Recrutamento a distância: como selecionar os melhores profissionais remotos

Já pensou em ter uma equipe composta por profissionais separados em diversas cidades diferentes? O futuro do trabalho tem se voltado cada vez mais para o desempenho e a qualidade de vida dos profissionais. Com isso, diversas tendências disruptivas surgiram, como o trabalho remoto, o que impacta no recrutamento a distância.

Manter um time engajado e alinhado a um propósito não é uma tarefa fácil. Garantir esse engajamento com pessoas fisicamente distantes é ainda mais difícil. Por isso, optar por contratar profissionais que não participarão fisicamente das atividades da empresa é um trabalho que exige maturidade e muita dedicação.

Neste post, trouxemos alguns tópicos sobre como recrutar profissionais remotos, garantindo o bem estar e a produtividade deles. Leia agora o conteúdo que vai preparar você e a sua empresa para realizar um eficiente recrutamento a distância.

O que é o trabalho remoto?

O trabalho é remoto é, literalmente, trabalhar a distância. Com ele, os profissionais não ficam alocados dentro da empresa, e sim no lugar que se sentirem mais à vontade, seja em casa, viajando pelo mundo ou em espaços como os coworkings.

No trabalho a distância, tudo muda. Desde a dinâmica de contratação até a forma de se comunicar. Abaixo, listamos quatro principais vantagens para empresas que têm afinidade com essa prática.

recrutamento

1. Economia na contratação

Um profissional remoto não precisa se locomover até a empresa diariamente, o que diminui os custos com transporte. Também é possível economizar com o espaço físico, com o aluguel, a água e a energia, assim como acontece nos coworkings.

2. Agilidade nos processos

Trabalhar remotamente exige uma comunicação muito apurada com a equipe. Uma vez que os colaboradores estão engajados, os processos fluem mais rapidamente e as soluções são encontradas de forma mais rápida.

3. Dados

Uma vez que todo projeto é compartilhado e discutido entre as equipes, torna-se muito mais fácil produzir relatórios e armazenar tudo em nuvem, onde tudo fica disponível para todos os profissionais envolvidos.

4. Qualidade de vida

A diminuição dos níveis de estresse é eminente nos profissionais que trabalham em lugares em que se sentem à vontade. E isso reflete diretamente na produtividade deles, impactando nos resultados da organização.

5. Qualidade dos profissionais

Para vagas que dependem de um profissional extremamente qualificado, o trabalho remoto pode ser uma solução, uma vez que é possível contratar uma pessoa de qualquer lugar do mundo.

Como realizar o recrutamento a distância

Imaginar que qualquer pessoa pode trabalhar remotamente é um dos erros que pode prejudicar a sua empresa. Sendo assim, um recrutador precisa conhecer o perfil de uma pessoa que pode trabalhar a distância tendo um bom desempenho. Abaixo, listamos algumas das principais características de um bom profissional remoto.

Boa comunicação

A comunicação é a base do trabalho remoto. Por isso, ao fazer recrutamento a distância, identifique a forma com que ele se comunica. É essencial ser bem descritivo e não ter medo de compartilhar seu projeto ou suas ideias.

recrutamento

Boa organização

A autonomia é a peça chave para trabalhar remotamente. Assim, só tem um bom desempenho quem consegue organizar suas tarefas e sua rotina para cumprir todas as entregas dentro do prazo.

Colaboração

Ninguém trabalha sozinho. Isso se aplica tanto a um funcionário remoto quanto a um fisicamente alocado na empresa. Um time bem engajado é composto por pessoas que colaboram com o bem estar da equipe, compartilhando seus aprendizados.

Autodisciplina

O trabalho a distância exige pessoas que tenham autodisciplina. Redes sociais e outros entretenimentos estão à disposição, mas só pessoas disciplinadas sabem ter o domínio necessário para trabalhar sem se distrair o tempo todo.

Bom gerenciamento de tempo

Uma empresa tem de garantir que o prazo determinado para a realização de uma tarefa é possível de ser cumprido, mas um profissional precisa gerenciar o seu tempo para que ele não seja desperdiçado.

Prestação de contas

Tudo que foi feito precisará ser apresentado para os gestores e para a equipe. Pessoas que não se sentem à vontade para mostrar seu desempenho e receber feedbacks não possuem um bom perfil para esse tipo de trabalho.

Recrutamento a distância: escolha os profissionais certos

Encontrar o profissional certo para uma vaga é uma das principais atribuições dos profissionais de recrutamento e seleção. Para uma vaga remota, o desafio se torna ainda maior, uma vez que todas as fases do processo seletivo são virtuais. 

Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a recrutar melhor e construir um time de qualidade.

Tenha um software de recrutamento e seleção

Um software de Recrutamento e Seleção é o responsável por otimizar o tempo e o trabalho dos recrutadores, utilizando a tecnologia para atrair os melhores talentos. Com ele, é possível divulgar as suas vagas em diversos portais de forma automática, garantindo que profissionais de diversas regiões vejam a sua oportunidade. 

Tenha um perfil de marca empregadora

A melhor forma de garantir os melhores profissionais é atraindo-os. Para isso, é fundamental investir em um bom perfil de marca empregadora, que nada mais é que um marketing institucional. Com ele, você atrai as pessoas que possuem o fit cultural certo e garante a retenção de talentos e um bom índice de turnover.

recrutamento

Como manter uma equipe remota engajada

Conforme citamos ao longo de todo o texto, é essencial que as pessoas se comuniquem, mas mais importante que isso é que elas estejam engajadas. Abaixo, confira duas principais ferramentas que podem te ajudar a engajar seu time.

Tenha uma boa cultura organizacional

O conceito de cultura organizacional abrange todas as práticas, hábitos, princípios e valores dentro de uma empresa. A ideia é que todos os colaboradores entendam essa cultura e partilhem dos mesmos valores, a fim de fixar uma coerência entre corporação e funcionários. 

Com ela, você aumenta a sensação de pertencimento do colaborador. Quando há espaço para participação, o profissional entende que é importante para o crescimento da empresa, tornando-se mais ativo. Esse comportamento traz um aumento no engajamento de toda a equipe.

Utilize o feedback 360º

Conforme citado anteriormente, a comunicação é essencial para um time remoto. Um método muito utilizado por equipes é o feedback 360º. Com ele, as equipes podem dar um retorno completo sobre as pessoas com quem trabalham tanto pessoalmente, quanto profissionalmente, garantindo com que todos busquem sempre melhorar onde estão errando e manter aquilo que estão acertando.

Se você gostou desse texto sobre recrutamento a distância, entenda como construir uma empresa remota.


Este é um guest post produzido pelos nossos parceiros da Kenoby. Se você quer saber mais sobre a Kenoby, um software de R&S que ajuda os recrutadores a acertar na hora da contratação, confira mais no site da companhia.

Facebook Comments
Recrutamento a distância: como selecionar os melhores profissionais remotos

Eventos em coworkings: confira os top 10 mais realizados

Recrutamento a distância: como selecionar os melhores profissionais remotos

Como os líderes podem abraçar o futuro nos escritórios compartilhados

Newer post