5 dicas essenciais para quem trabalha viajando

trabalhar viajando

Trabalhar viajando pode ser um sonho para alguns, mas também pode se tornar um pesadelo se você não se organizar direito. Por isso, nós preparamos 5 dicas essenciais para você que trabalha sempre se locomovendo. Confira!

1. Escolha bem a sua hospedagem

Um bom lugar para se hospedar é indispensável. Se você estiver escolhendo o lugar por conta própria, realize uma pesquisa sobre bons hotéis, pousadas e quartos para serem alugados.

Nem sempre o mais barato é o melhor, então procure lugares bem avaliados por antigos usuários, coloque alguns tópicos para serem considerados como:

  • O local está próximo de suas atividades?
  • O bairro é seguro?
  • Possui refeições inclusas?
  • Serviços como internet são bons?

Ter um bom lugar para descansar no fim do dia vai te poupar muita dor de cabeça.

2. Pesquise sobre o lugar que você vai viajar

Conhecer novos lugares é sempre muito bom, porém é necessário entender sobre o contexto do local que você está inserido.

Faça uma pesquisa prévia sobre o lugar que você está indo, entenda a cultura, costumes, meios de transporte e questões de segurança.

trabalhar viajando

Procure em jornais matérias sobre o local, saiba qual o bairro você irá se hospedar, se ele tem uma boa segurança ou não. Entender questões como essas podem te ajudar a não cometer algum mal-entendido ou correr algum risco.

3. Escolha um coworking no local

Trabalhar enquanto viaja pode se tornar algo bem solitário e problemático, pois muitas vezes você ficará sozinho em um quarto de hotel/pousada. Pensando nisso, temos uma solução bem legal para você, os coworkings!

trabalhar viajando

Na prática, um coworking é um espaço compartilhado, utilizado por vários profissionais de diferentes empresas ou autônomos. Muitas pessoas que trabalham em home office optam por um coworking.

Um espaço de coworking é muito bom para você experimentar novos ares e manter o foco nas suas atividades. Além disso, você terá a possibilidade de conhecer mais a cidade onde está: uma caminhada até um coworking próximo do local em que está hospedado pode te trazer muitos benefícios e aprendizados.

Por isso procure sempre um coworking próximo de você. Aqui na Woba temos diversos espaços distribuídos ao redor do Brasil.

Oportunidades de networking

Como dissemos, o coworking é cheio de pessoas trabalhando em diversas áreas e atividades, inclusive boa parte desses profissionais estão sempre abertos a conversas e trocas de experiências. Então, procure bater um papo com alguém que está próximo de você e aumente sua rede de contatos.

4. Escolha um bom plano de celular

Estar com o celular conectado virou quase uma obrigação nos dias de hoje. Para quem viaja a trabalho é indispensável um bom plano de celular que atenda às suas necessidades. Por isso, recomendamos que você pense bem nas funções que você precisa e escolha um plano que se encaixe em suas prioridades.

Ligações ilimitadas e roaming nacional

Para quem trabalha com vendas e precisa estar sempre em contato com um cliente através de ligações. Um plano com chamadas ilimitadas é uma boa pedida.

Mas fique atento a outro detalhe: alguns planos de celular não oferecem roaming nacional. Logo você não irá conseguir desfrutar de todas as funcionalidades do seu plano em outro estado. 

Dê prioridade a um plano com roaming nacional ativo para não passar dor de cabeça em suas viagens.

Bom pacote de dados

Se você possui a necessidade de um pacote de dados de internet robusto para enviar e-mails, acessar arquivos na nuvem e redes sociais, recomendamos que escolha um plano que tenha um pacote de dados robusto. Não existe nada pior que atingir o limite de dados e ficar na mão quando precisa.

Comparar planos de celular e escolher o que melhor se encaixa no seu perfil é bem fácil. A Vivo por exemplo é uma operadora que oferece bastante ligações, mas possui um pacote de dados mais caro que as demais. Entretanto a sua cobertura é a melhor do país, chegando em diversos municípios.

Você pode utilizar um comparador de Planos Vivo para identificar qual o melhor plano para você.

5. Organize bem a sua mala

Como você ficará fora de sua casa, ter uma mala bem estruturada é indispensável. Analise bem o tempo que você ficará viajando, longos períodos requerem que você leve mais coisas, assim como períodos curtos não necessitam de uma mala muito cheia.

trabalhar viajando

Prepare bem as suas datas e compromissos e pense em roupas que se encaixem nas suas atividades. Leve sempre um conjunto de roupas confortáveis para o dia da viagem e também para o seu descanso no final do dia.

Procure sempre definir bem a quantidade de roupas necessárias para o tempo de sua estadia. Se você irá ficar 7 dias fora, procure levar pelo menos um número equivalente.

Por exemplo: 7 dias – 7 camisetas, 2 calças, 8 peças íntimas.

Evite levar muitas calças ou bermudas, pois elas ocupam muito espaço e na maioria dos casos você não irá utilizar todas.

Você poderá otimizar muito espaço em sua mala se investir em roupas básicas que que podem ser reutilizadas. Camisetas pretas, brancas ou cinza são excelentes escolhas para isso.

E, claro, produtos de higiene como escova de dentes, creme dental, sabonete, toalhas, shampoo, desodorante etc devem ser levados.

Saiba quantos acessórios e sapatos levar

Procure levar poucos acessórios. Caso você necessite de gravatas, cintos ou relógios, evite o excesso. Apenas uma ou duas peças de cada é suficiente, porém pense sempre em quanto tempo você irá permanecer, bom senso é indispensável.

Para os sapatos pense com cuidado, recomendamos que leve poucos pares. Um para o dia a dia e outro para reuniões ou eventos mais importantes. Invista sempre em sapatos confortáveis e leves, isso evita dores nos pés e outro incômodos.

Não esqueça de remédios para emergências

Se você possui prescrição médica e deve tomar algum medicamento durante o período não se esqueça de levá-lo. 

Ter uma necessaire ajuda muito nestes casos e se torna um objeto muito versátil, pois escova, creme dental, pente para cabelo e outros objetos geralmente cabem de forma tranquila e ajuda muito na hora de economizar espaço.

Seu equipamento de trabalho deve ser o essencial

Evitar levar muito peso é ideal, leve apenas os materiais que você realmente irá utilizar em seu trabalho. Notebooks, teclados, cabos de alimentação etc são muito bem transportados com uma mochila.

O que achou de nossas dicas para quem viaja trabalhando? Deixe nos comentários sugestões que não abordamos por aqui!


Esse guest post foi produzido pela equipe do Melhor Plano: www.melhorplano.net

Similar Posts