Como aproveitar um escritório compartilhado ao máximo e ainda aprender novas habilidades

aprender novas habilidades

 

Os escritórios compartilhados são ambientes flexíveis, que permitem e incentivam a troca de experiências entre diversos profissionais. Por causa da estrutura moderna e da cultura colaborativa, esses locais também se tornaram ideais para que as pessoas possam aprender novas habilidades — sejam elas relacionadas ao trabalho ou não.

Mas como aproveitar tudo que eles oferecem? Reunimos aqui algumas dicas para que você e sua equipe possam desfrutar dos inúmeros benefícios e do mundo de possibilidades que esses espaços — também conhecidos como coworkings — proporcionam. Além disso, destacamos ideias a fim de incentivar os colaboradores a aprenderem coisas novas. Vamos lá?

aprender novas habilidades

Explore o local

Você chega no trabalho e vai direto para a sua mesa, assenta-se e começa as suas tarefas, certo? Mude esse hábito, explorando todo espaço físico dos escritórios compartilhados. Você pode se surpreender. Alguns coworkings possuem piscinas de bolinhas para que os profissionais se divirtam entre uma reunião e outra. Outros, por sua vez, têm rooftops e varandas com vistas de tirar o fôlego.

Além disso, há locais que oferecem lounges e áreas de descanso com pufes, sofás, almofadas ou até redes para que as pessoas possam se deitar e relaxar. Outros dispõem de bares e restaurantes internos, além das cozinhas compartilhadas. Você pode, ainda, escritórios compartilhados que oferecem bibliotecas e áreas de leitura.

Então, dê uma volta pelo local, pergunte à equipe do coworking e aos demais frequentadores sobre as opções de ambientes e chame sua equipe para ir com você. Afinal, não tem como aproveitar todos espaços dos escritórios colaborativos se você não souber o que eles podem oferecer.

Esteja aberto para conversar com novas pessoas

Uma das maiores características dos escritórios compartilhados é a colaboração. E é por causa dela que fica tão fácil e interessante aprender novas habilidades. Mas, por mais que você seja autodidata, a maioria das pessoas precisa que outras as ensinem coisas novas. Então, aproveite que os coworkings possibilitam a interação com novas pessoas e conecte-se.

A troca de experiências e o compartilhamento de conhecimento acontece de forma mútua. Dessa forma, quando você se abre para conhecer novas pessoas, pode aprender muito mais do que imagina. Aproveite os momentos de pausa para o café ou até mesmo pequenos respiros durante o trabalho para socializar com o colega ao lado e compartilhar algo novo.

Tome a iniciativa de se apresentar para novos membros, mesmo que esteja fora da sua zona de conforto. Um simples sorriso ou “bom dia” quando você entra no escritório pode ser o começo de um ótimo relacionamento. Conhecer seus colegas de trabalho ajuda a construir um ambiente livre de estresse, levando a uma melhor vida profissional e aproveitamento do tempo produtivo.

Faça uma pausa e convide seus colegas para almoçar, tomar um café ou uma cerveja — essa é uma ótima maneira de conhecer todo mundo rapidamente, especialmente se você é tímido. Com isso, você pode conquistar novas conexões profissionais, criar parcerias, aprender novas habilidades ou, no mínimo, fará novos amigos.

Realize e participe de eventos

Os espaços de escritórios colaborativos são perfeitos para a realização de eventos. Além de ter uma estrutura de salas, áreas amplas, auditórios e muito mais, um coworking também possui uma comunidade diversa que proporciona trocas ricas entre as pessoas. Quando se trata da criação de workshops, palestras e oficinas em geral, o céu é o limite.

Esses eventos podem ser realizados pelos próprios gerentes dos escritórios ou pelas empresas residentes e profissionais que frequentam os espaços. Palestrantes internos e externos, convidados ilustres e profissionais de todas áreas, por exemplo, podem participar dos eventos e gerar uma rede de conhecimento de impressionar. Os frequentadores dos escritórios compartilhados, afinal, têm o privilégio de ensinar e aprender.

Os eventos não precisam ser somente relacionados a trabalho — e nem devem. Nos coworkings, é muito comum encontrarmos aulas de meditação e ioga, por exemplo, que são modalidades ligadas ao bem-estar físico e mental. Isso, diga-se de passagem, é de extrema importância para o ser humano e vem sendo bastante discutido por conta do estilo de vida movimentado dos grandes centros urbanos.

Abaixo, destacamos alguns eventos que podem ser realizados nos escritórios compartilhados:

  1. Workshops: cursos mais práticos, nos quais os participantes aprendem fazendo. São ótimos para incentivar o trabalho em equipe e ajudar na interação entre as pessoas;
  2. Oficinas: podem ser aulas de culinária, artes plásticas, música, exercícios físicos e mentais, como a meditação e a yoga;
  3. Palestras: são ótimas formas de eventos em coworkings durante a semana. Geralmente são mais curtas, não demandam uma grande estrutura e são interessantes para os frequentadores do local;
  4. Happy hours: nos escritórios compartilhados é possível ter esse momento sem sair do prédio. Muitos espaços possuem chopeiras liberadas a partir de um determinado horário.

Experimente diferentes estações de trabalho

Quando gostamos de um local, é comum que haja a tendência de ficarmos nele. No entanto, em um escritório compartilhado, é interessante mudar de ares. Se você tem uma posição em mesa compartilhada, escolha um assento diferente a cada dia, por exemplo. Assim, poderá conviver também com pessoas novas e conhecer espaços diferentes do coworking.

aprender novas habilidades

Já se a sua empresa tem um escritório privativo, migre periodicamente de ambiente, realizando encontros da equipe em diferentes salas de reunião durante a semana. Além disso, aproveite os espaços compartilhados nas horas vagas e momentos de descanso. Incentive o seu time a fazer o mesmo. Uma ideia, ainda, é fazer rodízios entre as equipes da própria empresa. Por exemplo: uma vez por semana um integrante do time de marketing vai para a sala de TI para fazer um breve “intercâmbio”.

Essas dinâmicas estimulam a integração da equipe, alimentam a criatividade e ajudam a criar novas ideias. Assim, todos colaboradores podem ajudar uns aos outros a adquirir novas habilidades mesmo com o dia a dia movimentado.

Como você pôde conferir ao longo do textos, os escritórios compartilhados são ótimos espaços para criar novas conexões, ensinar e aprender. Agora que você já sabe como aproveitá-los ao máximo, que tal encontrar o espaço ideal? Listamos alguns dos melhores coworkings da maior capital brasileira.

 

Similar Posts