Eventos em coworkings: confira os top 10 mais realizados

Um dos principais benefícios dos escritórios compartilhados é a construção de uma comunidade de colegas de trabalho com ideias semelhantes. Dessa forma, os espaços coworking são os locais ideais para planejar e realizar eventos profissionais.

Os eventos nos ambientes flexíveis podem ajudar a construir relacionamentos entre os membros atuais, por meio do aumento da satisfação compartilhada no local de trabalho, mas também recrutam membros em potencial e/ou até beneficiam a comunidade local.

Por essas e outras, decidimos escrever sobre o assunto. Veja agora os 10 tipos de eventos mais realizados nos coworkings.

1. Happy Hours

eventos em coworkings

Quem não gosta de reunir os colegas após o expediente para tomar uma cerveja ou um vinho? O hábito de realizar happy hours é uma tradição presente em diversas equipes de trabalho. Normalmente, os profissionais saem do escritório e vão para algum bar ou restaurante próximo à região onde trabalham.

Contudo, nos escritórios compartilhados é possível ter esse momento sem sair do prédio. Muitos espaços possuem chopeiras liberadas a partir de um determinado horário. Outros contam com geladeiras recheadas de cervejas artesanais. Além disso, os coworkings também realizam eventos periódicos, com muitos drinks e petiscos.

2. Cursos

Os espaços de escritórios compartilhados são perfeitos para compartilhar conhecimento. Isso porque eles estão recheados de profissionais criativos e ansiosos por aprender sempre mais. Por isso, realizar cursos nos coworkings é uma estratégia de sucesso para trazer visibilidade e criar uma comunidade forte.

Os cursos podem ser de curta ou média duração. Acontecer durante a semana ou nos fins de semana. E os temas podem ser os mais variados possíveis. Se muitos advogados frequentam o seu coworking, por exemplo, seria legal oferecer um curso de oratória voltado para tais profissionais.
O céu é o limite! Basta usar a criatividade e entender o que o público busca.

3. Palestras

eventos em coworkings
Evento do BeerOrCoffee no CUBO Itaú, em São Paulo/SP

Palestras são ótimas formas de eventos em coworkings durante a semana. Geralmente são mais curtas, não demandam uma grande estrutura e são interessantes para os frequentadores do local. É possível realizar uma palestra no fim da tarde e, após, emendar com um happy hour também.

Aproveite a comunidade do seu coworking para recrutar palestrantes do próprio espaço. Dessa forma, os residentes poderão conhecer mais sobre as empresas e profissionais que estão alocados ali. Além disso, essa é uma ótima oportunidade para incentivar o networking dentro do espaço.

4. Workshops

Os workshops são interessantes para quem quer “colocar a mão na massa”. Eles são cursos mais práticos, nos quais os participantes aprendem fazendo. São ótimos para incentivar o trabalho em equipe e ajudar na interação entre as pessoas.

Em geral, utiliza-se da prática para aplicar um conhecimento teórico. E o ideal é que o workshop seja realizado em um fim de semana, para que possa ser feito em um dia inteiro. Assim, inicia-se o processo falando um pouco sobre a teoria. Depois, forma-se grupos de trabalho que resolverão um case. Por fim, os grupos apresentam suas soluções.

5. Degustações

eventos em coworkings

Realizar degustações é uma excelente forma de dar visibilidade às marcas. Afinal, quando se trata de comida e bebida, a melhor forma de conquistar o cliente é pela qualidade do sabor. Dessa forma, diversas empresas podem promover degustações nos coworkings. Podem ser feitas parcerias entre importadoras de vinho e produtores de queijo, por exemplo.

De acordo com o perfil do público do coworking, também podem ser feitas degustações personalizadas. Um local com um grande público vegano ou vegetariano pode promover experimentações com produtos dessas linhas e ainda oferecer materiais educativos ou palestras sobre o tema.

6. Cafés da manhã

Para começar bem o dia, nada melhor que um café da manhã rico de opções. Iniciar a manhã com uma refeição prazerosa faz com que o dia fique muito mais produtivo, não é mesmo? Por isso, realizar eventos nesse horário pode ser uma ótima opção.

Frutas, pão de queijo, sucos, pães e queijos são a combinação perfeita para um desjejum de sucesso. E, claro, não pode faltar o café! Esse é um momento para socializar e discutir questões que podem ser úteis e importantes ao longo do dia de trabalho.

7. Aulas de ioga e meditação

eventos em coworkings

Ter momentos de relaxamento ao longo do dia é essencial. Tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. E isso também é importante para manter a produtividade no trabalho. Sabendo disso, diversas empresas e escritórios compartilhados passaram a incluir rotinas de ioga e meditação para seus colaboradores.

Como a maioria dos eventos em coworkings acontecem no ambiente interno, essa é uma boa hora para levar as pessoas para fora. Aproveitando os ambientes de varandas, rooftops ou jardins é possível fazer uma meditação ao ar livre ou aulões de ioga. Um momento relaxante e que vai ajudar a organizar os pensamentos dos integrantes.

8. Oficinas

Como já vimos em algumas das opções de eventos acima, nem tudo precisa estar relacionado ao trabalho. Realizar eventos em coworkings também tem a ver com lazer e socialização. Investir em interesses paralelos à vida profissional também tem uma grande importância para a vida dos indivíduos. Por isso, deve-se incentivar a realização de oficinas que envolvam trabalhos artísticos, culinária, exercícios físicos e mentais.

9. Painéis de discussão

eventos em coworkings
Evento do BeerOrCoffee em parceria com o Office Connection, em São Paulo/SP

A troca de conhecimento e de experiências é um dos grandes benefícios de se trabalhar em um escritório compartilhado. Por isso, realizar painéis de discussão pode ser muito interessante. Os próprios integrantes do coworking podem subir ao palco para discutir temas atuais. Ou então palestrantes externos podem levar assuntos diferentes do que todos estão acostumados a discutir.

Seja como for, essas discussões incentivam o pensamento crítico e são muito produtivas. Esse formato permite, também, que a plateia participe com ideias e questões pertinentes. Tudo isso faz com que o ambiente do coworking se torne, cada vez mais, uma meca do conhecimento.

10. Eventos beneficentes

Fazer o bem e apoiar causas que tenham um propósito é necessário. Ter a oportunidade de ajudar pessoas que precisam, lutar pelo meio ambiente e dar apoio às minorias nos torna pessoas melhores e torna o mundo um lugar melhor. Se isso for feito em comunidade, então, melhor ainda.

Por isso, os coworkings são os lugares perfeitos para se realizar um evento beneficente. É possível angariar fundos, criar consciência na população sobre algum assunto e trazer insights para que o problema seja resolvido.

Realizar eventos em coworkings tem inúmeros benefícios, né? É possível compartilhar conhecimento, ter novas experiências, conhecer pessoas e marcas e ajudar ao próximo. Durante o Coworking Week, nossos parceiros realizarão vários deles! Fique de olho no nosso post com a programação, que será atualizada todos os dias até a semana de 12 a 16 de agosto.

coworking week

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Eventos em coworkings: confira os top 10 mais realizados

A invasão dos coworkings nos hotéis é uma tendência mundial?

Eventos em coworkings: confira os top 10 mais realizados

Recrutamento a distância: como selecionar os melhores profissionais remotos

Newer post