Só para maduros: conheça o coworking para profissionais com mais de 60 anos

coworking para profissionais

Você acredita que os escritórios compartilhados são de uso exclusivo para jovens? Se sim, já pode ir mudando esse pensamento. Isso porque a Senior Planet tem, em seis cidades dos Estados Unidos, espaços que contam com um coworking para profissionais com 60 anos ou mais.

À medida que vivemos mais, a população idosa cresce. Dessa forma, as soluções e os projetos para integrar os mais velhos à sociedade também aumentam. E é isso que a Senior Planet defende. Mostramos no blog como funcionam esses espaços e tudo que eles têm a oferecer!

Conheça a Senior Planet

A Senior Planet é um projeto da Older Adults Technology Services (OATS), uma organização sem fins lucrativos sediada em Nova York. Desde 2004 ela envolve, treina e apoia idosos no uso da tecnologia para melhorar sua qualidade de vida, assim como seu engajamento social e cívico.

Tudo começou com um site para oferecer dicas e cursos. A plataforma começou em 2006 e foi relançada em 2012. O SeniorPlanet.orgcelebra o envelhecimento compartilhando informações e recursos que apoiam o envelhecimento com atitude, e ajuda pessoas que nasceram muito antes da revolução digital a se manterem engajadas e ativas, trazendo um foco de tecnologia digital para um gama de tópicos entre eles notícias, saúde, sexo e namoro, arte e design, estilo sênior, viagens e entretenimento“.

A organização sem fins lucrativos é bem-sucedida: hoje, ela registra uma receita de US$ 6 milhões, acima dos US$ 3 milhões há três anos. A maior parte de sua receita vem do governo e dos cheques de doação, e o restante vem da receita obtida com patrocínios de corporações. Por exemplo, um banco pode patrocinar a Senior Planet na realização de uma aula sobre serviços bancários digitais.

coworking para profissionais

Cursos para a inclusão tecnológica

Em 2013, a instituição criou o primeiro Senior Planet Exploration Center, em Nova Iorque. O espaço é um centro comunitário dedicado a oferecer cursos e espaços que permitam essa inclusão tecnológica e interação social entre pessoas a partir de 60 anos.

O local é equipado com tecnologia de última geração para dispositivos móveis, acesso à internet, treinamento colaborativo, fotografia digital, eventos especiais e projeções. Além disso, o espaço de coworking para profissionais idosos permite que, mesmo depois de aposentados, eles possam continuar realizando tarefas desafiadoras.

Como em todo bom coworking, ainda há uma mesa de trabalho compartilhada e um cantinho para realizar videochamadas. Para fechar com chave de ouro, os frequentadores contam com uma área de “sala de estar” equipada com sofás e jogos.

Por que procurar um coworking para profissionais idosos

Procurar um espaço de coworking para profissionais idosos pode não parecer fazer sentido. Entretanto, essa pode ser a solução para um grande problema: a solidão. Mesmo tendo uma família, as pessoas acima de 60 anos podem se sentir solitárias.

Os idosos acham difícil manter um relacionamento com seus filhos adultos. Uma vez que eles começam suas próprias famílias, grande parte de sua atenção é consumida por seus cônjuges e filhos.

O número de pessoas com as quais os idosos entram em contato diariamente é muitas vezes limitado. Eles desejam ver um rosto novo e amigável.

coworking para profissionais

Vantagens dos escritórios compartilhados

Algumas das maiores vantagens dos escritórios compartilhados são a interação social e o networking. Além disso, a flexibilidade e o conforto proporcionados por esses espaços também são pontos muito positivos. Os locais permitem a realização de atividades de trabalho variadas e proporcionam momentos de descontração.

Para os idosos isso representa “continuar a vida”, sem se sentirem excluídos ou como um peso para seus familiares. Eles executam atividades diárias, aprendem coisas novas e podem fazer novos amigos. Além disso, podem fazer novos contatos profissionais, por que não?

Conteúdo relacionado: por que o coworking é perfeito para criar uma comunidade forte?

Localidades do Senior Planet

A Senior Planet disponibiliza seus serviços, por enquanto, em seis cidades dos Estados Unidos. Em algumas delas, isso acontece por meio de parcerias com entidades locais. Contudo, a intenção é expandir internacionalmente no futuro e ter cada vez mais espaços físicos próprios (os Exploration Centers). Enquanto isso não acontece, confira quais são as localizações já existentes:

1. Nova Iorque/NY

coworking para profissionais

Esta foi a primeira unidade dos Exploration Centers. Ela foi inaugurada em janeiro de 2013, no bairro de Chelsea, em Manhattan. O local oferece aulas gratuitas, workshops, palestras e eventos sociais e culturais.

Os nova-iorquinos de 60 anos e mais podem desfrutar de um espaço confortável para aprender, trabalhar e explorar novas formas de prosperar no mundo digital de hoje.

2. North Country/NY

coworking para profissionais

O Senior Planet North Country mantém a mesma premissa do irmão localizado na big apple. Ele é um Exploration Center adaptado às necessidades dos adultos com 60 anos ou mais que vivem no norte dos Estados Unidos.

A Senior Planet hospeda cursos de tecnologia digital de cinco a dez semanas voltados para pessoas com mais de 60 anos, além de workshops, palestras e eventos sociais. Todos os cursos e eventos do Senior Planet são gratuitos. Desde sua inauguração em novembro de 2015, o centro já atendeu mais de 1.000 idosos.

3. Montgomery County/MD

senior planet montgomery

Em 2016, a ultraMontgomery e o Departamento de Serviços Tecnológicos do condado de Montgomery fizeram parceria com a OATS para levar este programa gratuito premiado ao condado de Montgomery, Maryland.

O Senior Planet Montgomery trabalha com bibliotecas locais, centros de idosos e outros parceiros da comunidade para oferecer cursos de tecnologia digital, workshops e palestras voltadas para pessoas com mais de 60 anos.

Todos os cursos e eventos são totalmente gratuitos e abrangem uma série de tópicos, incluindo saúde e bem-estar, envolvimento social, empreendedorismo e muito mais.

4. Colorado

senior planet colorado

Os programas de treinamento em tecnologia da Senior Planet estão disponíveis por meio de uma rede cada vez maior de parceiros comunitários em todo o Colorado.

Cobrindo tudo, desde o básico da computação até o início de um negócio on-line, esses cursos, palestras e workshops são projetados especificamente para alunos mais velhos e geram um impacto real em suas vidas.

5. San Antonio/TX

O programa gratuito está disponível atualmente por meio de uma ampla rede de organizações parceiras locais que atendem adultos mais velhos.

Os parceiros locais recebem apoio robusto da OATS para lançar e alavancar com sucesso o programa. Dessa forma, os membros do Senior Planet desfrutam de acesso gratuito aos principais dispositivos digitais, opções de treinamento de tecnologia especialmente para alunos mais velhos, cursos especializados, workshops e palestras.

6. Palo Alto/CA

O Senior Planet Exploration Center em Palo Alto (localizado na baía de San Francisco) foi inaugurado no primeiro semestre de 2019. Ele está localizado na recém-renovada instalação da Avenidas. Esta, por sua vez, é também uma organização sem fins lucrativos com programas para idosos.

Com essa parceria, Senior Planet e Avenidas poderão oferecer aos seus integrantes os serviços já conhecidos nas outras localidades. Bem como espaços de coworking para profissionais idosos. Assim, proporcionam um lugar confortável e envolvente, onde adultos com mais de 60 anos podem aprender, trabalhar e explorar novas maneiras de prosperar nos dias de hoje.

Os idosos realmente estão ganhando novas opções para manter uma vida ativa e continuarem aprendendo cada vez mais. Além disso, eles também podem continuar trabalhando sem precisar ficar dentro de casa ou escritórios tradicionais.

Se você gostou deste artigo, confira também os quatro escritórios flexíveis mais incomuns do mundo, perfeitos para profissionais que procuram algo para sair da rotina do dia-a-dia!

Similar Posts