutadores ajustem os critérios baseados nas contratações reais. Dessa forma, a tecnologia aprenderá a produzir melhores resultados de forma contínua. Isso também permitiria aos empregadores buscar candidatos no mercado de uma forma muito mais eficiente. 

Como mostramos ao longo do texto, a Inteligência Artificial permite às empresas conquistarem uma melhor compreensão sobre o comportamento e a satisfação dos negócios no local de trabalho. Com todas essas mudanças, que acontecem de forma cada vez mais rápida, a IA busca reduzir as frustrações no local de trabalho e revolucionar a forma como trabalhamos e até como vivemos.Se você gostou deste texto, é provável que tenha interesse em saber mais informações sobre o futuro do trabalho, não é mesmo? Se sim, entenda 5 tendências sobre o futuro do trabalho em 2019.

Renato Ribeiro é Content Owner no BeerOrCoffee e entusiasta do futuro do trabalho.

Facebook Comments
Principais tendências de Inteligência Artificial nos espaços de trabalho

Escritórios compartilhados no Rio de Janeiro: veja os mais frequentados

Principais tendências de Inteligência Artificial nos espaços de trabalho

Escritório privativo: o que é, as principais vantagens e como escolher o espaço ideal para minha empresa ou projeto

Newer post