Escritórios privativos nos coworkings: como operá-los em alta performance

Os escritórios compartilhados são excelentes para a alocação de equipes específicas ou todo time de uma empresa. Desde as organizações menores até multinacionais podem se beneficiar desse modelo. Por isso, diversas companhias estão migrando para os escritórios privativos nos coworkings.

São muitas vantagens: desde a economia de recursos até o estímulo ocasionado pelo ambiente colaborativo dos coworkings. Mas a estrutura oferecida pelos espaços também é um fator importante. Afinal, o foco é trazer melhorias para os residentes e otimizar os processos da empresa.

Neste texto, mostramos como oferecer os espaços perfeitos para os membros de um coworking!

Escolha a localização perfeita

Há algumas empresas que optam por escritórios em pontos centrais da cidade. Outras preferem bairros mais afastados. Isso dependerá da área de atuação da organização, de quem são e onde estão seus clientes ou quem são e onde estão seus fornecedores e prestadores de serviço — além de uma série de outros fatores específicos.

escritórios privativos
Escritório Privativo no BHZ Coworking – Savassi, Belo Horizonte/MG

É importante estudar quem é o seu público e quais são as suas demandas nesse sentido. Afinal, não adianta ter uma estrutura espetacular na localização errada. Entenda qual o perfil das empresas que poderiam procurar os seus escritórios privativos e escolha uma localização que será boa para elas.

Além disso, estude os custos gerados pela localização do escritório. Talvez pagar mais para ter uma localização em bairros de luxo não seja interessante para o seu público. Ou, ao contrário, pode ser que as empresas optem por arcar com custos maiores para ficarem em uma localização mais nobre. Mas lembre-se de que os custos do seu coworking também serão mais altos, então coloque essa conta na ponta do lápis.

Leia também:
– Top 10 espaços de coworking em SP
– Coworking Week 2019: a celebração do movimento que abre caminho para o futuro do trabalho
– Top 10 coworkings de Brasília
– Top 10 espaços de coworking no Rio de Janeiro
– Top 10 coworkings de Porto Alegre

Monte uma estrutura completa para escritórios privativos

Escritórios privativos não são apenas “salinhas” com uma mesa e algumas cadeiras. É necessário pensar em toda a estrutura necessária para atender aos seus residentes. O ambiente deve possibilitar a personalização de alguns itens, assim como oferecer conforto e praticidade. As pessoas estão ali para exercer um trabalho, então o ambiente favorecer as atividades dos profissionais em alto nível.

O tamanho da sala deve ser condizente com o número de pessoas que trabalharão dentro dela, possibilitando a circulação livre. Além disso, as mesas e cadeiras devem estar de acordo com as recomendações ergonômicas para o trabalho. A qualidade dos móveis também é de extrema importância, a fim de evitar desgastes e estragos de materiais.

É importante, também, oferecer possibilidades de adaptação como a retirada de paredes ou pintura delas. Algumas empresas também gostam de pendurar quadros e placas com o seu logo, por exemplo. Além disso, elas também precisam de uma estrutura para instalação de TV, frigobar e máquina de café. Tudo isso vai colaborar para o conforto dos residentes.

escritórios privativos

Entenda o perfil de cada negócio dentro do coworking

Empresas orientadas a serviços e/ou freelancers geralmente gastam uma grande quantidade de tempo em chamadas com clientes e parceiros. Assim, é seguro dizer que você precisará de uma boa quantidade de cabines telefônicas para acomodar o maior número de chamadas possível. 

Já as equipes orientadas a produto são principalmente focadas em construir um produto, não em vendê-lo. Por isso, a estrutura demandada será diferente, podendo ser necessário ter espaços mais livres para gerar brainstorming e discussões produtivas entre os integrantes do time.

Gerencie seus espaços de forma eficiente

Pode parecer óbvio, mas deve-se ressaltar que você precisa saber quantos escritórios privativos existem no seu coworking, assim como todas empresas que estão alocadas e todas informações referentes a elas. Gerenciar esses dados pode ser desafiador caso você não conte com uma gestão eficiente.

Opte por aplicativos e/ou softwares que facilitem a sua vida nessa questão. Automatizando essa coleta de informações é possível ter controle de tudo que está dando certo e do que precisa ser melhorado. Além disso, é possível conferir se é necessário abrir novos espaços de escritórios privativos para atender às demandas dos clientes, já que espera-se que os negócios estejam em constante crescimento.

Descubra o preço de uma sala privativa na sua cidade.

Tenha salas para reuniões e treinamentos

É muito provável que os residentes de um coworking precisem, em algum momento, de espaços para realizar reuniões com clientes ou parceiros. Nem sempre os escritórios privativos são o local ideal, já que não necessariamente a equipe inteira irá participar da reunião. Além disso, a estrutura necessária para uma reunião é diferente daquela que é ideal para o trabalho no dia a dia.

Além de reuniões, é possível também que as empresas tenham a necessidade de realizar treinamentos esporádicos. Esses treinamentos podem ser internos ou com times terceirizados. Seja como for, a estrutura para que eles sejam feitos também é diferente do que precisa-se em um escritório privativo.

Se um espaço de coworking oferecer essas possibilidades de ambientes também, as chances de sucesso dos escritórios privativos são ainda maiores. Isso porque ele terá o pacote completo, trazendo sempre comodidade e eficiência para seus clientes.

escritórios privativos

Ofereça suporte para os residentes dos escritórios privativos

Imprevistos acontecem. E estar preparado para lidar com eles é imprescindível. Para isso, você precisa antecipar quais problemas poderiam acontecer de forma que, assim que um deles apareça, a resolução seja feita rapidamente.

Com as empresas residentes de escritórios privativos em coworkings isso não é diferente. Problemas podem aparecer a qualquer momento. E ter o suporte da equipe dos espaços de escritórios compartilhados faz toda a diferença. Então, tente entender como pode ajudar os seus clientes a resolverem esses acontecimentos de forma rápida e eficiente, evitando também problemas futuros.

Os escritórios privativos dentro de coworkings são excelentes para trazer a oportunidade de abraçar o futuro do trabalho, mesmo que uma empresa precise de ambientes com mais privacidade. Eles reúnem o melhor dos dois mundos: a estrutura dos escritórios tradicionais e a modernidade dos coworkings. Se você quer entender melhor sobre as vantagens de ter um escritório privativo em um coworking, leia o seguinte post: as vantagens de ter uma sala privativa em escritórios compartilhados.

coworking week

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Escritórios privativos nos coworkings: como operá-los em alta performance

Como os líderes podem abraçar o futuro nos escritórios compartilhados

Escritórios privativos nos coworkings: como operá-los em alta performance

Confira os melhores eventos do Coworking Week 2019

Newer post