5 dicas para manter a forma nos escritórios compartilhados

manter a forma no coworking

Se você utiliza os coworkings sabe que os profissionais que frequentam esses espaços, geralmente, não se prendem muito a horários fixos. O que, por um lado, é considerado bastante positivo. Mas, por outro, essa falta de rotina pode acabar impactando negativamente em outras áreas da vida. Entre elas a manutenção da saúde e as atividades físicas. Assim, manter a forma nos escritórios compartilhados se torna um verdadeiro desafio.

Porém, se você está enfrentando esse problema, não precisa se preocupar. Neste post, trouxemos 5 dicas muito úteis e fáceis que você pode aplicar no seu dia a dia. Elas não requerem aparelhos ou equipamentos especiais e lhe ajudarão a deixar a preguiça de lado e aproveitar todo tempo disponível que um coworking proporciona. Então, anime-se e continue a leitura!

1. Abandone o carro

Para quem deseja manter a forma e não dispõe de muito tempo, o meio de transporte que utiliza para chegar ao coworking pode ser transformado em uma oportunidade e fazer uma enorme diferença.

Para isso, o ideal é que o deslocamento seja feito a pé ou utilizando uma bicicleta. Mas, se não for possível ou sua casa for a muitos quilômetros de distância do coworking, não precisa caminhar o caminho todo. Você pode fazer parte do trajeto de carro e estacionar um pouco mais distante.

manter a forma no coworking

A maioria dos coworking são muito bem localizados, próximos a estações de metrô ou facilmente acessíveis utilizando as principais linhas de ônibus. Contudo, se optar pelo transporte público, não ceda à tentação e desça uma ou duas estações (ou parada de ônibus) antes do seu destino.

Além disso, muitos escritórios compartilhados têm bicicletários para incentivar essa prática e alguns, inclusive, oferecem serviços de bicicletas ou patinetes no local, como as unidades da rede Spaces. E, claro, ao chegar no coworking dê preferência à escada ao invés de utilizar o elevador.

2. Movimente-se

Qualquer atividade que coloque seu corpo em movimento pode ser benéfica para seu bem-estar e contribuir para manter a forma nos escritórios compartilhados. Portanto, movimente-se!

O primeiro passo (literalmente) é esquecer os copos descartáveis. Opte por um copo ou garrafa de água reutilizável e se obrigue a levantar várias vezes durante o dia para reabastecê-la. E nada de ficar sem beber água por preguiça. Lembre-se de que para ter um corpo saudável o indicado é ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia. Se precisar utilize aplicativos como o “Beber Água” para não esquecer.

coworking week

Além disso, aproveite qualquer desculpa para levantar-se e caminhar um pouco. Buscar um documento na impressora, tomar um café e, claro, se conectar com outros coworkers. Se estiver dividindo o espaço com colegas de trabalho em uma sala privativa, por exemplo, sugira a adoção das “stand up meetings”, as reuniões que são realizadas em pé.

As “stand up meetings” são ótimas porque, além de tornarem as reuniões mais rápidas e produtivas, fazem com que seus participantes se movimentem, fiquem mais atentos e energizados.

3. Alongue-se para manter a forma nos escritórios compartilhados

Manter a forma não precisa somente envolver levantamento de pesos ou horas na esteira. A flexibilidade também é uma parte importante nesse processo. Portanto, entre uma tarefa e outra realize alguns movimentos de alongamento, especialmente para os braços, ombros e coluna.

Caso não se sinta à vontade para fazer isso em pé, uma busca rápida no YouTube trará diversos vídeos de alongamentos para serem realizados na própria cadeira. Mesmo assim, pelo menos de vez em quando, levante-se para esticar as pernas e a coluna.

manter a forma no coworking

Mas, acredite, a atmosfera dos coworkings é pensada justamente para que as pessoas se sintam o mais à vontade possível. Portanto, ninguém estranhará algumas sessões de ginástica laboral na mesa ao lado.

4. Aproveite a estrutura do coworking

Se você já visitou alguns coworkings sabe que a quantidade de opções é enorme. Existem diversos tipos e ambientes que podem ser bem diferentes entre si. Atualmente é possível encontrar até espaços compartilhados de trabalho segmentados por profissão. A ideia é justamente atender profissionais que buscam espaços que se adaptem às suas necessidades.

Dentre essas opções estão os espaços mais descontraídos. Eles têm áreas de descompressão, com mesas de ping-pong, sinuca e pebolim. Aproveite para utilizá-las nos momentos de descanso e descontração. Dessa forma, você resistirá aos pufes e sofás confortáveis, além de movimentar o corpo e de a forma no coworking de maneira divertida.

Para quem prefere algo tranquilo, alguns espaços contam com rooftops com vistas incríveis. Eles são ideais para aquele momento de meditação ou, por que não, a prática de Yoga ou Tai Chi Chuan no final da tarde. Certamente você encontraria outras pessoas interessadas em participar.

manter a forma no coworking

5. Cowork(out)

Uma das maiores características dos escritórios compartilhados é a possibilidade de conexão entre profissionais. Então, uma dica é unir o “coworking” com o “workout”. Ou seja, aproveitar para conhecer pessoas que tenham o mesmo objetivo de manter a forma e convidá-los para se exercitarem com você.

Muitos coworkings estão localizados próximos a parquesque são excelentes para uma caminhada na hora do almoço — ou academias. Mais uma chance para você exercitar seu networking, conhecer novas pessoas no ambiente profissional e, simultaneamente, encontrar uma companhia incentivadora para manter a forma.

Manter a forma nos escritórios não é um bicho de 7 cabeças

Essas foram apenas algumas dicas fáceis, que podem ser aplicadas no dia a dia, mesmo por quem tem uma agenda apertada. Basta se comprometer em não deixar a preguiça se alojar, lembrar de aproveitar qualquer desculpa para se movimentar e contar com as conexões que os coworkings proporcionam.

Apenas mudando pequenas atitudes fica muito mais fácil manter a forma no coworking. E, de quebra, você ainda estará melhorando sua qualidade de vida. Se tornando, também, uma pessoa mais organizada que ampliará sua rede de amigos e contatos profissionais.

E você? Achou que essas dicas são fáceis de adaptar ao seu dia? Já pratica alguma delas ou tem outras ideias para compartilhar com quem está tentando manter a forma nos escritórios compartilhados?

Eu tenho uma ótima notícia para você que já vive a vida de coworkings e para você que nunca foi aos espaços. De 12 a 16 de agosto, teremos a Coworking Week: uma semana totalmente gratuita para aproveitar um ou vários escritórios da rede! Clique aqui e garanta sua(s) reservas).

coworking week

Samantha Panzini é formada em Turismo e pós-graduada em Administração. Apaixona por Marketing Digital, ela atua como freelancer na área de Produção Conteúdo.

Similar Posts