Além do escritório tradicional: por que mais empresas estão usando o coworking

escritório tradicional

Os formatos de trabalho e de profissionais passaram por uma revolução nos últimos anos. Um escritório tradicional em que os funcionários ficam em isolamento parece algo de um passado distante. As empresas estão se adaptando e, principalmente, estão vivendo uma nova cultura.

Gestores de grandes empresas como Banco Inter, Renault e Algar Telecom perceberam que as vantagens de aderir à flexibilização dos espaços de trabalho são muitas. Elas vão muito além da redução de gastos, envolvendo qualidade de vida e crescimento do negócio.

Aqui, reunimos cinco razões pelas quais grandes empresas estão migrando para coworkings — seja integralmente ou com apenas parte da equipe.

Economia e novas oportunidades de negócios

Provar que os espaços de trabalho compartilhados são mais vantajosos financeiramente não é difícil. Basta colocar as contas na ponta do lápis para perceber que em escritório tradicional as despesas são bem mais altas.

Ao migrar para um coworking os gastos e a gestão de boletos acabam — ou pelo menos reduzem significativamente. Aluguel, IPTU, água e energia são apenas alguns deles. Um escritório compartilhado oferece o conforto e estrutura necessários para você e sua empresa.

Você pode escolher a melhor localização e todos serviços desejados sem arcar com custos altíssimos.

Mas não só é possível economizar, mas também ganhar mais dinheiro. Afinal, em um ambiente que abriga diversas outras empresas, é possível aumentar bastante a sua rede de contatos. Assim, novas oportunidades de negócios vão surgir.

escritório tradicional

Eficiência operacional e dinamismo dentro e fora do escritório

Com a evolução das formas de trabalho e expansão das empresas no país e no mundo, trabalhar remotamente é uma realidade recorrente. Grandes organizações já perceberam a necessidade de ter colaboradores em diversos locais e isso demanda uma gestão de alocação dessas pessoas.

Sair de um escritório tradicional e migrar para o coworking pode ser a solução para essa logística. Isso não significa que uma grande empresa precise deixar de ter a sua sede. Muito pelo contrário, alocar apenas equipes estratégicas em salas privativas e em espaços compartilhados pode ser muito vantajoso. 

Além de aumentar as oportunidades de networking, ter colaboradores em coworkings mostra que a sua empresa está antenada nas novas tendências de trabalho. E pode ter certeza de que o mercado irá enxergar o seu negócio com outros olhos.

Os colaboradores, por sua vez, sentem-se mais valorizados e felizes com seu trabalho. Eles também têm a oportunidade de desfrutar de uma infraestrutura própria para realizar seu trabalho (diferentemente de um home office, por exemplo). Por fim, podem trabalhar juntos uns dos outros, aumentando o sentimento de equipe.

Esse foi o caso da Algar Telecom, cliente da Woba. A empresa desmobilizou algumas salas tradicionais comerciais em diferentes regionais. Isso proporcionou, além de uma economia de 50% e mais eficiência operacional, flexibilidade e qualidade de vida para os colaboradores

Trabalhe onde, quando e como preferir

Estar preso a um escritório tradicional é um fator limitador para que um profissional realize seu trabalho. Trabalhar em um local muito longe de sua residência, por exemplo, gera frustração devido ao deslocamento e, consequentemente, insatisfação no dia-a-dia.

Além disso, às vezes é preciso realizar as tarefas fora do horário comercial, seja por preferência ou necessidade. O que pode ser um problema se o escritório só estiver aberto das 9h às 18h. 

Com a variedade de espaços de coworking encontrados atualmente é possível encontrar um local que possua as características ideais para uma empresa e seus colaboradores. Já existem locais que funcionam 24h por dia, todos os dias da semana. E as localidades são as mais diversas.

Aliado a isso, as instalações de coworking oferecem a estrutura que muitos precisam para manter a disciplina que o trabalho em casa não oferece. Estar em um ambiente destinado a essa atividade ajuda a manter o foco, mesmo que alguns momentos de distração sejam bem-vindos. 

escritório tradicional

Colaboradores mais conectados, felizes e produtivos

Há alguns anos acreditava-se que para garantir produtividade era necessário evitar toda e qualquer distração. E isso incluía a interação entre os próprios funcionários. Hoje já se sabe que isso não é verdade. Conviver com colegas de trabalho ajuda a alimentar a criatividade e satisfação dos colaboradores. Afinal, o ser humano é um ser social, e ninguém gosta de ficar solitário. 

Em casos de trabalho remoto, isso também seria uma dificuldade. Mas os espaços de coworking resolvem esse problema. Seja em uma mesa compartilhada, sala privativa ou na área de convivência, é possível conectar-se com colegas e profissionais de diversas áreas e empresas. E ter uma comunidade para trabalhar em conjunto ajuda a manter a motivação

Cultura colaborativa

Muito se fala em cultura organizacional. Mas de nada adianta tentar passar uma imagem “descolada” só para agradar o mercado. A cultura de uma empresa deve ser o que realmente se acredita, refletindo a identidade dos gestores e colaboradores. 

E os coworkings fomentam uma cultura colaborativa entre pessoas e empresas.

O Google, por exemplo, é uma grande organização de tecnologia que começou como startup. Apesar de ter se tornado uma potência mundial, a empresa não perdeu sua essência. A cultura da empresa sempre foi e sempre será de liberdade para os colaboradores, incentivo ao aprendizado e conexão entre pessoas.

A organização possui diversas unidades de escritórios convencionais, mas também utiliza os espaços de coworking. Além disso, o Google construiu prédios destinados a empreendedores e startups, mas que também oferecem espaços de trabalho compartilhados. Esses espaços estão espalhados pelo mundo, e temos um aqui no Brasil, o Campus São Paulo.

Pode-se perceber que migrar para espaços de coworking traz diversas vantagens. Com esse movimento, todos saem ganhando. Os colaboradores se sentem mais felizes e realizados, se tornando mais produtivos. A empresa ganha eficiência operacional, redução nos gastos, aumento da produtividade e novas oportunidades de negócios.

Migrar integral ou parcialmente para espaços de trabalho compartilhados parece uma ótima ideia, não é mesmo? Se você quer entender melhor o que eles são e como funcionam, baixe agora o nosso e-book, um guia prático de tudo que você precisa saber sobre coworkings e descubra ainda mais vantagens. Para conhecer o OfficePass, o programa que permite que sua empresa acesse mais de 1.000 espaços de trabalhos, confira o vídeo abaixo. 

Similar Posts