Networking no coworking: potencialize sua rede com 7 dicas poderosas

A importância de criar uma rede de contatos profissionais é incontestável. Quando você trabalha para fazer networking no coworking, por exemplo, as chances de potencializar sua carreira ou empresa aumentam de maneira substancial. Mas nem sempre sabemos qual é a melhor forma de nos apresentarmos e iniciarmos uma conversa.

Pensando nisso, preparamos um texto em que separamos 7 dicas poderosas para potencializar o seu networking nos escritórios compartilhados. Antes, porém, vamos destacar o que é networking e quais são as vantagens de praticá-lo nos espaços flexíveis. Confira!

O que é networking

Networking, em uma tradução livre do inglês, significa “rede de negócios”. A expressão é utilizada para se referir ao ato de criar uma rede de contatos profissionais, nutrindo relações com pessoas que podem vir a se tornar um cliente, parceiro ou alguém que traga visibilidade para sua empresa.

Além do potencial de aumentar seus negócios, muitas vezes você pode encontrar soluções para problemas ou necessidades comerciais por meio da rede. Por exemplo, se sua companhia precisa dos serviços de um contador ou advogado, você pode encontrar o candidato ideal nos seus contatos.

Vantagens de fazer networking no coworking

Os escritórios compartilhados são ambientes projetados para incentivar o networking. Desde as mesas de trabalho compartilhadas, até eventos e workshops no local, as possibilidades de realizar um contato profissional são inúmeras. A própria cultura dos coworkings é um convite aberto para estreitar essas relações.

Assim, as chances de encontrar pessoas que também estejam interessadas em criar uma nova rede de contatos são ainda maiores. Isso, por sua vez, torna o processo ainda mais proveitoso e agradável. A seguir mostramos 7 dicas poderosas para potencializar o seu networking no coworking.

1. Participe de eventos e expanda o networking no coworking

Tanto os próprios coworkings quanto os seus residentes realizam, com frequência, eventos no local. Os encontros podem ser de cafés e happy hours a workshops, palestras e cursos mais aprofundados. Seja como for, todos eles são oportunidades excelentes para você fazer networking no coworking, em diversos espaços dentro da sua cidade.

Além de possibilitarem o contato durante a sua realização, eventos com temas específicos facilitam o início de uma conversa, por exemplo. Isso porque o assunto do curso ou palestra já pode ser o pontapé inicial para fazer uma pergunta sobre o seu colega. O que, por sua vez, é uma oportunidade para falar mais sobre você.

2. Compartilhe seus interesses e experiências

Pessoas interessantes e interessadas têm chances muito maiores de criar uma conversa prazerosa. E isso é bastante importante quando estamos tentando criar uma rede de contatos profissionais. Por isso, compartilhe com os seus colegas os seus interesses e experiências, abrindo também a possibilidade de que eles façam o mesmo.

E não precisa falar apenas de trabalho. Você pode começar uma conversa falando sobre uma curiosidade sobre você e, a partir daí, estreitar uma relação profissional. Não seria legal começar falando sobre uma viagem que você fez para a África, por exemplo, e contar sobre o que viu por lá? Certamente é algo que chama a atenção.

3. Aproveite tudo que os espaços têm a oferecer

Os espaços de escritórios compartilhados possuem diversos ambientes. Eles vão desde a estrutura de mesas compartilhadas e escritórios privativos, projetados para a realização do trabalho, até áreas de convivência, de
relaxamento e locais para leitura. Encontramos também mesas próprias para fazer um lanche e/ou tomar um café, assim como cozinhas compartilhadas.

networking no coworking

Aproveite tudo que esses espaços têm a oferecer para fazer networking no coworking. Em meio a uma xícara de café podem surgir conversas interessantes e oportunidades de negócios. Mas, para isso, você precisa estar em contato com as pessoas. Por isso, tome seu café na cozinha, converse com outras pessoas e aproveite todos os ambientes para conhecer novos profissionais.

4. Almoce com os seus colegas

O momento da refeição é uma ótima oportunidade para iniciar uma conversa. Tradicionalmente, o almoço é uma ocasião social, em que as pessoas se assentam não só para comer e descansar, mas também para ter conversas mais descontraídas ou reuniões de negócios menos formais.

Se você se permitir almoçar com seus colegas ao invés de assentar-se sozinho, as chances de estreitar relações com eles são grandes. É um momento em que vocês podem conversar sobre a vida pessoal, gostos e experiências. Então, chame seus colegas para almoçar fora ou aproveite a cozinha do coworking para reuni-los nessa refeição.

5. Seja simpático com todos ao seu redor

Ninguém gosta de pessoas “interesseiras” que são educadas apenas quando lhes convém. Por isso, seja sempre simpático e cordial com as pessoas ao seu redor. Os funcionários dos coworkings, equipe de limpeza e cozinha, profissionais de outras empresas e até mesmo visitantes. Todos merecem ser tratados com respeito e educação.

coworking week

Dessa forma, você terá mais oportunidades de criar uma rede de contatos profissionais e ainda será uma pessoa melhor. Conviver com colegas simpáticos e bem humorados é sempre bem mais prazeroso, então incentive essa atitude, começando por você mesmo.

6. Crie materiais promocionais da sua empresa

Além dos tradicionais cartões de visita (físicos ou digitais), invista em objetos que deem visibilidade para a sua marca. Você pode colar adesivos com o logo da empresa nos computadores, por exemplo, com frases chamativas que tenham a ver com o seu negócio. Mouse pads e garrafas de água também mostram a sua marca e são úteis para quem os recebe —sejam eles seus colaboradores ou clientes.

networking no coworking

Para a sua marca ser conhecida e lembrada ela precisa ser vista. E esses materiais promocionais, além de darem visibilidade, também são ótimos gatilhos para começar uma conversa. Alguém pode ficar curioso e vir perguntar o significado de uma frase relacionada ao seu negócio.

7. Realize seus próprios eventos e acelere o networking no coworking

Já falamos sobre a importância de participar dos eventos para fazer networking no coworking. Mas você pode, também, realizar os seus próprios eventos. Fazer isso dará visibilidade para você e a sua empresa, mas também permitirá a troca de conhecimento entre diversos profissionais.

Essa troca é muito proveitosa. Afinal, ao mesmo tempo que compartilhamos conhecimento e experiências, podemos aprender com nossos colegas e outros profissionais dos escritórios compartilhados.

Você viu que fazer networking no coworking é uma ótima oportunidade para criar e estreitar laços profissionais, não é mesmo? E isso só é possível porque esses ambientes são bem diferentes dos escritórios tradicionais. Para entender melhor, leia também nosso post que explica as principais diferenças entre escritórios compartilhados e escritórios tradicionais.

app BeerOrCoffee
Novo app BeerOrCoffee: ainda melhor para você e sua empresa

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Networking no coworking: potencialize sua rede com 7 dicas poderosas

Por que os espaços de coworking ajudam na ascensão da Gig Economy

Networking no coworking: potencialize sua rede com 7 dicas poderosas

A invasão dos coworkings nos hotéis é uma tendência mundial?

Newer post