10 perguntas a serem feitas para encontrar o coworking perfeito

As novas formas de trabalho e a rotina (ou falta dela) nas profissões de hoje demandam novos espaços de escritórios. Por isso, inúmeras unidades de coworkings surgiram nos últimos anos. Com tantas opções parece difícil encontrar o espaço de coworking perfeito, não é mesmo?

Contudo, essa missão não é tão difícil assim. Fazendo as perguntas certas e utilizando ferramentas que possam te ajudar a encontrar o espaço ideal, você soluciona esse problema em um instante. Por isso, fizemos aqui uma listas das 10 coisas que você deve se perguntar ao procurar um escritório compartilhado. Confira agora!

1. Qual é o tamanho da minha equipe?

Você é autônomo ou faz parte de uma empresa? Quantas pessoas irão trabalhar no escritório compartilhado? Até 10? Entre 10 e 50? Ou mais de 100 pessoas? Essas são as principais perguntas dentro de uma maior: qual é o tamanho da minha equipe?

Como dissemos, as opções de escritórios flexíveis são inúmeras. Desde casas em bairros aconchegantes, até prédios inteiros na avenida Paulista (e tudo que há entre estes dois). Por isso, saber o tamanho da sua equipe e entender qual perfil de escritório se adequa melhor, é essencial.

Você precisa de muitas cadeiras disponíveis, além de uma grande estrutura de cozinha compartilhada, salas de reunião e lounge de descanso para os colaboradores? Há espaços ideais para você. Já se você é alguém que prefere ambientes menores, também há diversas opções. Entenda o tamanho da sua necessidade, assim a estrutura local será a melhor possível para o seu objetivo.

coworking perfeito

2. Eu preciso de uma mesa compartilhada, sala privativa ou mesa fixa?

Esta pergunta está muito ligada, também, à anterior. Dependendo das suas necessidades e da sua equipe, talvez seja necessário optar por salas privativas, por exemplo. Isso porque, por mais que seja ótimo conhecer novas pessoas nos ambientes de coworking, às vezes precisamos de uma imersão maior no trabalho para ajudar na concentração.

Veja aqui as opções de salas privativas na sua cidade.

Já se você e sua equipe são mais dinâmicos e querem compartilhar experiências ou bater um papo com outros coworkers, as mesas compartilhadas são perfeitas. Cada dia vocês podem se assentar em um lugar diferente e fazer novas conexões.

3. Qual é a localização do coworking perfeito para mim?

A localização do coworking perfeito depende da área de atuação da sua empresa e da localização dos seus principais clientes. Uma fintech, por exemplo, pode se beneficiar muito em estar próxima de investidores e outros players do mercado financeiro.

É necessário, também, verificar as opções de transporte até o local (metrô, ônibus, disponibilidade de estacionamento) e facilidade de acesso. Além disso, é importante conhecer a região e identificar a disponibilidade de restaurantes e centros comerciais a fim de facilitar o dia a dia dos colaboradores.

coworking week

4. O que está incluso na mensalidade?

A maioria dos escritórios compartilhados oferece uma série de serviços e comodidades. E eles vão muito além da estrutura essencial para o trabalho. Alguns deles são: cozinha compartilhada, sala de reunião, cabine telefônica, lounge para descanso, entre outros. Além disso, são disponibilizadas opções de bebidas, como água saborizada, chás e cafés, ou até um chope no fim do dia. Entenda quais serviços são importantes para você e seu time, e assim encontre o coworking perfeito.

coworking perfeito

5. Qual é o horário de funcionamento do local?

Dependendo da forma como sua empresa atua, esta é uma pergunta muito importante. Algumas organizações optam por continuar funcionando apenas durante o horário comercial. Já outras precisam de horários mais flexíveis, pois possuem colaboradores que trabalham durante à noite ou aos finais de semana. Da mesma forma, existem coworkings que funcionam apenas em horário comercial e outros que ficam abertos para seus residentes 24h por dia, 7 dias na semana.

Facilities: conheça o profissional responsável por analisar todos esses aspectos para você!

6. Como é a conexão de internet?

Se você está em uma empresa remota, faz parte de um time remoto dentro de uma organização ou, ainda, trabalha como freelancer, este é um ponto essencial. Afinal, atualmente é praticamente impossível fazer qualquer coisa sem uma conexão de internet de qualidade. Por isso, antes de escolher o coworking perfeito, pesquise sobre a capacidade de internet do local. Ninguém merece ter que interromper uma ligação com o cliente por conta de uma má conexão, não é mesmo?

coworking perfeito

7. Quais são as outras empresas residentes?

Um dos maiores privilégios de quem migra para os coworkings é a possibilidade de fazer networking constantemente. Seja para criar novas conexões profissionais e trocar experiências ou para conquistar novas parcerias comerciais. A interação entre profissionais e empresas diversas é muito benéfica para todos que estão ali.

Procurar saber de antemão quem são as outras empresas, freelancers e empreendedores que frequentam um escritório compartilhado vai te ajudar a realizar essas conexões. Além disso, você pode optar por locais com profissionais de áreas similares à sua, para fazer negócios, ou procurar o oposto, pessoas de áreas completamente diferentes e que possam trocar experiências com você.

8. O coworking perfeito para mim é aquele que realiza eventos?

Muitos espaços de coworking realizam eventos, palestras e workshops regularmente para a sua base, além de outros convidados. Isso é ótimo porque gera troca de conhecimento e de experiências. O que possibilita, também, ainda mais oportunidades de networking. Antes de escolher o seu escritório compartilhado, pesquise se há eventos recorrentes e, principalmente, se eles têm a ver com você e a sua empresa. Se sim, se jogue de cabeça e aproveite para aprofundar seus conhecimentos sobre temas diversos.

coworking perfeito

9. Eu posso frequentar espaços em outras localidades?

Às vezes precisamos viajar a trabalho mas não queremos abrir mão da estrutura de um escritório. Ou então, dentro de uma mesma cidade, queremos trabalhar em uma região diferente, seja por necessidade ou desejo. Ter a opção de frequentar escritórios compartilhados em diversas localidades é o ideal nesse momento.

Atualmente existem redes de coworkings com unidades espalhadas pelo país e pelo mundo inteiro. Na rede BeerOrCoffee são mais de 700 espaços! Aderindo a um plano você tem a oportunidade não só de encontrar um coworking perfeito, mas vários deles.

10. Qual é o meu orçamento?

Por último, mas não menos importante, está o orçamento. Obviamente é necessário encontrar um espaço que caiba no seu bolso. Felizmente, as opções são infinitas, dependendo das suas necessidades e daquilo que o espaço de coworking pode oferecer para você e a sua empresa. Mas uma coisa é certa, migrar para coworkings gera uma economia significativa em relação aos escritórios tradicionais. Basta colocar na ponta do lápis e comprovar.

Com essas informações concluímos que alguns aspectos devem ser considerados para que se encontre o coworking perfeito. Mas tendo objetivos claros e uma visão ampla do que você quer, essa tarefa pode ser feita sem obstáculos.

Agora que você já sabe quais perguntas deve fazer para encontrar o seu escritório compartilhado, confira algumas das opções nas principais capitais brasileiras!

coworking week

Mariana Mendes é jornalista do BeerOrCoffee e apaixonada por escrever sobre marketing e futuro do trabalho.

Facebook Comments
10 perguntas a serem feitas para encontrar o coworking perfeito

Coworking Week 2019: a celebração do movimento que abre caminho para o futuro do trabalho

10 perguntas a serem feitas para encontrar o coworking perfeito

5 possíveis cenários para o futuro dos coworkings

Newer post