Coworkings inovadores: confira os espaços mais modernos do mundo

Já pensou em fazer uma reunião à beira da piscina? Ou ter um app que avisa quando a sala de reunião está disponível? Se sim, alguns coworkings inovadores proporcionam isso. Afinal, os escritórios compartilhados vão além das estações de trabalho enfileiradas e uma máquina de café no canto.

Inovar em ambientes de trabalho é algo essencial para manter uma rotina saudável. Essa inovação vai de uma nova organização do espaço, que estimula a circulação, até o uso de tecnologias que facilitam a rotina ou recursos que estimulam a produtividade.

Neste post, trouxemos uma lista de alguns dos coworkings mais inovadores do mundo. Confira!

Ministry of New (Mumbai, Índia)

coworkings inovadores

Ao pensar em um coworking comum o que vem à cabeça é um espaço com cores neutras, várias mesas, alguns sofás, talvez uma mesa de sinuca ou pebolim e uma boa iluminação artificial. O Ministry of New, criado onde antes era uma editora, foge desse padrão e aposta em um visual diferente. É colorido e com grandes janelas para trazer luz natural.

Além disso, oferece facilidades como café e chá gratuitos, uso livre de impressoras e serviços de concierge. O espaço ainda conta com uma grande variedade de opções de uso, voltadas para profissionais freelancers e para empresas. Há mesas coletivas, sofás e outras opções como estação de trabalho, além de salas de reunião e escritórios privativos fixos.

The Boardroom (Anchorage, EUA) 

coworkings inovadores

Quem imaginaria que uma pequena cidade no Alaska estaria na relação de coworkings inovadores? Contrariando as expectativas, o The Boardroom mostra iniciativas de inovação que garantem seu espaço na lista.

Apesar da localização fora do eixo de grandes cidades cosmopolitas, o escritório compartilhado tem recursos e funções inovadoras que facilitam o uso e cotidiano dos usuários:

  • Um sistema de check-in digital para agilizar o acesso de visitantes para tours e reuniões e entregadores no local;
  • Oferece uma variedade de planos para atender diferentes profissionais e suas necessidades; fica disponível 24h, todos os dias da semana, e seus usuários tem descontos e ofertas em negócios locais;
  • Oferece uma variedade de planos para atender diferentes profissionais e suas necessidades;
  • Fica disponível 24h, todos os dias da semana, e seus usuários têm descontos e ofertas em negócios locais.

SAIBA MAIS: Baixe nosso ebook gratuito para saber mais sobre como aproveitar ao máximo um espaço de coworking.

Crew Collective & Café (Montreal, Canadá)

coworkings inovadores

Não é todo dia que você encontra um coworking com lustres e tetos altos e abobadados. Além de configurar na lista de coworkings inovadores pela variedade de planos, o espaço do Crew Collective & Café se destaca porque era um banco nos anos 1920 e teve quase toda estrutura original mantida.

As antigas salas de gerentes e funcionários foram a maior alteração no modelo original. Ganharam novas paredes de vidro e foram transformadas em salas de reunião de diferentes tamanhos.

Um dos corredores foi transformado em um espaço zen. O ambiente ganhou uma cozinha completa e um local com mesas e cadeiras para ser usado como refeitório. A estrutura é de impressionar, mas a reserva dos espaços é feita somente por indicações e convites.

Pensando no público geral, eles mantiveram a área do café livre para uso de qualquer pessoa, assim como as cabines para ligações e alguns escritórios privados.

Confira diversas leituras sobre os coworkings e o futuro do trabalho! 
• 5 tendências sobre o futuro do trabalho em 2019
• Top 10 espaços de coworking de SP
• Top 10 espaços de coworking no Rio de Janeiro
• Um dossiê com a CEO do Woba, Roberta Vasconcellos
• 5 lugares inspiradores para fazer networking
• O que é coworking
• Mobilidade e futuro do trabalho
• Escritório convencional x escritórios compartilhados

The Ministry (Londres, Inglaterra)

coworkings inovadores

Enquanto alguns coworkings criam espaços para workshops e pequenos happy hours, o The Ministry, em Londres, leva o conceito de espaço social e eventos para um novo patamar.

Construído em um galpão de seis andares, o espaço de escritórios compartilhados conta com todos os elementos básicos que encontramos em um coworking regular. Há estações de trabalho, cozinha, sala de reunião e muito mais.

Porém, no mesmo prédio, e como parte da assinatura mensal, os usuários têm acesso a uma academia, espaço zen, uso de uma sala de cinema e estúdio para criação de conteúdo multimídia.

Em outro andar, existe um bar completo para uso livre após o expediente e participação em eventos. Há também sala de cinema e um terraço externo para eventos e happy hour.

DojoBali (Bali, Tailândia)

Um escritório na praia está na lista de sonhos de vários profissionais. Mas isso vai além de só ficar curtindo o sol no rosto e a areia nos pés. Ainda é preciso um lugar para apoiar o notebook, tomadas, uma boa internet e um bom espaço para encontrar clientes.

E é isso que o DojoBali oferece: soluções para todas as necessidades de um escritório compartilhado, mas com uma piscina ao lado e o oceano a apenas alguns passos de distância.

Ele tem todos os ambientes básicos para um coworking em uma cidade grande. E ainda possui uma boa área externa compartilhada, uma piscina, terraço e chuveiros para quem for dar um pulinho no mar. Isso sem falar em um espaço para eventos que comporta até 80 pessoas.

Para completar, tem um calendário de eventos cheio para estimular a interação social e networking entre os usuários.

Além da sua impressionante estrutura e localização dos sonhos, o DojoBali criou um espaço de coliving. Você pode ficar hospedado dentro do complexo. Assim, tem acesso ilimitado ao coworking e mais alguns benefícios: aula de surf gratuita, um cartão SIM com internet e aulas de yoga em grupo.

Coworkings inovadores abrem espaço para o futuro do trabalho

À frente desse processo de reinvenção do modelo tradicional de espaços de trabalho estão os escritórios compartilhados. Mais do que locais voltados para as atividades profissionais, o objetivo é que esses ambientes formem comunidades que abrem espaço para o futuro do trabalho.

É bem comum que os espaços flexíveis invistam em um design diferente, em ambientes novos como cabines para ligações privadas, além de uma variedade de mesas, poltronas, sofás e até redes.

Cada vez mais pessoas e empresas, de todos os portes, estão migrando para esse novo modelo de escritório. Afinal de contas, o coworking é acima de tudo um movimento estratégico, que se mostra cada vez mais essencial para as marcas e os profissonais ganharem competitividade em um mercado cada vez mais concorrido.

Se você gostou de conhecer esses espaços de inovadores, é bem provável que também vai adorar conhecer os 4 espaços de coworking mais inusitados do mundo.


Bruna Miranda é criadora e estrategista de conteúdo, tradutora, podcaster, e está sempre atrás de um projeto novo. Trabalha como freelancer desde 2015 e já evitou várias reuniões que poderiam ter sido um e-mail.

Similar Posts