O que é escritório compartilhado e quais são as suas vantagens?

Afinal, o que é escritório compartilhado? Essa é uma pergunta que muitos profissionais autônomos, freelancers e empreendedores fazem. Ou até mesmo empresários de médias e grandes companhias têm se indagado, nos últimos tempos, por se tratar de algo que caracteriza o futuro do trabalho.

Os também chamados espaços de coworking têm despertado a atenção dos trabalhadores remotos. Eles já somam 1194 espaços no Brasil, como mostra umareportagem do portal CanalTech. E na rede do BeerOrCoffee você tem acesso a mais de 800 dos melhores coworkings no país.

Neste post, você entenderá mais sobre o que é escritório compartilhado e quais são as suas vantagens. Siga conosco e veja como essa ideia pode ser interessante para impulsionar o seu negócio e gerar mais resultados para a sua carreira e seus negócios.

o que é escritório compartilhado

Entenda o que é escritório compartilhado e como essa ideia surgiu

A origem dos escritórios compartilhados ou coworkings está no Vale do Silício. Por volta do ano de 2005, um grupo de funcionários de startups buscava maneiras de compartilhar as enormes despesas de um escritório tradicional. São minimizados gastos como as contas de energia elétrica, de telefone, de internet, de água etc.

Para solucionar o problema, eles resolveram dividir o mesmo espaço e compartilhar as despesas comuns para todos. Desde a criação do primeiro coworking, esse mercado cresceu e evoluiu. Atualmente, é possível observar que até mesmo grandes empresas estão trocando as suas sedes tradicionais por espaços desse tipo.

Depois que compreendem o que é escritório compartilhado, muitos empresários veem nesse modelo uma opção interessante para obter mais lucro. Além disso, empreendedores conseguem tirar do papel as suas ideias com mais facilidade e freelancers e autônomos fogem do isolamento do home office.

No Brasil, espaços de escritórios compartilhados não faltam! Eles estão nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre, assim como em cidades menores, no interior dos estados.

Veja algumas das vantagens dos escritórios compartilhados

O uso de escritórios compartilhados gera vantagens que vão além da diminuição de custos. Listamos algumas delas para que você compreenda como pode ser benéfico migrar para esses espaços. Confira!

Infraestrutura completa

Em geral, esses espaços estão totalmente prontos para receber sua empresa — independentemente do seu tamanho ou da sua área de atuação. Entre as particularidades encontrados nesses ambientes, podemos destacar:

  • Espaço para Eventos;
  • Chá;
  • Armário locker;
  • Café & água;
  • Área de alimentação;
  • Acessibilidade;
  • Espaço lounge;
  • Cozinha compartilhada;
  • Wi-Fi;
  • Acesso 24/7;
  • Sala de reunião;
  • Espaço de convivência;
  • Cafeteria;
  • Frigobar;
  • Estação móvel de trabalho;;
  • Endereço comercial;
  • Ar condicionado;
  • Impressão.

Por contarem com uma estrutura super completa, o escritório compartilhado é excelente para que as empresas e os profissionais das mais diversas áreas possam crescer e se destacar no concorrido mercado de trabalho.

Soluções sob demanda e facilitação de processos

Não é nenhuma novidade de que, nos escritórios compartilhados, geralmente, você paga apenas por aquilo que utiliza. É possível, por exemplo, ajustar o tempo de utilização do espaço conforme sua necessidade ou sua quantidade de trabalho (no item logo abaixo, sobre contratos de curto prazo, falamos disso em mais detalhes).

A partir desse contexto, vale dizer que você não é nem um pouco obrigado a manter uma estrutura própria, pagando o salário dos funcionários, por exemplo, apenas para usar vez ou outra.

Além disso, conforme já destacamos, os escritórios compartilhados ficam em locais estratégicos e com excelente localização. Isso é essencial para facilitar o seu deslocamento e também para fazer contatos com executivos de grandes empresas.

Vale lembrar que espaços bem localizados, em geral, são muito cobiçados pelas empresas, pois são um polo para atrair novos atraentes e para gerar novas oportunidades de negócios.

Além disso, vamos concordar que ninguém gosta e/ou quer apenas trabalhar. Locais bem localizados são ótimos para as pessoas se encontrarem nos melhores bares e restaurantes de uma determinada cidade para um happy hour ou comemoração de uma meta batida.

Contratos de curto prazo

Quando uma empresa assina um contrato de arrendamento por um longo período de tempo, tem uma grande responsabilidade no balanço patrimonial. No Brasil, sabemos que o ato de empreender não é tão simples assim e que são muitas as variáveis envolvidas nisso, como a economia desestabilizada, altos impostos etc.

Por isso, fazer um contrato muito longo é pouco vantajoso para os pequenos empreendedores, principalmente quando não se tem um grande capital de giro. Nos escritórios compartilhados isso não é necessário.

Muitos desses espaços não fazem contratos de fidelidade ou que exigem que uma empresa ou profissional fiquem presos a eles. Além disso, existem planos de assinatura, que possibilitam o trabalho em diferentes coworkings e não sempre no mesmo espaço, sem que haja qualquer tipo de vínculo jurídico entre o contratante e o escritório.

Facilidade para encontrar novos talentos

Contratar funcionários qualificados e eficientes é um desafio para os gestores de recursos humanos de muitas companhias. Porém, quando uma empresa utiliza os escritórios compartilhados, tem mais chances de estar em contato com grandes talentos, das mais diversas áreas.

o que é escritório compartilhado

Isso se justifica porque os coworkings oferecem flexibilidade de horários e benefícios diversos. Há ambientes como salas privativas organizadas, espaços para eventos, áreas de convivência etc. Os grandes talentos de hoje em dia procuram por isso. Assim, eles estão nos escritórios compartilhados.

Além disso, o networking ocorre a todo instante nos coworkings! As pessoas trocam cartões de visita, comentam sobre os trabalhos que realizam etc. De tal modo, os grandes talentos podem estar logo ali, ao lado dos empresários que precisam contratar pessoas com os seus perfis.

Formar uma equipe competente, portanto, será muito mais fácil do que o velho modelo de recrutamento e seleção, onde se avaliam currículos, sem ter o conhecimento real da forma como um profissional conduz as suas atividades. Isso porque o empresário já terá convivido com o futuro colaborador ou parceiro profissional, antes mesmo de saber que necessitaria contratá-lo.

Promoção da diversidade

O pensamento limitado e uma visão dos fatos sob um único viés são vilões para o desenvolvimento de qualquer tipo de negócio. Isso é algo que definitivamente não acontece nos escritórios compartilhados, que contam com muita diversidade.

Nos coworkings é possível encontrar pessoas das mais diversas áreas do conhecimento e perfis. Desde empresários mais sérios, que pensam que o terno e a gravata são fundamentais para passar credibilidade, até outros profissionais mais descolados, que não veem problema em trabalhar de camiseta, jeans e tênis.

A vestimenta é apenas um exemplo dos múltiplos pontos de vista que podem ser trocadas em um escritório compartilhado. A diversidade de ideias é essencial para que se aprenda a ver as situações com outros olhares. Assim sabendo sempre manter o respeito com as diferenças, mesmo que não se concorde 100% com elas.

Para quem trabalha com pessoas, lidar com a diversidade é fundamental. E nos escritórios compartilhados isso é muito promovido. Tratam-se de lugares em que preconceito por raça, gênero, orientação sexual, ideologia política e modo de pensamento não têm vez.

Mais produtividade

Trabalhar em escritórios compartilhados também é uma excelente opção para as pessoas aumentarem a produtividade. Isso porque, como são espaços flexíveis, as pessoas geralmente têm mais facilidade para chegar e não precisam cumprir um horário pré-estabelecido.

Além disso, é muito comum que esses locais tenham uma estrutura moderna e bonita, o que estimula que as pessoas sejam mais felizes e criativas na execução das tarefas do dia a dia. Ainda vale dizer que o escritório compartilhado é sinônimo de profissionalismo (ao contrário do que algumas pessoas pensam). Assim, a pessoa pode desenvolver suas atividades de forma eficaz.

Nos escritórios compartilhados, as pessoas contam com total suporte em todas as áreas, incluindo aquelas mais sensíveis à execução das tarefas, como a tecnologia. Isso evita muita dor de cabeça em relação à manutenção em casos de a internet estar lenta ou ter caído, por exemplo.

Outra questão é que, todas as outras tarefas, como comprar materiais de limpeza, são de total responsabilidade do espaço. Dessa forma, a pessoa fica totalmente livre para a parte estratégica da empresa, o que proporciona realizar as atividades de forma mais produtiva.

Acesso ao conhecimento compartilhado

o que é escritório compartilhado

Muitos escritórios compartilhados, buscando estreitar os laços entre os seus frequentadores, promovem eventos em que o conhecimento pode ser compartilhado. Isso faz com que se criem espécies de mentores. São pessoas que se tornam referência na área em que atuam naquela comunidade.

Um contador, por exemplo, pode ser sempre lembrado quando alguém necessita de uma orientação contábil. Um advogado pode se tornar o mais requisitado quando um frequentador precisa uma orientação jurídica. O profissional de marketing é solicitado quando um colega de coworking quer encontrar meios inovadores para divulgar os seus serviços e por aí vai.

Entendido o que é escritório compartilhado e quais são as suas vantagens? Certamente os benefícios são bem interessantes e podem fazer com que você tenha boas experiências, concorda?

Se sim, continue se informando sobre o tema. Sugerimos a leitura do nosso artigo que mostra as principais diferenças entre coworkings e escritórios tradicionais. Dessa forma, você poderá ter uma visão ainda mais ampla sobre esse universo.

No vídeo abaixo você entende um pouco mais sobre como uma grande empresa pode atuar nos escritórios compartilhados, como foi o caso do banco Inter:

Bônus: conheça alguns dos principais coworkings do Brasil

Na rede BeerOrCoffee você pode escolher entre mais de 900 espaços de coworking para alocar sua empresa. Abaixo, listaremos alguns dos mais procurados e bem-avaliados pelos nossos clientes.

Nidos.Work Pamplona

Imagem ilustrativa

O Nidos.Work está localizado em uma casa charmosa do Jardim Paulista. É o local ideal pra você trabalhar com tranquilidade e conforto, num ambiente moderno e intimista como a sua casa, mas sem abrir mão da melhor infraestrutura de trabalho. A região possui uma vida cultural movimentada, opções de passeios ao ar livre e bons lugares para comer e beber.

GT Office Berrini

O GT Office é uma rede que possui escritórios privativos de alto padrão nos melhores locais de São Paulo. Por lá é possível desfrutar das conveniências dos serviços compartilhados do sistema de coworking com a autonomia e o profissionalismo das salas privativas. Todas as salas possuem janelas, ar condicionado individualizado, iluminação em LED sobre as posições, mesas de frente uma para a outra e caixa de conectividade com tomadas e ponto de rede.

Urbana Work

Imagem ilustrativa

O Urbana Work é um coworking moderno, e completo, que fomenta o compartilhamento de ideias e experiências. “Com base nos dados coletados de cada empresa, identificamos as necessidades atuais e futuras, pontuamos as demandas mais recorrentes, criamos toda a estrutura física e operacional, para que sua empresa cresça sem se preocupar e continue focada em seu core business”.

Front Coworking

Imagem ilustrativa

O Front Coworking é um espaço acolhedor, completo e moderno, localizado a poucos metros de um dos maiores cartões postais de Belo Horizonte: a Praça da Liberdade. Lá você encontra mesas compartilhadas e escritórios privativos com toda a infraestrutura necessária para um dia de trabalho produtivo. No intervalo do almoço, pode passear pela praça e museus do Circuito Liberdade, ou ainda apreciar uma boa comida mineira em um dos restaurantes próximos.

BHZ Coworking

Imagem ilustrativa

No coração da Savassi, em BH, o BHZ reúne excelente localização, equipamentos de última geração, excelente infraestrutura, atendimento e serviços diferenciados, decoração sofisticada e harmonia. Além disso, há uma estante com livros variados, ideais para você que quer aprender mais sobre empreendedorismo e produtividade no dia a dia. A copa tem o ambiente ideal para uma pausa acompanhada de café, pão de queijo e biscoitinhos (ou uma bela fatia de bolo).

Vip Office

Imagem ilustrativa

Um escritório compartilhado com foco em clientes corporativos e empresas com equipes remotas. Este é o Vip Office, que conta com seis unidades em São Paulo, sendo três delas na Avenida Paulista (as outras três são no Vila Mariana, Vila Olímpia e Paraíso). Os espaços oferecem salas privativas, áreas compartilhadas, escritórios virtuais, salas de reunião e auditórios.

Yolo Coworking

espaços de coworking

Yolo é um espaço que foi preparado para, mais do que trabalhar, viver. Localizado em Brasília, no Distrito Federal, o espaço é movido pela paixão de sempre proporcionar os melhores momentos, com muito propósito, inclusive no dia a dia pesado do trabalho. “Se são as experiências que moldam a nossa identidade e que transformam nossas vidas, cada experiência importa. Cada dia importa”, dizem os gestores do espaço.

Coworking Hangar 5

O Coworking Hangar 5 buscou fazer algumas coisas essenciais para seus membros e parceiros: unir a elegância e a modernidade de uma maneira integrativa, colaborativa e funcional. Nesse sentido, você encontra no ambiente alguns espaços muito confortáveis, sofisticados e totalmente amplos para que você e seus contatos sintam-se em casa mesmo, ainda que dentro de um ambiente de trabalho.

1510 Coworking

O 1510 Coworking, que está localizado em um dos bairros mais charmosos de Belo Horizonte, o Funcionários, oferece soluções para empresas de todos os tamanhos. Nesse sentido, é feito para executivos e profissionais liberais que precisam de espaço físico moderno, bonito e diferenciado. Além disso, o 1510 é um ambiente que conta com apoio operacional e uma variedade de serviços para ajudar na implementação e no desenvolvimento das suas estratégias de negócios.

Urbano 146

O Urbano é sinônimo de uma excelente oportunidade de trabalho para a sua empresa escalar e se destacar no mercado. O ambiente está em uma região estratégica (entre Centro, Lourdes e Savassi), em um lugar agradável e com grandes e diversos benefícios para os membros e demais parceiros. Nesse coworking, todos os frequentadores encontram um local altamente inspirador, com espaços compartilhados, salas de reunião, cabines para vídeo-conferência, salas privativas, lounge, cozinha compartilhada e muito mais.

Business Village

O Business Village é mais um espaço da rede em que você encontra funcionalidade, flexibilidade, modernidade e aconchegado. O ambiente é totalmente pensando de acordo com as necessidades, as demandas e os desejos dos clientes. De acordo com os gestores desse coworking “o Business Village está sempre em busca da excelência no atendimento e da melhor estrutura para os clientes”.

Thruster Workspace

O Thruster Workspace contribui para que empreendedores, autônomos e freelancers das mais diversas áreas possam desenvolver suas atividades de trabalho de forma eficaz, rápida, prática e colaborativa. A partir desse contexto, o visitante poderá encontrar um ambiente totalmente moderno, leve, bonito e de fácil acesso para os clientes, membros e demais parceiros.

Mooca Workspace

O Mooca Workspace é um mais ambiente inspirador, que está localizado em uma ótima região de São Paulo. Muito bem equipado e decorado, tem um ar moderno e totalmente compatível com empresas e executivos que querem fazer a diferença no mercado. Entre as particularidades do coworkings, podemos destacar as salas de reunião e uma área de convivência que facilita o networking entre os membros, frequentadores eventuais e todos demais parceiros.

Workestádio

O Workestádio pode ser descrito como um ambiente moderno e aconchegante, que estimula a flexibilidade, a colaboração, a produtividade e se propõe a gerar os mais diversos negócios. Segundo os gestores do local, “temos toda infraestrutura para sua empresa gerar muito lucro e crescimento”. Ou seja, é o local ideal para todas as organizações que querem crescer de forma rápida e ganhar muito destaque no concorrido mercado de trabalho.


Texto de Lucas Flores – Relações Públicas e mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Desde 2013, trabalha com produção de conteúdo para web. 

Facebook Comments
O que é escritório compartilhado e quais são as suas vantagens?

5 dicas imperdíveis para organizar sua viagem a trabalho

O que é escritório compartilhado e quais são as suas vantagens?

8 maneiras de quebrar as barreiras da cultura do espaço tradicional de trabalho

Newer post