Construindo uma empresa remota: 8 livros essenciais para te ajudar

empresa remota

 

Empreender não é fácil. E para quem não está familiarizado com as novas formas de trabalho, construir uma empresa remota pode ser um desafio ainda maior. Mesmo sendo um modelo em grande crescimento, ele ainda é desconhecido para muitos. 

Trabalhar remotamente e proporcionar essa nova forma de trabalho para os seus colaboradores tem muitas vantagens. Contudo, é necessário estabelecer alguns processos e saber de algumas necessidades. Por isso, separamos aqui 8 livros que podem te dar muitos insights e contribuir nessa jornada. Quer saber mais? É só continuar lendo!

Trabalhe 4 Horas Por Semana

empresa remota

Trabalhe 4 Hora Por Semana é um livro poderoso sobre estilo de vida e inspirador para quem quer colocar o dia a dia acima do trabalho. O que, de forma alguma, quer dizer que essas pessoas não queiram ser bem sucedidas profissionalmente. Tim Ferriss mostra meios de otimizar os processos e ganhar mais dinheiro trabalhando menos.

O objetivo do autor é mostrar ao leitor não apenas como projetar seu estilo de vida ideal, mas também como chegar lá. Ele combina ideias reveladoras e histórias interessantes com guias detalhados e listas de recursos. O resultado é um livro tão cheio de conselhos sobre a vida prática, que é muito difícil assimilar lendo apenas uma vez.

Para muitos, essa mudança radical na visão de mundo significará transformar muitos hábitos e crenças confortáveis. Mas as recompensas da experimentação e da persistência valem o esforço. Se você está construindo uma empresa remota, essa é uma leitura obrigatória.

Post relacionado: entenda o que são os coworkings e como eles podem ser úteis para você e sua empresa.

Criatividade S.A.: Superando as Forças Invisíveis que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração

Criatividade, S.A.: Superando as Forças Invisíveis que Ficam no Caminho da Verdadeira Inspiração é um livro de memórias e autoajuda escrito pelo presidente da Disney/Pixar Animation, Ed Catmull, e pela escritora de autoajuda Amy Wallace. Concentra-se em temas de gerenciamento de criatividade, promovendo uma cultura criativa no trabalho e os desafios de assumir um papel de liderança

Além disso, combina as lembranças pessoais de Catmull de sua infância e ascensão nos estúdios Disney e Pixar com as lições aprendidas ao longo do caminho. Ele conta, também, como acredita que essas lições podem ajudar a pessoa “média” a alcançar seus objetivos criativos.

Ed Catmull é o atual presidente da Pixar Animation Studios e da Walt Disney Animation Studios, além de um cientista da computação. Este livro com certeza trará dicas preciosas para a construção criativa da sua empresa, seja ela remota ou não.

Reinvente Sua Empresa: Mude Sua Maneira de Trabalhar

Reinvente Sua Empresa: Mude Sua Maneira de Trabalhar fornece informações sobre como melhorar seus negócios, relacionamentos, produtividade e ambiente de trabalho. Rápido e fácil de ler, com muitas ideias práticas, é um livro versátil sobre negócios e empreendedorismo.

Os autores mostram que você precisa de menos do que pensa para começar um negócio. Explicam, também, por que planejar em excesso é realmente prejudicial. Além disso, você vai conferir que a produtividade não é resultado de trabalhar longas horas. Por fim, a obra conta por que contratar e buscar investidores deve ser seu último recurso absoluto.

O autor, Jason Fried, é o co-fundador do Basecamp, o primeiro aplicativo Ruby on Rails (uma linguagem de programação), originalmente criada pelo co-autor David Heinemeier Hansson. Atualmente, alguns dos sites e aplicativos mais populares do mundo são executados no Rails, como o Twitter, o GitHub e até mesmo o Shopify.

De Bom a Excelente

Jim Collins analisou, durante anos, milhares de empresas para entender o que diferencia um grande negócio de um negócio mediano. A partir dessa análise, o autor conseguiu selecionar 11 empresas que podem ser consideradas como excelentes. No livro De Bom a Excelente, ele compartilha suas descobertas e dá dicas para que a sua empresa saia do “bom” para o “excelente”.

Collins queria responder à pergunta: “Como boas empresas, ou até mesmo empresas ruins, conseguem alcançar uma grandeza duradoura?”. Depois de analisar uma grande quantidade de dados e milhares de páginas de entrevistas, o autor e sua equipe descobriram os principais determinantes da grandeza. Foram listados sete pontos, apresentados ao longo do livro.

Então, se você quer começar sua empresa remota e elevar seu status de “boa” a “excelente”, não deixe de ler este livro.

O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas

O Lado Difícil das Situações Difíceis: Como Construir Um Negócio Quando Não Existem Respostas Prontas é um olhar interno sobre as decisões difíceis e os tempos solitários que todos os CEOs enfrentam. Ele mostra, em seguida, o que é preciso para construir uma grande organização e se tornar um líder de renome mundial.

O livro é um ótimo recurso para alguém que quer começar uma empresa e, especialmente, quem está construindo uma. O autor ressalta que “não há atalhos para o conhecimento, especialmente o conhecimento adquirido com a experiência pessoal. Seguir a sabedoria convencional e confiar em atalhos pode ser pior do que não saber nada.”. Ou seja, a melhor coisa que se pode fazer quando você quer aprender algo, é fazê-la.

The Ultimate Guide to Remote Work*

empresa remota

A Zapier é uma plataforma que automatiza os processos da sua empresa por meio da conexão de diversos aplicativos (como Gmail, Dropbox e Slack, por exemplo). Fundada em 2011, ela funciona como uma empresa remota desde então. Por isso, o co-fundador Wade Foster e sua equipe decidiram reunir suas experiências e dicas em um e-book. E The Ultimate Guide to Remote Work está disponível online gratuitamente.

De acordo com o próprio site da Zapier “este livro compartilha tudo o que aprendemos sobre como administrar uma equipe remota — nossos sucessos e nossos fracassos. Começando como uma série de posts no blog Zapier, este livro é um trabalho contínuo sobre nossas experiências como uma equipe remota, com grande parte do livro escrito pelo CEO da Zapier, Wade Foster, juntamente com capítulos de membros de nossa equipe e outros funcionários remotos.”.

Se, de acordo com Ben Horowitz, devemos aprender fazendo, nada melhor do que ler os conselhos de quem já errou e acertou na construção de uma empresa remota, não é mesmo?

*Disponível apenas em inglês.

The Personal MBA: Master the Art of Business*

O objetivo do livro The Personal MBA: Master the Art of Business é destrinchar o básico de um MBA em um único livro. O autor procura fazer isso criando uma estrutura para a análise de negócios. No capítulo de abertura, ele descreve um negócio como sendo composto por cinco aspectos. São eles: Criação de Valor, Marketing (Atenção), Vendas (Transação), Entrega de Valor e Finanças. Essas cinco tarefas são realizadas por pessoas e sistemas.

Kaufman não está tentando colocar tudo o que você aprenderia em um MBA em um único livro. O ponto chave a ser entendido é que ele está fornecendo uma estrutura para entender os negócios. O segundo ponto a entender é que o Josh está promovendo a auto-educação. 

Para aqueles interessados ​​em continuar sua jornada autodidata, Josh montou os cem melhores livros de negócios para ler. Ele fornecerá uma estrutura na qual você poderá entender qualquer negócio. Se você é um autodidata, é uma leitura obrigatória.

*Disponível apenas em inglês.

Post relacionado — Futuro do trabalho: como sua empresa deve se preparar.

A Arte da Não-Conformidade

empresa remota

A maioria de nós não quer relaxar em uma praia para o resto da nossa vida. Queremos, sim, trabalhar em algo significativo para nós. Precisamos criar uma ideia da nossa própria “vida ideal”. Em A Arte da Não-Conformidade Chris Guillebeau lista algumas maneiras de fazê-lo de forma eficaz.

O autor irá ajudá-lo a sair de uma vida não realizada, auxiliando-o a encontrar sua vocação. E se você está começando sua empresa remota, ter um objetivo claro e um propósito estabelecido é essencial.

Alguns desses livros falam mais sobre o entendimento dos negócios. Já outros têm foco na criatividade e valorização do tempo fora do trabalho. Seja como for, todos eles possuem dicas e insights sobre empreendedorismo e novas formas de trabalho. Escolha aquele (ou aqueles) que se adequam mais ao seu momento e mergulhe nas suas páginas.

Você quer aprender mais sobre trabalho remoto? Aproveite e confira esse post em que demos 8 dicas essenciais para quem quer ter sucesso sem um escritório convencional.

 

Similar Posts