Sua melhor versão: um guia prático para introvertidos no trabalho

Sabemos que viver em sociedade tem os seus desafios e pontos negativos. Nem sempre nos damos bem com todos ou somos compreendidos. Afinal, cada um é único e tem suas particularidades e hábitos de vida.

No fim das contas o importante é aprender a se comunicar, respeitando as diferenças de cada um. Mas comunicar-se pode ser um problema ainda maior para os introvertidos no trabalho.

Pessoas com essa personalidade tendem a ser mal compreendidas em muitos contextos, particularmente no profissional, que tende a enfatizar a franqueza e a dinâmica interpessoal engajada.

A seguir, separamos algumas dicas para você que é introvertido e deseja ter um melhor relacionamento com seus colegas. Confira!

Faça seu trabalho ser visto (e ganhe crédito por ele)

Muitas vezes as pessoas que são introvertidas preferem fazer o seu trabalho de forma “anônima”. Isso significa que elas frequentemente não recebem o devido crédito por uma tarefa bem realizada. Se esse é o seu caso, tente perceber se essa atitude não está te prejudicando. Afinal, quem não é visto não é lembrado.

Post relacionado — Construindo uma empresa remota: 8 livros essenciais para te ajudar

introvertidos no trabalho

Profissionais competentes podem ser negligenciados para papéis importantes pelo fato de serem introvertidos. Ao se tornar mais visível, é possível fazer o seu melhor trabalho e ajudar todos a se destacarem.

Mostrar o seu trabalho não quer dizer que você precisa se colocar no centro das atenções. Significa, apenas, que quando tiver uma ideia ou sugestão, ou quando fizer alguma tarefa importante, as pessoas saberão quem está por trás de tudo isso. Conversas simples no corredor, e-mails ou comentários pontuais em reuniões devem ser suficientes para dar conta do recado.

Conheça suas melhores qualidades

Pessoas introvertidas tendem a ser calmas, boas ouvintes e preferem pensar antes de falar. Essas são características excelentes para determinados cargos e profissões. Se você lida com o público, por exemplo, é de grande importância saber lidar com os clientes, entender seus problemas e demandas e pensar analiticamente antes de agir.

É importante identificar seus próprios pontos fortes e fracos, depois compará-los com a descrição e responsabilidades do seu trabalho e certificar-se de que eles se alinham. Se você acha que não está na posição certa, uma simples conversa com seu gestor pode resolver o problema. Dessa forma, todos saem ganhando, já que o trabalho será realizado de uma forma mais prazerosa e, portanto, eficaz.

Use a tecnologia a seu favor

introvertidos no trabalho

Uma das grandes dificuldades dos introvertidos no trabalho pode ser a comunicação com os colegas, gestores e clientes. Muitas pessoas detestam falar ao telefone, por exemplo. Outras já se sentem mais desconfortáveis ao conversar pessoalmente. Essas questões podem ser trabalhadas e o desconforto diminuído, mas a tecnologia também podem ajudar.

Se você precisa se comunicar com seus colegas e clientes, existem aplicativos ótimos para isso. O próprio e-mail é uma opção. Com ele, é possível detalhar assuntos mais delicados e esclarecer dúvidas, passar instruções e marcar compromissos por meio de uma agenda integrada.

Se a conversa for mais informal, há canais como o Slack, um aplicativo de bate-papo para equipes e empresas. Nele, você pode resolver dúvidas e problemas de forma rápida e descomplicada. É possível criar grupos com toda equipe ou apenas com integrantes de um time específico. Além disso, você também pode iniciar uma conversa privada com uma pessoa só.

Mas lembre-se sempre de que cada canal deve ser utilizado para o seu propósito. Iniciar uma conversa de trabalho no WhatsApp, por exemplo, pode ser visto como uma atitude invasiva. Por isso, pergunte para a pessoa o que ela prefere e saiba para que serve cada canal de comunicação.

Saiba separar profissional e pessoal quando tiver um problema

Muitas vezes sentimos que não podemos falar sobre um problema com alguém porque a pessoa se sentirá ofendida. Mas não é bem assim. Precisamos saber separar o profissional do pessoal, conseguindo comunicar de forma clara qual é a nossa preocupação, seu motivo e tentar oferecer uma solução.

A forma como as coisas são ditas têm muita importância nesse cenário. Ao invés de dizer “tem que fazer isso de tal forma”, você pode argumentar: “posso estar enganado, mas talvez seja melhor fazermos isso de tal forma. O que você acha?”. Percebe como a primeira frase parece uma ordem, enquanto a outra se torna uma ponderação entre duas pessoas? Isso é bastante benéfico para todos os envolvidos.

introvertidos no trabalho

Aprenda a lidar com as mudanças de cenário

É muito comum que aqueles que são introvertidos no trabalho se sintam desconfortáveis com certas mudanças. Isso acontece porque aprendemos a fazer certas tarefas de uma forma específica e nos agarramos a isso. Nos acostumamos com certos processos e maneiras de agir e interagir, ficando resistentes a alterações bruscas no ambiente de trabalho.

Contudo, as coisas estão mudando rapidamente. As novas formas de trabalho já são uma realidade e se adaptar a elas é essencial. E isso não precisa ser um sofrimento. Muito pelo contrário! Basta pensar que as vantagens proporcionadas por essa evolução são inúmeras e todos os profissionais podem se beneficiar delas.

Trabalhar em um coworking, por exemplo, de início pode parecer inconcebível para uma pessoa introvertida. Muitos têm a impressão de que é um ambiente extremamente movimentado e agitado. Contudo, os escritórios compartilhados podem ser muito calmos e silenciosos, estruturados e confortáveis, proporcionando a atmosfera perfeita para os introvertidos no trabalho.

Além disso, você aprende a conviver com outros profissionais de forma colaborativa. O que não necessariamente significa somente socializar. Quer dizer também que cada um aprende a respeitar o espaço do outro. Mas conversar e aprender com o colega também não faz mal algum, não é mesmo? Inclusive podem surgir novas oportunidades de negócios e parcerias também.

Conclusão

Você viu que ser um introvertido no trabalho não é nenhum bicho de sete cabeças? Pequenas atitudes podem melhorar a sua experiência diária e a convivência com outras pessoas. Socializar pode trazer muitos benefícios, também, caso você queira.

Para isso, um coworking pode ser uma ótima opção para socializar. Então, o que acha de aproveitar o Coworking Week para conhecer gratuitamente espaços da rede BeerOrCoffee durante cinco dias? Viva essa experiência e veja como é bom viver uma nova forma de trabalho.


Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
Sua melhor versão: um guia prático para introvertidos no trabalho

Por que espaços modernos de coworking são ótimos para cortar as despesas comerciais?

Sua melhor versão: um guia prático para introvertidos no trabalho

Novo app BeerOrCoffee: uma experiência ainda melhor para você e sua equipe

Newer post